Essa é a sensação que temos ao acelerar a fundo o R8 V10 Plus com o modo de escapamento esportivo ativado. Os giros do motor sobem vertiginosamente, produzindo um ronco grave, trovejante, que mexe com as entranhas de quem curte carros esportivos e absurdamente rápidos. E esse Audi preenche todos os requisitos e expectativas de quem quer que seja

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O R8 é um carro para ser usado por quem não tem intenção de fazer nada de errado, nada escondido, a não ser curtir as infindáveis possibilidades técnicas e sensoriais de estar ao seu volante.  De resto, você se sente vigiado 24 horas por dia. Andando, todos viram o pescoço para olhar a sua passagem… parado, você vira aquele cara do anúncio do “posto Ipiranga”. Todos querem uma informação: anda muito, quanto custa, como é dirigir, gasta muito (como se isso pudesse importar para quem compra um carro desses), acelera de zero a em 100 em quanto, qual a velocidade máxima? Sem contar os olhares de inveja. Quantos felizardos no mundo têm a chance de poder dirigir um bólido desse naipe?

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Esse é o Audi mais rápido e mais próximo de um carro de corrida já produzido pela marca alemã. O R8 Coupé V10 plus tem em seu DNA a experiência assimilada nas pistas de competição com o modelo R8 LMS, que é produzido “em série” para as corridas. Ele é o Audi de rua mais potente e veloz de toda a história da marca das quatro argolas.

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Produzido na unidade Audi Böllinger Höfe, inaugurada em 2014 nas proximidades de Neckarsulm, Alemanha, para a fabricação de modelos de baixíssimos volumes, ele está bem diferente da sua primeira geração. Apesar de agregar maior número de novas tecnologias, equipamentos e ter maior rigidez, ele teve seu peso reduzido em 50 quilos se comparado ao seu antecessor — pesa 1.580 kg. Isso é resultado de um processo construtivo chamado de Audi SpaceFrame (ASF), feito com a junção de diversos materiais para assegurar baixo peso e otimizar a distribuição de peso por eixo.

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A estrutura básica do R8 pesa somente 200 quilos e é composta por 70% de alumínio e 13% de polímeros reforçados com fibra de carbono (CFRP), abrindo novos parâmetros em relação ao peso, rigidez e segurança contra impactos. Como a fibra de carbono é muito cara, túnel de transmissão, colunas B e parede de fogo foram moldados e colados à mão na estrutura de alumínio. Desta forma, a distribuição de peso ficou praticamente ótima, com uma divisão de 48/52% entre frente e traseira.

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A Audi diz que usou o material certo, na quantidade certa, no lugar certo. Dessa maneira, a carroceria ficou 15% mais leve que na geração anterior, mas a rigidez torcional aumentou 40%. A parte inferior da carroceria integra um longo difusor para aumentar o downforce (força descendente produzida a partir de características aerodinâmicas da carroceria). Também o chassi, com sua suspensão duplo A, demonstra o quanto ele se aproxima de um carro de corrida.

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O design, que mudou pouco, continua refletindo todo o seu poderio e esportividade. O novo capô, alongado, aliado a uma traseira com linhas fluidas e à baixíssima altura identificam o R8 como um puro-sangue de nobre estirpe. Com 4.426 mm de comprimento, 1.240 mm de altura e entre-eixos de 2.655 mm, suas dimensões mudaram muito pouco em relação à geração anterior. A largura, que agora tem 1.940 mm, é 40 mm superior ao seu antecessor. As proporções do R8 se assemelham às de um carro de corrida e ficaram ainda mais pronunciadas.

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Superfícies de plástico moldadas se fundem aos faróis e as luzes diurnas agregam elementos verticais que acentuam as estruturas das entradas de ar e a largura do carro. Os faróis a laser são de série e iluminam duas vezes mais que os faróis de LEDs comuns. Os fachos de alta concentração iluminam 600 metros à frente do carro, tornando a passagem por neblinas e cortinas de fumaça mais segura. O ponto de laser é ativado a partir de 60 km/h para complementar a atuação dos altos fachos de LEDs e uma câmera inteligente com sensores detecta outros motoristas e ajusta os padrões de iluminação para não ofuscá-los.

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Na traseira, as lanternas e as entradas de ar se conectam, no que são complementadas pelo vidro traseiro, que oferece visão iluminada do compartimento do motor, e pelas saídas de escapamento com formato trapezoidal. O aerofólio é fixo, feito de CRFP (polímero de fibra de carbono reforçado).

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O R8 V10 “veste” o motorista. Depois de feitos os ajustes para a compleição física de cada um, parece que ele foi feito sob medida para quem o está dirigindo. E tudo induz à esportividade e à vontade de extrair o máximo desse foguete. Todas as funções são direcionadas para o motorista e permitem operação simples e intuitiva. Os novos bancos esportivos têm apoio de cabeça integrado e oferecem ótimo suporte lateral. Opcionalmente, ele pode vir com modelos concha.

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O volante é fantástico e reúne uma série de botões de funcionamento e controle do carro. Entre eles, o botão de partida e o seletor do Audi drive select. Há ainda uma tecla para controlar o sistema de escape, que deixa o esportivo com um ronco ainda mais poderoso, e um seletor que ajusta o coeficiente de atrito do solo para três diferentes condições de rodagem: seco, molhado ou neve.

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Há quem reclame da Audi ter incluído em seu interior muitos componentes compartilhados com outros modelos da marca, como, por exemplo, o Audi virtual cockpit, que apresenta todas as informações ao motorista em sua tela de 12,3 polegadas com gráficos elaborados. O condutor pode alternar entre diferentes modos de tela e ainda ajustar o painel de instrumentos digitais de acordo com suas preferências. No modo de performance, são visualizadas as informações dos programas de direção, aceleração, desaceleração e forças laterais, bem como potência e torque. O virtual cockpit também indica que o limite de velocidade do motor foi alcançado. Toda a operação do sistema é feita por meio do volante multifuncional. As mãos do motorista permanecem no volante para que a concentração na estrada seja total. Como alternativa, a operação pode ser feita por botões ou pelo seletor sensível ao toque no console central…

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