Condução autônoma é uma coisa, mas o que dizer de tomar decisões? Bater no muro ou na fila do ponto de ônibus, esta é a questão; e a inteligência artificial a resposta

024-1

É O TIPO DE COISA que causa pesadelos na Sarah Connor, do filme O Exterminador do Futuro: o carro que faz seus próprios julgamentos e toma decisões depois de analisar o cenário de forma muito mais detalhada que um humano conseguiria. Se isso lhe parece ficção científica, saiba que não é; é ciência, e ela está cada vez mais próxima.

Estruturas de aprendizagem profunda – uma forma de inteligência artificial – são partes importantes nos carros atuais semiautônomos que conseguem interagir com todas as situações de tráfego em qualquer meio ambiente, através da experiência a favor de decisões programadas para cada eventualidade. Estas máquinas também aprenderão a tomar decisões cruciais, como decidir entre atropelar pessoas no ponto de ônibus ou um animal.

024-2

A Toyota investiu 1 bilhão de dólares no Toyota Research Institute (TRI) nos Estados Unidos, onde os veículos autônomos são o tema principal. A Intel adquiriu recentemente a Altera, produtor de artefatos lógicos com aplicações automotivas, por 16 bilhões de dólares.

‘Experts” das duas companhias estão concentrados no desenvolvimento de carros autônomos que não apenas cumpram protocolos – ficar alinhado na faixa correta, por exemplo – mas que reajam a condições inesperadas.

024-3“Imagine uma carga caindo de um caminhão”, exemplifica o Dr. Gill Pratt, da TRI. “Será que o carro entenderia a situação e a evitaria, ou ‘pensaria’ que esta carga pode fazer parte do trânsito, do cenário? Ou ‘pensaria’ que poderia ser um pedestre, afinal, esta carga estaria se movimentando bem rápido, como um pedestre.  Parte do nosso trabalho é concentrada no aprendizado intensivo da máquina e na robustez dos sistemas ante cenários aos quais não foram programados”.

VEJA MATÉRIA COMPLETA NA CAR 75. JÁ NAS BANCAS E NA LOJA ONLINE!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s