Já esperávamos que o novo Série 5 da BMW seria bem melhor. Mas melhor que o Mercedes Classe E em conforto e tecnologia? Não pode ser…

s11

O Mercedes Classe E foi lançado no início do ano na Europa. Seus compradores perceberam o espaço maior, graças à carroceria 43 mm mais longa e os 65 mm a mais na bitola; mais potência e melhor economia; uma significativa melhora na qualidade do interior que já havíamos percebido no Classe C; e havia também aquele toque tecnológico dado pelo painel de instrumentos com tela ‘widescreen’, controle autônomo de desvio de faixa, comunicação entre o carro e a estrada e muito mais. A Mercedes chamou-o de “o mais inteligente sedã executivo”, e tinha justificativas para isso.

s9

Dando continuidade à atualização das linhas Classe C e S, o novo E ganhou importância para a Mercedes na luta com a BMW em busca da liderança de vendas globais de modelos Premium, na qual ultrapassou o rival bávaro no fim do ano. Claro que o pessoal de Munique não engoliu fácil a ousadia e trabalhou forte para rearmar seu arsenal para o contra-ataque: primeiro com o Série 7 e agora com este novo Série 5.

s1

O Série 5 pode não contar com a fibra de carbono largamente usada no 7, mas a sétima geração do modelo está 100 kg mais leve que seu antecessor, graças à utilização de um misto de alumínio, aço de alta resistência e magnésio, mesmo com o carro sendo 36 mm mais longo, 6 mm mais largo e 2 mm mais alto, além dos 7 mm extras no entre-eixos para destravar de vez o espaço interno.

s6s5

Ele é mais espaçoso, rápido, econômico e, diz a BMW, mais refinado e silencioso também. Ganhou tecnologia extra, incluindo uma tela de 10,25 pol. sensível ao toque, onde você interage através do controle giratório iDrive, de movimentos detectados pelo Gesture Control ou por comando de voz. Há muitos sistemas de auxílio à condução também, incluindo o detector de saída de faixa autônomo, que recoloca o carro na faixa de rolamento.

s8

No lançamento, o 530i, 540i xDrive ou 520d e 530d (os dois diesel oferecem opção xDrive) estão disponíveis. Para este comparativo, escolhemos um 530d xDrive que vai medir forças com o Mercedes E350d.

s10

Os 261 cv/63,1 kgfm gerados pelo 6 cil. em linha do BMW se equivalem aos 254cv/63,1 kgfm do Mercedes. Porém, mais importante nesta batalha em busca do consumidor, 25 km/l e 124 g CO2/km (ou 22,5 km/l e 138 g CO2/km na versão xDrive) levam vantagem sobre os 23 km/l/133 g CO2/km do Mercedes. Os preços na Europa partem de R$ 185 mil para um BMW não xDrive e R$ 188 mil para o Mercedes.

s3s2

As três principais características da marca de estrela de três pontas são a qualidade, segurança e conforto. Em contraste, a BMW é sempre associada ao desempenho, prazer ao dirigir e design. Mas neste comparativo fica fácil perceber que estes parâmetros terão que ser revistos. Design? Assim como no Série 7, o 5 é um exemplo perfeito de qualidade em ascensão. Desenho de muitos anos pode ser uma boa coisa, mas não quando um produto novo parece ter três anos. O Classe E é um Classe C maior ou um Classe S menor, dependendo do ponto de vista. Enquanto ele parece ser bonito e bem proporcionado, não se distingue.

s7

No interior, a BMW finalmente lançou mão de materiais de melhor qualidade e acabamento, como a Mercedes e Audi vêm utilizando há décadas. Enquanto o cockpit do 530d tende a priorizar os sistemas essenciais ao condutor, a cabine de seu oponente é um maravilhoso exercício de luxo tradicional extravagante.

s4

O que dizer sobre a dinâmica de condução? Estamos prestes a avaliá-la. A primeira etapa de nossa viagem será feita numa Autobahn entre Munique e Stuttgart. As máximas são limitadas eletronicamente, a estabilidade direcional não nos dá razões para preocupações e a aceleração plena é implacável. Temos também a chance de colocarmos os sistemas de informação, entretenimento e de auxílio semiautônomo à condução de ambos os carros em prova…

VEJA MATÉRIA COMPLETA NA CAR 81. JÁ NAS BANCAS E NA LOJA ONLINE!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s