É o que diz Christian von Koenigsegg de sua organização e de sua incrível criação – um hipercarro híbrido de 410 Km/h sem câmbio – feito para quem não se contenta com qualquer coisa.

s2

Então é isso: decida-se. Aumente a potência, recuse-se a aceitar o peso e pague o preço de uma lista de preços tão extrema que tanto a exclusividade quanto a total liberdade técnica estão garantidas e você não se verá em Modena, Munique ou Molsheim, mas aqui, em Ängelholm, Suécia, no curioso reino da Koenigsegg. É nele que a equipe de Christian Koenigsegg cria máquinas de desempenho astronômico e sempre da forma mais diferente, jamais pelo caminho mais fácil. O último exemplo disso é o Regera, seu diabolicamente complexo hipercarro (três motores elétricos, sem câmbio, um V8 biturbo e baterias com especificação de Fórmula 1). “Ele é mais de 500 kg mais leve que o Tesla Model S, mas com ronco de V8 e 1.000 cv a mais! brinca Koenigsegg. Coisa que jamais passava por sua cabeça há 21 anos atrás, quando tocava seus negócios de importação e exportação e pensou: “Perguntei a mim mesmo porque alguém compraria um supercarro sueco quando poderiam comprar uma Ferrari ou Lamborghini”, questionou Koenigsegg. “Nosso carro precisaria ser mais leve, mais potente, mais ágil. Claro que os concorrentes também querem isso, mas acho que não foram tão a fundo como nós”.

s6

A Koenigsegg está sempre no limite. Quando a visitamos era feriado nacional na Suécia, mas eles trabalhavam normalmente: as estações de CAD estavam todas renderizando sistemas complexos: o chefe estava lá também. Christian von Koenigsegg não é uma figura distante da produção e atua também na engenharia, nas vendas, até no atendimento, é a cara da companhia, ou o cara. E isso é importante para pessoas que decidem comprar um carro desses, pessoas que querem contar com um suporte que vá além de um cappuccino. Nesse nível os clientes querem falar com o dono, trocar ideias, informações, sentirem-se parte do sistema.

Pela primeira vez em sua relativamente curta história, a Koenigsegg é um fabricante de carros com linhas de modelos: o híbrido relativamente refinado Regera, em fase final de desenvolvimento e o Agera RS, mais nova interação da companhia sobre a plataforma Agera de ótimos serviços prestados e desenvolvido em cima das lições aprendidas com o One:1 (1.341 cv, 1.360 kg). O One:1 teve todas as unidades vendidas. O Regera ainda não está disponível para avaliação pela imprensa, mas graças à generosidade de seu dono, Michael Loke, um Agera RS está.

s3

Um conjunto de pivôs e links fazem com que a levíssima porta vá de fechada a aberta totalmente na vertical em apenas um movimento simples e suave. A soleira é enorme, volumosa, revelando seu material, fibra de carbono. A cabine é algo totalmente diferente de tudo que já vi na vida, aparentemente claustrofóbica, mas pontuada pelo para-brisa curvado que dá a impressão que você está dentro de um tanque.

s4

Mesmo em marcha lenta o motor mostra vigor, com ronco rico, complexo, intimidador. O controle de tração de três estágios pode ser definido como covarde. O sorriso nervoso do Loke sugere que eu o deixe acionado. Engato a 1ª marcha e aciono o acelerador com suavidade, o resultado é uma mistura de graça e determinação. O que vem depois, em ordem bem curta entre elas são pequenas derrapadas, a potência aparecendo e uma aterrorizante avalanche de ronco enquanto os pneus finalmente geram tração com pouquíssimo curso no pedal da direita. Troco a marcha no bruto câmbio CIMA (não é um dupla embreagem – Koenigsegg não gosta deles), e sinto o mundo atrás de mim de forma violenta.

s8

VEJA MATÉRIA COMPLETA NA CAR 78. JÁ NAS BANCAS E NA LOJA ONLINE!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s