Já imaginaram passar um dia inteiro dirigindo alguns dos melhores e mais rápidos carros do mundo em uma pista reservada somente para vocês? E que tal trocar experiências sobre a dirigibilidade de cada um desses carros com ninguém menos que Ingo Hoffmann? Pois é, nós fizemos isso para vocês… Ou será que fizemos para nós?

ingo5

A ideia não era fazer um teste comparativo com alguns dos mais significativos modelos superesportivos à venda no Brasil, mas sim submetê-los a uma análise descompromissada de comportamento em situação de alto desempenho. Mesmo porque, reunindo carros de categorias diferentes, teríamos arquiteturas construtivas absolutamente diversas.

ingo4

Teríamos motores dianteiros e traseiros, carro com potência na casa dos 200 cavalos – que na sua categoria tem altíssimo desempenho – e carro com mais de 500 cavalos. Teríamos carro com peso em torno de 1.200 quilos e carro com duas toneladas. Portanto, uma comparação entre essas escolas totalmente diferentes seria inapropriada e injusta.

Mas poderíamos juntar esses veículos, levá-los para uma pista condizente com as exigências de desempenho de todos eles, analisar seu comportamento e, claro, nos divertir muito. Afinal, pouquíssimas pessoas no Brasil teriam a oportunidade de reunir e acelerar esses bólidos em um mesmo dia, sob as mesmas condições. Mas como sempre queremos oferecer mais para os nossos leitores, por que não pegar a opinião de alguém extremamente experiente em desenvolver e tirar o máximo desempenho de carros de competição.

ingo6

Em princípio, achamos que não seria fácil escolher alguém para nos acompanhar nessa empreitada, mas quando começamos a trocar opiniões sobre quem poderia ser esse profissional, de pronto surgiu um nome de consenso: Ingo Hoffmann. Como não poderia deixar de ser, eu não permitiria que o “Alemão” se divertisse sozinho. Claro que eu também queria ter a minha parte de diversão, e também poderia comparar a opinião de um especialista com a minha própria sensação ao dirigir cada um desses carros.

O próximo passo foi escolher onde fazer isso, e também foi fácil eleger o autódromo Velo Città. Uma das melhores pistas do País, o Velo Città é homologado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo). Seu traçado de 3.430 metros tem 14 curvas e duas retas, além de box para 30 carros e lounge para os convidados. O Velo Città Drive Club fica em Mogi Guaçu, interior de São Paulo, e é uma plataforma de eventos e programas voltados aos fãs do automobilismo.

Já que tínhamos piloto e pista de alto nível, por que não ter uma ideia mais exata do desempenho desses carros? Bem, saímos em busca de uma equipe de cronometragem e logo contamos com a colaboração do Jean Caradec, da Cronometragem Caradec, responsável pelo levantamento de tempos de vários campeonatos oficiais (CBA), inclusive do Porsche GT3 Cup Challenge.

ingo3

Bem, estava armado o circo, mas nem tudo foi tão simples como o descrito até agora. Depois de conseguirmos os carros com as fabricantes e os importadores, rumamos para a pista. Ficamos lá das sete da manhã até as 14 horas… debaixo da maior chuva. Teve carro que nem foi tirado da plataforma de transporte: decepção total. Mas são ossos do ofício, e tudo foi adiado para uma próxima disponibilidade da pista, que tem uma agenda de eventos concorrida, quase um mês à frente.

ingo2

Na segunda tentativa, tudo correu como esperado, e reunimos: Audi RS 3 e RS 7, BMW M2 Coupé, MINI Cooper John Cooper Works e Porsche 911 Carrera S. Como se pode perceber, conceitos e consumidor final totalmente distintos, mas, acelerando na pista, um grande prazer ao dirigir qualquer um deles. Para que o comportamento entre eles na pista fosse o mais semelhante possível, Hoffmann dirigiria todos eles com os controles de tração/estabilidade desligados, para poder analisar o quanto cada um deles exigiria da habilidade do seu motorista. Eu, por minha vez, dirigiria sempre com esse componente ativado…

VEJA MATÉRIA COMPLETA NA CAR 77. JÁ NAS BANCAS E NA LOJA ONLINE!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s