É grande a resistência do mercado em aceitar as peruas, fato meio enigmático, analisando-se o alto grau de praticidade desse tipo de veículo. Mas se ela for uma A4 Avant, isso se torna totalmente incompreensível.

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Excluindo-se raras exceções — a Parati foi uma delas —, as peruas nunca deram muito certo no Brasil. Geralmente confortáveis e muito espaçosas, são o carro ideal para famílias, mas aqui, como no resto do mundo, está havendo uma “corrida” aos SUVs e crossovers, que de certa forma cumprem com a mesma premissa. Alguns, até com maior mobilidade — principalmente por causa da altura em relação ao solo e eventual tração nas quatro rodas — em terrenos mais difíceis.

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Particularmente, preferimos as peruas. Aproximam-se mais dos automóveis das quais são derivadas e quase sempre têm melhor comportamento dinâmico que os SUVs e crossovers, justamente por não proporcionarem uma posição de dirigir mais elevada, um dos pontos que têm levado o consumidor em direção a esses carros.

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O Audi A4 Avant é um carro quase perfeito dentro das suas proposições. E quando falamos “quase”, é porque sempre pode existir algum modelo que supere o outro em pequenos detalhes. Os conceitos de beleza são subjetivos, mas, dentro da nossa concepção estética, essa perua é irretocável. E, além de bonita, ela é prática, espaçosa, tem potência suficiente, enfim, preenche todos os requisitos que uma família pode almejar.

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A A4 Avant é produzida na Alemanha e tem o mesmo conjunto propulsor que o sedã: o 2 litros TFSI Ultra, associado ao câmbio S tronic de dupla embreagem com sete marchas e função roda livre. Assim como no sedã, o motor a gasolina entrega 190 cv de 4.200 a 6.000 rpm, com torque de 32,6 kgfm entre 1.450 e 4.200 rpm. Essa combinação é suficiente para atender amplamente às exigências da maioria dos usuários e é responsável por fazer com que ela acelere de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e tenha velocidade máxima de 238 km/h, valores amplamente satisfatórios, levando em consideração as suas propostas de uso e o peso de 1.460 kg.

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Quando comparado com o modelo anterior, as dimensões da nova Avant aumentaram, mas seu peso foi significativamente reduzido – em até 120 kg, dependendo da versão e motorização – graças a uma combinação de materiais, como alumínio, e às tecnologias de construção. Isso traz benefícios para a economia de combustível e as emissões de poluentes.

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Na configuração padrão, a capacidade do porta-malas é de 505 litros, mas com o banco traseiro rebatido esse volume pode chegar aos 1.510 litros. A altura da base inferior do compartimento está a apenas 63 cm do chão, o que facilita o carregamento do veículo. Outro destaque é que a tampa usada para esconder e proteger a carga abre e fecha eletricamente. O carro avaliado contava com o pacote S-Line, com grade em cinza escuro e molduras cromadas sobrepostas, para-choque dianteiro com desenho exclusivo, defletores laterais nas soleiras, defletor no para-choque traseiro, emblemas nos para-lamas dianteiros e a soleira iluminada.

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A Avant, que chega somente na versão Ambiente, tem preço público básico sugerido de R$ 187.990, mas esse valor pode chegar aos R$ 236.290, se incluídos todos os opcionais disponíveis para o modelo. De série, ela inclui equipamentos como quadro de instrumentos virtual configurável (Audi Virtual Cockpit),  ar-condicionado automático, Audi Drive Select, controle de estabilidade e tração, start/stop, sensor crepuscular e de chuva, volante de direção multifuncional, air bags laterais e de cortina, freio de estacionamento elétrico e automático, faróis bixenônio com luzes de rodagem diurna, lanternas traseiras com lâmpadas halógenas, lavador de faróis, auxílio de partida em aclives e sensor de estacionamento traseiro.

 

Um dos destaques do seu interior é o sistema Audi Virtual Cockpit, uma tela de instrumentos digital de TFT (Transistor Film Technology) com 12,3 polegadas que mostra as informações mais importantes com grande detalhamento e efeitos sofisticados. O dispositivo combina as funções da central MMI com o painel de instrumentos e, dessa forma, o motorista pode escolher visualizar as informações na configuração clássica, com mostradores circulares (velocímetro e conta-giros), ou no modo progressivo, no qual são exibidas funções do sistema de navegação, telefone, Audi Connect, entre outras. Complementando esse equipamento, a Avant também tinha (opcional) o Head-up Display (projeção da velocidade e outras informações no para-brisa, ao nível dos olhos do motorista, para aumentar a segurança)…

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