O novo Discovery precisava ser um expresso de luxo tecnológico, ágil no fora de estrada e versátil como um MPV, sem ofuscar seus irmãos mais caros. Mas foi na Amazônia brasileira e não na Europa que ele mostrou a que veio: desafiar o planeta terra em qualquer piso.

s13

É tudo culpa sua. Quando um carro bem aceito e de sucesso como o Discovery é substituído, os resmungos já começam antes mesmo deles chegarem às concessionárias. “Achava o antigo mais clássico”, ou: “está muito chique agora”, e o indefectível: “todos os carros parecem o mesmo hoje em dia”. Estes muxoxos foram direcionados ao quinto Discovery, que está vendendo como água nas concessionárias europeias e acaba de ser lançado no Brasil.

s2

O Discovery anterior era um ‘facelift’ do modelo lançado em 2004. Honesto, prático e com bom comportamento no ‘off-road’, seu desenho exterior e construção de chassi que mais se parecia com a de uma ponte, aniquilavam qualquer apelo. Seus fiéis compradores não esconderam um certo desapontamento, queriam mais. Assim, a Land Rover deu a resposta ao retirar o lençol de algodão egípcio que estava sobre ele.

s5

Lançado na Europa em março, no Brasil a Jaguar Land Rover promoveu no mês de Julho um evento em grande estilo para apresentar a nova nave à imprensa e aos concessionários: uma exuberante expedição na Amazônia, partindo de Santarém, seguindo para a pitoresca vila de Alter do Chão no rio Tapajós, com a praia de água doce considerada a mais bela do mundo. Mas o objetivo mesmo era proporcionar aos convidados o verdadeiro confronto do Discovery com a realidade do Off Road da floresta amazônica. E o novo Disco surpreendeu. A versão 5 desse ícone da Land Rover chega para reassumir a liderança do segmento dos SUVs de grande porte. O nova nave Disco virá ao Brasil com 17 cores para o exterior e com 6 opções de acabamento interno customizáveis.

s3

Assim como em antigos Discovery, o novo modelo compartilha uma série de componentes com seus irmãos. Aplicação de 85% de alumínio na construção do chassi; diferença crucial nos dois chassis parciais de aço na frente e traseira, ao contrário do Range Rover, 100% em alumínio. Por que aço? A Land Rover informa que versões de aço permitem peças menores e economia de espaço, proporcionando instalação de um estepe de tamanho normal, além de auxiliar na distribuição de peso, facilitando a prestação em terrenos acidentados. O Discovery 5 é 480 kg mais leve que o Discovery 4, mas ainda ostenta 2,2 toneladas na balança.

s17

O Disco 4 era o mais confortável, colocando seus ocupantes numa interminável luta contra as leis da física. O 5 reduziu o arrasto em 0.4 Cx para 0.34 Cx, através de uma mudança de paradigma, claramente inspirada no conceito Discovery Vision de 2014. Ficou um pouco mais utilitário do que o Range Rover e o Sport, porém, mais refinado que o Discovery Sport; proporcionando assim, bons resultados aos designers e marqueteiros.

s7

Melhor aerodinâmica e menos peso significam algumas das mais apreciadas características do Discovery. Se para alcança-las for necessário jogar velhos conceitos dentro da lixeira de aço escovado do chefão Gerry McGovern, sem problema. A que mais deve incomodar os puristas é o fim da tampa traseira bipartida; no Discovery 5 ela aparece em peça única, feita de materiais compostos para economizar peso.

s16

Ao se entrar no carro fica muito clara a opção da Land Rover pela simplicidade. Este é um carro projetado para lidar bem com tudo de ruim que os diferentes estilos de vida geram, como lama, mistura de adultos com crianças, animais, sorvete e tudo mais que faça parte de uma aventura, nem que seja urbana.

s10

Seja onde for que você se sentar, terá uma tomada USB disponível e também um potencial enorme para esquecer seus pertences, afinal, são 45 litros divididos entre porta-luvas, consoles e porta-objetos através das três fileiras. Trata-se do nível de acomodação que você espera de um MPV.

s6

O novo Discovery chega para levar a família brasileira completa a qualquer destino, sem deixar sogra ou cunhado para trás: São 7 lugares que acomodam adultos. Os bancos merecem um comentário especial. Os dianteiros traduzem toda a história de supremacia da Land Rover, fazendo-o sentir-se superior, poderoso, acima de tudo. É difícil sentar-se no lugar do motorista e não se inebriar com a sensação ali, graças à altura do banco.

s12

A segunda fila oferece dois assentos laterais mais altos, ambos com fixação Isofix para cadeirinhas de criança, com o central mais baixo, porém, todos satisfatórios para adultos. O espaço para pernas é até exagerado, sendo o de cabeça bom também, em parte porque os bancos estão montados mais abaixo, para facilitar a visibilidade desde a terceira fileira, onde adultos podem acomodar-se perfeitamente, sendo apenas o acesso um pouco mais difícil. Há também o pequeno detalhe do mecanismo Intelligent Seat Fold. Standard no HSE Luxury e opcional no HSE, ele significa que você pode rebater todos os cinco encostos traseiros através de botões físicos no porta-malas, através da tela sensível ao toque, ou num aplicativo em seu smartphone.

s14

Há vários sensores que impedem que você esmague seu bebê ou seu cachorro acidentalmente. Antes de criticar o peso extra e o complicado sistema, pense no que seria rebater todos os bancos em baixo de chuva. Com os bancos em posição normal, o porta-malas acondiciona 258 litros de carga, chegando a incríveis 2.406 l com todos rebatidos.

s4

As versões HSE, HSE Luxury e First Edition possuem o sistema de entretenimento mais avançado, o InControl Touch Pro, com tela touchscreen de 10,2 polegadas. O sistema de som Meridian Surround Digital com 825W e 14 alto-falantes está disponível como opcional na versão HSE e como item de série na HSE Luxury.

VEJA MATÉRIA COMPLETA NA CAR 82. JÁ NAS BANCAS E NA LOJA ONLINE!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s