A GM apresenta sua primeira picape 100% elétrica. Extremamente potente, tem autonomia superior a 560 km e tração e-4WD que esterça as quatro rodas
A General Motors revelou nos Estados Unidos a primeira picape 100% elétrica da companhia, a Hummer EV. O modelo chega ao mercado norte-americano até o final de 2021 sob a marca GMC e estreia na categoria dos utilitários com emissão zero. Ela será fabricada na unidade Zero, localizada em Detroit/Hamtramck, que foi fundada há 40 anos e recebeu US$ 2,2 bilhões de investimentos para a produção de veículos com este tipo de propulsão.
A Hummer EV utiliza a tecnologia Ultium, específica para veículos elétricos. Esse novo conceito, de acordo com estimativas da empresa, é capaz de gerar aproximadamente 1.000 cv de potência e “absurdos” 1.500 kgfm de torque, que são produzidos por três motores independentes, distribuídos entre as duas unidades de propulsão do utilitário. A fabricante afirma que a picape elétrica deve ser capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em três segundos e ultrapassar alagados com até 610 mm de profundidade.
“Tínhamos uma meta para a HUMMER EV: construir a picape mais a impressionante da história”, disse Al Oppenheiser, engenheiro-chefe do projeto. “Ela é um legítimo utilitário off-road com o exclusivo sistema e-4WD de três motores, que proporciona uma dirigibilidade, nunca vista em um produto da GM.”
A picape conta com tecnologias inovadoras, e entre os equipamentos de destaque estão: tração nas quatro rodas com o sistema CrabWalk (as rodas traseiras e dianteiras podem ser esterçadas em um mesmo ângulo), suspensão adaptativa a ar com a função Extract Mode (varia a sua altura em até 150 mm), pneus Goodyear Wrangler All Territory MT de 35 polegadas, com opção de até 37 polegadas), blindagem da parte inferior da carroceria, UltraVision (18 câmeras, para visibilidade de todos os ângulos do veículo) e dispositivos off-road (mostram o status dos principais equipamentos do veículo, assim como as condições do terreno).
A nova picape é o terceiro modelo apresentado neste ano nos Estados Unidos que utiliza a plataforma modular global da GM e o sistema Ultium de propulsão e baterias. Os outros dois foram o SUV Cadillac Lyriq e o autônomo Origin, da Cruise, que acaba de receber permissão para rodar com carros sem motorista na cidade de São Francisco, na Califórnia.