A nova geração do Cayman passa a receber a nomenclatura 718 referente ao motor central turbo de 4 cilindros que também equipa o Boxster. A CAR Magazine foi até Portugal conferir essa joia alemã, que ganhou em design e performance. Quer uma boa notícia? Hoje o Cayman é o Porsche mais barato do mundo.

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Depois da chegada da nova geração do 718 Boxster, é a vez da nova geração do Cayman receber o novo motor turbo de posicionamento central e também a nomenclatura 718. Essa solução confirma a tendência de downsizing com a troca dos tradicionais motores de seis cilindros aspirados, por eficientes quatro cilindros turbo. A filosofia é a mesma também para a linha Cayman: os engenheiros de Stuttgart optaram pela otimização do equilíbrio do conjunto, o que envolve o propulsor central e a redução de peso. Como resultado, o pequeno dois-lugares ganhou em performance e estabilidade.

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O 718 Cayman foi apresentado pela primeira vez no Brasil em outubro, no Salão do Automóvel de São Paulo, e já está à venda no pais desde o final do ano passado. Aqui uma curiosidade, a Porsche refez sua estratégia de preços e o Cayman passa a ser o modelo de entrada em todos os mercados do mundo, inclusive no Brasil. Ou seja, ele trocou de lugar com o Boxster. Sem opcionais o 718 Cayman tem preço sugerido de R$ 346.000, contra R$ 368.000 do Boxster nas mesmas condições. A mudança faz sentido porque o coupé geralmente é mais barato que o roadster correspondente, lógica seguida pela linha 911 e pela maioria das marcas esportivas.

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A nomenclatura 718 resgata várias glórias dos alemães no automobilismo e confirma a excelência de um conceito brilhante: motor potente em posição central, construção de baixo peso e design refinado. Em 1948, o modelo 356 foi o primeiro Porsche a receber a nomenclatura roadster. Mas foi com os lendários Spyder 550 e 718 que essa filosofia se consolidou. Apesar de pequenos os motores boxster de quatro cilindros conseguiam se impor contra concorrentes com potência superior. Atualmente, todos os modelos de dois lugares da marca ganharam motores centrais de quatro cilindros turbo e a identificação 718, primeiro o Boxster, agora o Cayman.

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A CAR Magazine foi à Portugal para conhecer essa versão de entrada, reservando a avaliação do Cayman S para ser feita no Brasil. Esse modelo de 300 cv é o Porsche mais barato do mundo, apesar da versão que andamos, com a nova cor Miami Blue, estar com inúmeros opcionais, o que aumenta consideravelmente seu preço final. Mas o importante foram os três dias dirigindo essa joia alemã pelas boas estradas europeias.

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Num primeiro contato o Cayman chama a atenção pela evolução do seu design. O 718 ganhou refinamento nas linhas e robustez com aumento do eixo traseiro e da caixa de rodas. Visto de perfil as entradas de ar nas laterais também ficaram maiores e a abertura das portas mais integradas com o conjunto. A impressão é que apenas o capô e a capota são as mesmas e todo o resto foi redesenhado. Na parte dianteira a seção frontal é claramente mais robusta e está mais baixa, o Cayman parece mais nervoso que a geração anterior.

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