O último Civic Type R tirou o máximo de um pacote ruim. O próximo, concebido em volta da 10ª geração do Civic é a redenção da Honda.

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É o Civic mais radical. A Honda caprichou na 10ª geração de seu sedan familiar, mesclando três desenhos globais diferentes em um só time de designers e engenheiros, apostando alto no trabalho de 1/3 de sua força de trabalho em pesquisa e desenvolvimento, que se transformou no maior programa único de desenvolvimento na história da Honda. E pouco antes dos modelos normais a gasolina e diesel terem ido para as concessionárias, a Honda nos convidou para conhecermos o mais radical deles, o Type R.

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Um protótipo foi testado antes em Nürburgring, no circuito longo, Nordschleife, onde o Type R FK2 atual, registrou o recorde para ‘hothatches’ em 2014. Depois ele reapareceu na Espanha para validação de durabilidade sob calor, antes dos executivos tirarem a capa dele no Salão de Paris. Enigmaticamente as informações dadas foram desencontradas, mas a CAR foi fundo na investigação e hoje você conhecerá detalhes do mais potente Type R de todos os tempos, infelizmente sem planos para desembarcar no mercado brasileiro. Alô Marcel Dellabarba, quem sabe um exemplar pelo menos por aqui. Agradeceríamos.

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Este ano marca o 25º aniversário da marca de alto desempenho Type R da Honda e a quinta geração do Civic ‘apimentado’ será lançada na esteira das comemorações. Porém, um lançamento cercado de mistérios, cuja data nunca foi divulgada precisamente pelo diretor da Honda Europa, Katsushi Inoue. “Você quer dizer, Type R? ”, ele exclamou, antes de uma boa gargalhada. “Estamos pensando ainda, com cautela, sobre um ciclo de vida novo que se inicia”. Mas já vimos um protótipo, contrapus. Mais risadas. “Não demorará…” Mostrado pela primeira vez no Salão de Paris ainda como conceito, a Honda não admitia que ele poderia ser comercializado no primeiro semestre de 2017.

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O conceito e os protótipos deram claras pistas sobre o Type R. O designer chefe, Daisuke Tsutamori informa que o design agressivo do novo Civic foi desenhado com propósito. “Eu o chamo de máquina de guerra”, informa. “A inspiração veio dos caças de guerra”, conclui. Porém, o ingrediente principal deste carro – os avanços técnicos que nos deixaram muito ansiosos por muito tempo à espera da próxima geração do Type R – está em baixo da carroceria. E ele começa com sua filosofia de engenharia: tudo foi pensado para entregar uma tocada perfeita ao condutor. “O ponto alto é, e sempre será, o desempenho dinâmico, a sensação de como o carro se comporta”, comentou Mitsuru Kariya, engenheiro-chefe do projeto todo.

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Portanto, a 10ª geração do Civic traz nova arquitetura, mais leve, rígida e com 10 mm abaixo no centro de gravidade. A rigidez torcional aumentou em 52% graças à amarração das longarinas do monobloco na frente e atrás, extensivo cruzamento das nervuras do chassi, pontos de solta mais concentrados e montagem de todas as partes externas da carroceria primeiro, para depois montar seus componentes internos e suspensões, o que a Honda afirma ser uma novidade na indústria. Apesar desta estrutura robusta, todo o monobloco pesa 16 kg a menos que o anterior, isso num carro consideravelmente mais longo que seu antecessor.

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A plataforma rígida serve como base sólida para montagem da suspensão, essencial para precisão nas curvas e respostas dinâmicas. O Civic utiliza estruturas McPherson na frente, com buchas hidráulicas no topo das torres, para evitar ruídos e vibrações, um Calcanhar de Aquiles da nona geração do Civic. Há também um significativo avanço na traseira: o Civic finalmente ganhou estrutura Multi-Link independente, juntando-se ao seleto grupo formado por Audi A3 e Golf. “O A3 é realmente dinâmico: você pode andar muito rápido com ele sem perder a confiança. Esta ‘tocada’ era um dos nossos mais desejados objetivos”, confessa Kariya.

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“Realmente chegamos ao limite do eixo de torção”, acrescenta Mitsuru Kariya. “Com suspensão independente o conforto aumenta, e a estabilidade também, claro. Com as respostas bem melhores da traseira, você ganha muito mais equilíbrio em curvas de alta velocidade”…

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