Apesar de conceitos, construção e motorização diferentes, esses dois SUVs apresentam características de habitabilidade e desempenho bem similares

s6

Eles representam o que há de mais sofisticado e eficiente em termos de SUVs, uma categoria que há tempos deixou de ser utilitário para ser cada vez mais esportivo. Jaguar F-Type e Volkswagen Touareg fazem parte de uma nobre estirpe de veículos que têm grande mobilidade em vários tipos de terreno e altíssimo desempenho.

s11s10

Eles se equivalem em tamanho (4.731 mm, F-Pace, contra 4.795 mm, Touareg) e o VW leva uma vantagem de apenas 64 mm no comprimento. Os motores são bem diferentes, sendo que a unidade montada no Jaguar é um V6 de 3,0 litros, Supercharged, que desenvolve 380 cv, enquanto o V8 de 4,2 litros que equipa o Volkswagen conta com 360 cv. O torque máximo está praticamente empatado: 45,9 kgfm para o inglês e 45,4 kgfm para o alemão. Ambos contam com transmissões automáticas de oito marchas, com trocas sequenciais por meio de borboletas atrás do volante.

s5s2

No Touareg, a velocidade máxima (245 km/h) é atingida em sexta marcha, com a sétima e a oitava voltadas para a economia de combustível e redução de emissões. A menor rotação do motor também contribui para reduzir ruído e elevar o conforto na cabine. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6,5 segundos – uma boa marca para um veículo de 2.075 kg.

 

s9O F-Pace é mais rápido (0 a 100 em 5,5 segundos e 250 km/h de velocidade máxima limitada eletronicamente), não só porque seu motor V6 Supercharged desenvolve 20 cv a mais que o do Touareg, mas porque ele é 214 quilos mais leve. Por influências construtivas de outros carros da marca, esse SUV é o terceiro carro desenvolvido pela fabricante que usa arquitetura de alumínio de alta qualidade. Sua estrutura traz em sua composição 80% de alumínio, além de outros componentes que seguem a mesma orientação, como o eixo traseiro. A suspensão dianteira, proveniente do F-Type, é independente com braços triangulares superpostos e a traseira é multibraços (Integral Link). A direção tem assistência elétrica.

s8

O Touareg recebeu sistema de suspensão pneumática com controle eletrônico, que conta com nivelamento automático e ajustes da altura em relação ao solo (entre 172 mm e 300 mm) e da rigidez dos amortecedores. Em velocidades mais altas, a carroceria é abaixada automaticamente. O sistema a ar garante o conforto em estradas pavimentadas e, por permitir a redução da altura do veículo, proporciona comportamento dinâmico bastante esportivo. Em percursos acidentados, a suspensão pneumática melhora as suas propriedades off-road, mantendo o nível de conforto.

s6

Para fazer jus à marca Jaguar, o F-Pace tem extensa gama de equipamentos, como, por exemplo, faróis de neblina, bancos com ajustes elétricos e sensores de estacionamento traseiro e dianteiro. Painel, portas, bancos e volante são revestidos de couro. Pelas suas dimensões ─ distância entre-eixos de 2.874 mm ─, ele oferece ótima área interna. Ele ainda traz o Head-up Display, tecnologia que projeta informações importantes do veículo no para-brisa, o controle de cruzeiro adaptativo, o monitor de ponto cego e a assistência para estacionar, que auxilia o motorista nessa tarefa por meio de um monitoramento de 360º ao redor do veículo.

s12s13

O Touareg tem como equipamento de série o sistema de tração integral 4MOTION com diferencial autoblocante Torsen (ângulo máximo de subida: 31 graus). Além disso, todas as versões contam com um programa de direção off-road operado por um botão rotativo de dois estágios. Ele configura os sistemas ABS, EDS e ASR para uso fora de estrada e ativa o assistente de partida em subida e os pontos de trocas de marchas do câmbio automático. Ele também vem com o sistema “Area View”, tecnologia que permite uma visão de 360° em torno do carro, recurso muito útil para manobras.

s3

O sistema de entretenimento InControl Touch, do Jaguar, que integra uma tela de oito polegadas sensível ao toque com interface totalmente reestruturada, é intuitiva e com boa resolução, bastante similar à dos smartphones e tablets. O equipamento conta ainda com sistema de navegação mais rápido e fácil de manusear, graças ao cartão SD de memória para informações de rotas. Os mapas são mostrados em 2D ou 3D, tornando a navegação simples. O conjunto traz, ainda, um processador quad-core, disco rígido de 60 GB e link de internet móvel. Nesta configuração, o F-Pace inclui uma tela de 10,2 polegadas e som Meridian com 17 alto-falantes e 825 watts de potência, garantindo uma experiência surround única…

VEJA MATÉRIA COMPLETA NA CAR 82. JÁ NAS BANCAS E NA LOJA ONLINE!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s