Sucesso na Europa, ele nunca emplacou por aqui. Mas essa versão repaginada tem atributos dinâmicos e tecnológicos para convencer o consumidor das suas qualidades

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Acabam de chegar ao mercado as novas versões do C4 Picasso (cinco lugares) e Grand C4 Picasso (7 lugares). De acordo com a Citroën, a família é sucesso de vendas na Europa, com mais de 420 mil unidades vendidas, e é esperado que ela seja bem-sucedida por aqui também. Com as principais modificações na sua parte frontal, eles agora ficaram com visual idêntico. Adotam uma nova máscara que os estende para fora e grade dianteira dividida em duas partes, separada pelo para-choque. Na parte inferior, a grade de entrada de ar integra os faróis de milha e é sublinhada por cromados. Na traseira, destaque para os grupos óticos com guias de luz e efeito 3D. Compondo o novo desenho, as rodas são de 17”.

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Com possibilidade de carroceria bitom — com teto preto, disponível somente no modelo de cinco lugares —, ganharam maior conectividade (Apple Car Play™, Android Auto® e sistema GPS 3D) e novas tecnologias (comutação automática de faróis alto/baixo, alerta e correção de desvio involuntário de trajetória, reconhecimento de placas de velocidade, entre outras). Ambos estão disponíveis em duas versões de acabamento: Seduction e Intensive.

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Além das funções usuais do dia a dia, o C4 Picasso traz novos equipamentos: Keyless,  Sistema Ativo de Ponto Cego nos retrovisores, botão Start/Stop, Hill Assist (partida em declives), faróis direcionais de xenônio, Visão 360° (indica obstáculos ao redor do carro), Park Assist (estaciona automaticamente) e câmera de ré.

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Ele também incorpora uma nova geração de sistemas inteligentes de ajuda à direção, tais como reconhecimento de placas de velocidade (reconhece as placas de limite de velocidade e fornece esta informação no painel de instrumentos), alerta de atenção do motorista (envia um aviso visual e sonoro quando detecta um ziguezague), alerta e correção de desvio involuntário de faixa (contra a sonolência ou momento de desatenção ao volante a partir de 65 km/h), sistema ativo de ponto cego (aciona um alerta visual nos retrovisores quando detecta outro veículo no ponto cego e corrige a trajetória à medida que o condutor se aproxima do veículo detectado), e comutação automática de faróis alto/baixo para não ofuscar a visão dos motoristas no sentido contrário.

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O motor é o conceituado 1.6 THP turbo — fruto da parceria entre PSA e BMW —, que no momento equipa os modelos de classe mais alta do grupo PSA no Brasil. Ele desenvolve potência máxima de 165 cv a 6.000 rpm e torque máximo de 24,5 kgfm, que está presente desde as 1.400 rpm e permanece constante até 4.000 rpm. Ele vem conjugado a uma caixa de câmbio automática de seis marchas com modulação otimizada dos regimes de passagem em função das solicitações do motorista. Fabricada pela japonesa Aisin, também oferece ao condutor a possibilidade de mudanças manuais por meio dos shift paddles na coluna de direção.

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O controle de tração, que permanece sempre ligado, funciona de maneira autônoma para dar assistência ao motorista. Em vez de cortar a aceleração quando as rodas motrizes patinam, procura de maneira permanente a melhor aderência, controlando uma patinagem moderada das rodas.

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O C4 Picasso parte da plataforma EMP2, estrutura construtiva que privilegia o rebaixamento da altura e a diminuição do peso global da carroceria. Ele permite um melhor compromisso entre conforto e desempenho e a otimização das suspensões, como a traseira, por exemplo, que teve o posicionamento dos amortecedores mais verticalizado, aumentando o conforto na passagem por obstáculos, lombadas e valetas. Ele vem equipado com pneus Michelin Primacy HP nas dimensões 205/55 R 17.

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A direção elétrica com assistência variável facilita as manobras em baixa velocidade e assegura o aumento progressivo do esforço de acordo com a aceleração, tornando a condução mais segura nas estradas. Apesar das suas dimensões, o diâmetro de giro do C4 Picasso é de apenas 10,80 metros. A assistência elétrica é também coadjuvante da função Park City, girando o volante sozinho para facilitar as manobras de estacionamento. Os freios são eficientes e compostos por discos ventilados com 304 mm de diâmetro na dianteira e discos sólidos com 290 mm na traseira. O conjunto traz de série o sistema ABS com REF (Repartidor Eletrônico de Frenagem) e AFU (Auxílio à Frenagem de Urgência)…

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