O Levante é o primeiro SUV a ostentar o tridente da Maserati. Será que os italianos conseguirão cutucar o BMW X5 e o Jaguar F-Pace?

a2

Não há mais ninguém escondido no território dos SUV. A turma do contra que torceu o nariz quando a Porsche lançou o Cayenne, assiste agora ao sucesso de uma empresa que caminhava para o buraco, enquanto os espectadores que esperavam para ver a queda do império de Stuttgart tiveram que se apressar. As regras mudaram.

a5

A Maserati passou as duas últimas décadas aumentando sua linha de produtos com o Ghibli e o GranCabrio, mas o Levante abre uma nova era num outro território. O quanto um cliente tradicional da Maserati está interessado num SUV é uma incógnita, ao mesmo tempo em que os mercados emergentes são hoje responsáveis por 50% das vendas de carros de luxo. O Levante sem dúvida será o primeiro ‘Maser’ de muita gente que nunca pensou em ter um.

a3

Não que o Levante seja alguma surpresa. O conceito Maserati Kubang, desenhado por Giugiaro, apareceu no Salão de Detroit em 2003 e há muito dele no Levante, menos o nome, infelizmente. Baseado na plataforma do Ghibli com 6 mm a mais no entre-eixos, o Levante ganhou suspensão pneumática com tração integral do Q4 e o sistema de amortecimento adaptativos Skyhook, com distribuição de peso 50:50 e prometida capacidade off-road. Com opção única de motor, um V6 3.0 l diesel, o Levante parte de R$ 220 mil na Europa.

 

a4Talvez o SUV que mais demorou para se transformar em realidade, até mais que o Levante, deva ter sido o Jaguar F-Pace. Outra marca com herança esportiva que se viu obrigada a entrar no reino dos SUV, a Jaguar finalmente conseguiu mostrar um produto que rompe os cordões umbilicais com sua marca irmã Land Rover. Disponível com uma vasta gama de motores, incluindo o 3.0 l supercharged a gasolina do F-Pace, aqui ele se apresenta na versão S, com um 3.0 l turbodiesel que oferece 296 cv, com preço na Europa de R$ 205 mil.

a6a7a8

Completando o trio, talvez o primeiro SUV que mostrou dinâmica verdadeira em sua condução: BMW X5. Os bávaros gostariam que nós o chamássemos de Sports Activity Vehicle, mas na verdade o X5 ganhou popularidade por causa de sua imagem robusta, cabine espaçosa e comportamento que chega a desafiar alguns coupés esportivos. O xDrive 40d M Sport vem com uma versão de 309 cv do 6 cil. em linha diesel e parte de R$ 230 mil no velho continente.

VEJA MATÉRIA COMPLETA NA CAR 78. JÁ NAS BANCAS E NA LOJA ONLINE!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s