Ele conseguiu ter a agilidade e a esportividade de um modelo de menor porte, com o espaço, luxo e equipamentos de modelo superior.

s13

A sétima geração do BMW Série 5, de acordo com a fabricante, o sedã executivo mais vendido do mundo desde 1972, chegou ao Brasil. O modelo produzido atualmente em Dingolfing, Alemanha, atingiu a marca de 7,6 milhões de unidades comercializadas nas seis gerações anteriores. O Série 5 chega ao mercado em duas versões de caráter esportivo –  o 530i M Sport e o 540i M Sport –, ambas revigoradas, com nível superior de tecnologia e sistema operacional inovador.

s7

A BMW conseguiu fazer um mix do que existe de melhor em sua linha ao reformular esse Série 5. Ele herdou a esportividade e o dinamismo do irmão menor, o Série 3, e a tecnologia e sofisticação do irmão maior, o Série 7. A combinação foi a mais acertada possível. Em sua dianteira, remodelada, destacam-se o novo para-choque, os faróis de LED, que foram integrados à grade em “duplo rim” que identifica a marca, e as luzes de neblina mais afiladas. A grade frontal, além de incorporar o sistema Active Air Stream, que controla a abertura e o fechamento dos defletores de ar para melhorar a aerodinâmica e reduzir as emissões de CO2, recebeu uma câmera central para auxiliar as manobras de estacionamento.

s6

s4

O perfil segue a proposta de fluidez e modernidade, e o redesenho da traseira incluiu lanternas mais longas em full LED e escapamento duplo. O pacote aerodinâmico M Sport acentua sua esportividade e ameniza sua seriedade executiva, adicionando saias laterais, para-choques dianteiro e traseiro e acabamento externo Individual High-gloss Shadow Line.

s11

Apesar das suas dimensões superlativas, ele cresceu em todas as direções se comparado com a geração anterior. Com 4.936 mm de comprimento, 1.868 mm de largura, 1.479 mm de altura e 2.975 mm de distância entre-eixos, ele melhorou significativamente o espaço interno e o conforto dos passageiros. O porta-malas cresceu 10 litros e, agora, tem capacidade de 530 l.

s8

O Série 5 teve a aerodinâmica refinada por meio do conceito BMW EfficientLightweight, que é ressaltado pelo uso de alumínio e aço de alta resistência na composição do veículo. A suspensão da nova geração recebeu atualização na calibragem e os eixos dianteiro e traseiro, com dois e cinco braços, respectivamente, têm novo desenho e vários componentes de liga leve, para reduzir o peso da massa não suspensa e melhorar o equilíbrio entre dinâmica e conforto.

A carroceria tem maior rigidez torcional, baixo centro de gravidade e equilibrada distribuição de peso entre os eixos. Segundo a fabricante, o novo Série 5 reduziu em 10% a resistência ao vento em comparação com o antecessor, graças a melhorias como: menor coeficiente de arrasto aerodinâmico, o Active Air Stream, o Air Curtain e a saída de ar lateral, que diminui a turbulência provocada pelo movimento das rodas. Ele também ficou até 100 quilos mais leve do que seu predecessor.

s9

O novo motor de 3,0 litros e seis cilindros em linha do 540i M Sport pertence à família BMW TwinPower Turbo, e está acoplado a uma transmissão automática de oito marchas e tração traseira. A potência é de 340 cv entre 5.500 e 6.500 rpm e são 45,9 kgfm de torque máximo entre 1.380 rpm e 5.200 rpm. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,1 segundos. A velocidade máxima é de 250 km/h e o tanque de combustível tem capacidade de 68 l.

A versão topo de linha 540i M Sport conta com todos os itens da versão 530i: Multifunctional Display com tela de 13,3 polegadas, preparação para Apple CarPlay via wireless, bancos dianteiros esportivos com ajustes elétricos e memória, ar-condicionado automático digital, serviços ConnectedDrive, sistema de Navegação Professional com informações do trânsito em tempo real, teto solar elétrico em cristal, Comfort Access (abertura e fechamento automático das portas), câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro. E recebe, ainda, rodas de liga leve M Double-spoke aro 19, faróis Full-LED adaptativos, sistema de som Surround 7.1 Harman Kardon, novos Driving e Parking Assistant Plus, Head-up Display e Night Vision com reconhecimento de pedestres, entre outros itens de conforto e conveniência.

s10

O 540i M Sport também traz vários sistemas de controle e segurança. Entre os principais, podemos destacar Controle de Velocidade de Cruzeiro Ativo (ACC), que leva em consideração as saídas das rodovias e rotatórias, além de adaptar a aceleração nessas situações. Também detecta não só o veículo diretamente à frente, mas o veículo em frente àquele. Funciona entre 0 e 210 km/h. Conta com o auxiliar de direção e de pista, que mantém o carro na trajetória orientando-se pelo veículo da frente e pelas faixas da pista. Em velocidades entre 30 e 70 km/h, o sistema corrige a rota sem intervenção do motorista. Além desses itens, vem com: auxílio de evasão, aviso de trânsito perpendicular, alerta de saída da faixa de rodagem, aviso de colisão lateral, BMW ConnectedDrive e BMW Connected, entre outros.

s5

Apesar do “M” desse 540i se referir somente ao pacote visual e aerodinâmico — nada a ver com o M5 — e de pesar quase 1.800 quilos, ele anda muito. A sensação de aceleração que os seus 540 cv produzem é ótima, fato em que é magistralmente ajudado pelo excelente câmbio de oito marchas. Tudo o que foi dito na apresentação é absolutamente real: ele avançou muito em relação à geração anterior e esse conjunto de soluções é bastante perceptível. A redução de peso, o aperfeiçoamento aerodinâmico  — Cx de 0,22, um dos mais baixos do mundo —, o comportamento dinâmico, as respostas ao volante e seu motor resultam em puro prazer de dirigir…

VEJA MATÉRIA COMPLETA NA CAR 80. JÁ NAS BANCAS E NA LOJA ONLINE!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s