Já foi a fera e agora é a bela. O coupé estilo limusine esportiva da Porsche chega à maioridade com o Panamera Mk2 – Nós o dirigimos!

s9

Frase que você nunca ouve em concessionárias: 1) “O que realmente preciso é de um coupé de quatro lugares, de preferência bem caro”. Mas a Porsche sempre soube responder perguntas que ninguém faz, e fez grande sucesso com elas, afinal, quem imagina um mundo sem o Cayenne, Macan… ou Panamera.

s5

O novo Panamera chegou, com muita tecnologia, inovação, dinâmica melhorada e um belo visual, dentro de um nicho de mercado aonde os rivais não se sentem totalmente confortáveis. Há o Aston Rapide, o novo Mercedes CLS, o BMW M6 GranCoupe, o primo Audi RS7 – todos são bons, mesmo sem arrebatar corações e mentes. E dá para incluir o primeiro Panamera nessa lista também. O Mk2, no entanto, poderia ser o carro que lidera o segmento.

s3

Este é o primeiro modelo baseado na nova arquitetura modular chamada de MSB, para tração traseira ou integral, que foi desenvolvida pela Porsche, mas vai também servir de base ao Bentley Continental/Flying Spur, entre outros. A MSB é uma plataforma para motor dianteiro/central desenhada para proporcionar conduções prazerosas e equilibradas, mesmo que não tenha câmbio + diferencial na traseira. A aplicação intensiva de alumínio a deixa leve, rígida e fácil de ser adaptada para carrocerias diferentes, como a já confirmada ‘shooting brake’ (perua) ou a tentativa de um 929 coupé/conversível. Graças ao longo entre-eixos, a curta distância entre o arco de roda e o para-choque dianteiro e ao teto baixo, as proporções são esguias e atraentes. É um carro longo, com mais de cinco metros de ponta a ponta, e com 1.920 kg, é apenas um pouco mais leve que um Bugatti Chiron. E com os números de aceleração ótimos, até parecidos com os de seu meio irmão 911, o Porsche quatro portas tem o dobro do espaço e se coloca como um coupé luxuoso, coisa que é, especialmente se você se dispuser a abrir a carteira e investir em alguns opcionais, deixando-o suntuosamente equipado.

s8s7

O novo motor V8 turbo 4.0 l de 542 cv substitui a menos potente unidade anterior de 4.8 l que gastava mais. Em conjunto com a caixa de oito marchas de embreagem dupla (uma marcha a mais e sem custo extra!) e um sistema de tração integral mais acertado, a usina acelera o quatro lugares em apenas 3.2 s até os 100 Km/h em modo Sport Plus. Pensando em sua considerável massa e peso, o controle de largada é sempre útil, antes do carro crescer rapidamente até os 200 Km/h com incrível facilidade, quando uma nova onda de torque aparece do nada e leva-o aos 280 km/h. Dali ele demora um pouco para chegar aos 308 km/h de máxima. Na vida real estes números são colocados apenas como perspectivas, assim como as trocas de marcha explosivas, as reduções ferozes e a voracidade dele aos 6.800 rpm.

Dirija este carro apenas com um traço de entusiasmo e a transmissão se adapta imediatamente, reduzindo antes e esticando mais as trocas. Apenas numa Autobahn você precisa da sétima marcha para explorar este monstro. Oficialmente o consumo anunciado é de 12,5 km/l, mas quando o diabinho sopra no seu ouvido, não se surpreenda com marcas de 6 km/l, como aconteceu em nosso exemplar de teste. Você decide: Possuir um Panamera não é um prazer barato. Seus pneus de 21 pol. precisam ser trocados com certa frequência, seu preço de entrada (R$ 505 mil, na Europa) chega facilmente aos R$ 655 mil quando você sucumbe a algumas tentações na hora da compra, isso sem contar na desvalorização. Para ter um carro desses é recomendável não ser uma pessoa ansiosa…

VEJA MATÉRIA COMPLETA NA CAR 79. JÁ NAS BANCAS E NA LOJA ONLINE!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s