Os novos médios brasileiros ganharam design e muita tecnologia para tentar virar um segmento dominado pelo Corolla

CvC_2

A supremacia do Corolla como líder de mercado está realmente comprometida, ainda mais que não se espera mudanças significativas no Toyota antes do ano que vem, para a linha 2018. O Civic chega ao nosso mercado em sua décima geração, enquanto o Cruze, mais jovem, está em sua segunda. É de se ressaltar a chegada dos conceitos downsizing aos médios brasileiros, com motores de quatro cilindros com 1,4 e 1,5 litro para Cruze e Civic, respectivamente, e potências condizentes com essas novas expectativas: 151 cv para o Chevrolet e 173 cv para o Honda.

CvC_7

Se na questão (no quesito) potência fica nítida a vantagem do carro japonês, em termos de habitabilidade eles são muito semelhantes. O Cruze ganha no comprimento por meros 28 mm (4.665 mm contra 4.637 mm), na largura por 7 mm (1.807 mm contra 1.800 mm) e na altura por 51 mm (1.484 mm contra 1.433 mm). No entre-eixos, a medida mais importante para uma boa acomodação dos passageiros, principalmente os dos bancos traseiros, eles empatam em 2.700 mm. No que diz respeito ao porta-malas, larga vantagem para o Civic (519 litros contra 440 litros), corrigindo um item que sempre foi problemático no carro japonês.

CvC_8

Na parte visual eles mostram grandes avanços, mas o Civic tem desenho muito arrojado, quase futurista. Alguns gostam de cara, mas outros precisaram de mais tempo para se acostumarem com todos os aspectos das suas linhas. A Honda, inclusive, diz que seu desenvolvimento mirou nos automóveis premium europeus para definir modo de rodar, dirigibilidade, nível de ruídos e vibrações e qualidade e acabamento do interior.

CvC_1

O Civic foi reinventado em praticamente todos os aspectos: plataforma, interior esportivo e sofisticado, com mais espaço e materiais de alta qualidade, além de dois novos conjuntos motrizes e uma gama de equipamentos inéditos.  Em relação ao anterior, ele é mais baixo e largo, com pequeno balanço frontal e um conjunto de rodas e pneus mais largos.

CvC_5

Fabricado na Argentina, o Cruze também é um carro inteiramente novo e, como seria de se esperar, muito superior ao anterior. Com um conjunto excepcional, o Cruze se destaca pela sua aparência elegante e ao mesmo tempo esportiva. Com cara de cupê de quatro portas, sua silhueta é marcada pela inclinação acentuada do teto em direção ao porta-malas, que tem tampa curta.

CvC_6

Comparado ao modelo anterior, ele cresceu: está 62 mm mais comprido, 9 mm mais alto e seu entre-eixos é 15 mm maior. Com a adoção de alumínio e aços mais resistentes, sua estrutura ficou 25% mais rígida em torção e 21% mais leve que a do seu antecessor – ele emagreceu quase 100 quilos. Na dianteira, destacam-se os apêndices aerodinâmicos, incluindo o spoiler integrado à base e as asas que ressaltam os faróis auxiliares. Na traseira, as lanternas lembram as do Camaro, enquanto o para-choque é marcado por vincos e defletores nas extremidades. No túnel de vento, sua carroceria se mostrou 15% mais eficiente que a da primeira geração, com um coeficiente de arrasto de Cx 0.30. As rodas de alumínio são de 17”.

Apesar de ambos terem outras versões de acabamento, optamos por selecionar o topo de linha das duas marcas. O Civic, além dos equipamentos comuns a todos os modelos, como ar-condicionado digital, freio de estacionamento eletrônico com função Brake-Hold, controle de cruzeiro, botão ECON de modo de condução econômico, conexões bluetooth e USB, comandos no volante e câmera de ré, as versões com transmissão CVT (continuamente variável) trazem ainda aletas para trocas de marcha atrás do volante.

CvC_4

A versão Touring, única com motor de 1,5 litro turbo com transmissão CVT, traz sistema LaneWatch, que estreou no Accord e minimiza os pontos cegos por meio de uma câmera posicionada abaixo do retrovisor direito, e conjunto ótico dianteiro Full LED…

VEJA MATÉRIA COMPLETA NA CAR 76. JÁ NAS BANCAS E NA LOJA ONLINE!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s