O tsunami de turbinas que se abate sobre Maranello tira de cena a sublime 458 que é substituída pela 488 GTB turbo.
Nós a levamos para o primeiro teste

 

078-1

O PESSOAL DENTRO DA Ferrari chama a 458 GTB de ‘modificato’. O que comprova que a mais nova ‘berlinetta’ com motor entre-eixos é uma evolução da 458 Italia, não um novo carro. Isso não deve ser problema, afinal, a 458 venceu todos os comparativos neste ano e a ideia de vê-la 43 kg mais leve e um pouco mais potente não parece ruim.

078-3

Mas havia um enorme ponto de interrogação no ar quando chegamos à pista da Ferrari em Fiorano: o fim do V8 aspirado. Motores V8 aspirados têm sido parte fundamental de todas as ‘berlinettas’ Ferrari desde a 308 GTB de 1975, gradualmente aumentando suas capacidades, potência e rotações, até atingir o clímax na 458 Speciale em 2013. O carro produz 597 cv, gira estonteantes 9.000 rpm e o faz sentir-se a bordo de um caça em plena decolagem.

078-2No lugar daquele motor genial, há agora um V8 biturbo de 3.9l, que, de acordo com a Ferrari, embarca 85% de peças novas. Há algumas pistas sobre a turbina antes de você ligar o motor: o conta-giros ainda ostenta a grafia 10 mil, mas a faixa vermelha agora termina em 8.000 rpm, não em 9.000 com antes. E enquanto a Ferrari diz que o novo motor contribui ligeiramente com o centro de gravidade, a impressão é de que está muito mais baixo quando visto através da tampa do motor. Parece diferente também: as duas câmaras plenum da admissão dominam a paisagem, as admissões estão instaladas sob a cobertura lateral do cofre do motor, desaparecendo junto dos intercoolers e turbinas instalados à frente das rodas traseiras, onde se vê apenas os dutos que levam o ar comprimido para as fileiras de cilindros e processo de combustão. Por causa disso você pode finalmente enxerga as tampas de válvulas e os plugues das velas. A instalação aqui não é apertada como na 458 e a sensação ‘mecânica’ é mais aparente…

 VEJA MATÉRIA COMPLETA NA CAR 71. COMPRE ONLINE!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s