A Land Rover traz a dupla embreagem para um território inexplorado: o off-road

027-4

A LAND ROVER está desenvolvendo o primeiro câmbio de oito marchas e dupla embreagem otimizado para uso fora de estrada. Os DCT (câmbios de dupla embreagem) são na verdade dois câmbios em um, com uma embreagem controlando as engrenagens ímpares e outra, as pares, conectadas uma de cada vez ao motor, de acordo com a marcha selecionada. Um eixo de cada caixa aplica torque nas rodas motrizes através do diferencial. A eletrônica pré-determina a próxima marcha e a hidráulica a engata antes da troca ser feita, resultando tem efeito instantâneo.

Há muita atividade num DCT: a VW trabalha numa caixa pioneira de 10 marchas com capacidade para aguentar até 55,9 kgfm; a Jaguar Land Rover (JLR) é anunciada para 61,1 kgfm, mais que o necessário para aguentar os trancos no off-road.

1 – Ampla faixa para controle máximo027-5.jpg

Com o codinome de POLAR 3, sua arquitetura de engrenagens oferece várias vantagens potenciais, como a enorme faixa de relações acima de 17 entre a última e a primeira marcha (veja gráfico a direita)…

VEJA MATÉRIA COMPLETA NA CAR 75. JÁ NAS BANCAS E NA LOJA ONLINE!

2 – Caixa de transferência dispensável

No passado, marchas curtas para off-road eram manualmente selecionadas através de uma caixa de transferência, na verdade um segundo câmbio que duplicava as marchas, reduzindo-as; o problema é que eram ruins de operar em movimento, comumente obrigando os condutores a parar seus carros para engatá-las ou desengatá-las…

VEJA MATÉRIA COMPLETA NA CAR 75. JÁ NAS BANCAS E NA LOJA ONLINE!

3 – Proporciona economia de 10%

Devido a arquitetura simples das árvores de engrenagens e das embreagens serem travadas, consegue-se alguma economia de combustível. Pesquisas na área de motor e câmbio da JLR confirmam ‘melhorias no consumo’…

VEJA MATÉRIA COMPLETA NA CAR 75. JÁ NAS BANCAS E NA LOJA ONLINE!

4- Lubrificação para ângulos extremos

Normalmente esses câmbios utilizam embreagens a banho de óleo, mas versões de produção deverão servir-se de sistema ‘úmido’ ou ‘seco’…

VEJA MATÉRIA COMPLETA NA CAR 75. JÁ NAS BANCAS E NA LOJA ONLINE!

5 – Quais motores e quando?

Desenho modular permite que o conjunto para tração dianteira possa ser removido para uso em qualquer Jaguar com tração traseira – até em híbridos é possível – além de contar com um modo ‘velejador’ que desacopla o motor durante desacelerações para economizar combustível…

VEJA MATÉRIA COMPLETA NA CAR 75. JÁ NAS BANCAS E NA LOJA ONLINE!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s