Se a Jaguar não fazia questão de que seu SUV fosse chamado de fora da estrada, ela achou uma forma divertida para isso. Fizemos sua primeira avaliação sobre cascalho e grama molhada para checarmos suas credenciais contra as do Macan

088-1.jpg

AS TRILHAS OFF-ROAD utilizadas encontravam-se em algum lugar entre Gloucester e Leicester, Inglaterra. Depois de uma manhã chuvosa, o cenário era de folhas brilhantes com a água, muita umidade e alguns trechos enlameados. Não chega nem próximo do campo de provas da Land Rover em Eastor Castle, mas também, não estamos dirigindo um Defender; este é o novo F-Pace, primeiro SUV da Jaguar, sua marca irmã.

088-2

O tempo tratou de diminuir o impacto de um SUV Jaguar, bem como da ideia de vê-lo enfrentando trilhas impossíveis. Porém, ele carrega uma história similar aos vários SUV de marcas Premium esportivas que foram lançados ao longo dos anos, e que hoje são encarados com naturalidade, afinal, o tempo passa e é isso que o povo quer. As grandes rodas e a altura remetem à fantasia regada a lama, mas basta sentar-se nele para perceber que a coisa aqui é diferente. Seus bancos o colocam numa posição bem baixa, anulando parcialmente a maior visibilidade decorrente do tipo de carroceria. O volante do XE parece incrivelmente pequeno nesse carro. Estes detalhes, somados à excelente posição de condução, imediatamente o preparam para um verdadeiro Jaguar e toda esportividade destes chamados utilitários esportivos. E aqui, com este protótipo final pré-produção, enfrentamos terrenos que fariam qualquer outro Jaguar 4×4 pensar duas vezes. Falamos seriamente de cruzar e seguir em frente, ‘crossover’ em inglês.

088-4.jpg

A carroceria do F-Pace mantem-se firme e equilibrada enquanto atacamos os obstáculos, sentindo o trabalho da suspensão que se comporta como nosso guarda-costas, os quatro pneus procuram tração a todo momento. Silencioso ao fundo, o motor V6 turbodiesel gera muito torque sem chamar a atenção, trabalha em baixas rotações, o refinamento é notável. A ainda nos premiou com um ronco lindo que invade a cabine sem atrapalhar, apenas para dar satisfação do trabalho de motor.

Apenas a arquitetura do painel contrasta: ficamos levemente desapontados com as cabines do XE e do XF, portanto, a mesma linha de pensamento foi adotada aqui, não tínhamos como não perceber isso. A qualidade é boa e os 13 compartimentos espalhados pelo interior, bem como os porta-objetos enormes nas portas são muito úteis.

088-3

Não há reclamações em relação ao exterior. A carroceria talhada por Ian Callum foi aumentada para 4.731 mm ficando entre a do Jaguar XE (4.672 mm) e a do XF (4.954 mm) e está baseada no monocoque derivado da nova plataforma escalonável de alumínio da montadora. O capô do F-Pace é também de alumínio, as portas são de aço e o porta-malas de material composto. Por baixo disso tudo você encontrará suspensão de triângulos duplos na frente, e eixo Multi-Link Integral na traseira, com molas helicoidais de aço nos quatro cantos, igual ao XE e XF. Amortecedores adaptativos estão disponíveis – nosso modelo S estava sem eles – e não há opção de suspensão pneumática.

088-5.jpg

O posicionamento de mercado do F-Pace é tão intrigante quanto sua parte técnica: ele representa o elo mais próximo que as marcas inglesas da indiana Tata já estiveram entre si. A Jaguar está de olho na oportunidade de entrar num mercado que tem crescimento projetado de 40%, enquanto a Land Rover assiste isso nervosamente pelo retrovisor. E se o engenheiro chefe de chassis da Jaguar Land Rover, Mike Cross, enxerga um conflito de interesses, seus chefes talvez não pensem da mesma forma. “Não pensamos na Land Rover em momento algum deste projeto”, ele avisa, de olho nos nossos movimentos, desde o banco do passageiro. “Nosso objetivo era implantar o DNA Jaguar nesse carro; nosso produto mais esportivo é o F-type, seguido do XE. Eu queria que o F-Pace fosse como um XE com toques de F-type”…

 VEJA MATÉRIA COMPLETA NA CAR 74. COMPRE ONLINE!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s