Ele consegue aliar todas as boas características de um SUV de grande esportividade e, ao mesmo tempo, ser politicamente correto no consumo de combustível

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Jeitão e tamanho de SUV, mas comportamento de carro esportivo. Essa é uma das primeiras surpresas ao se dirigir o Cayenne S E-Hybrid. Não se percebe as suas grandes dimensões e nem as suas mais de duas toneladas de peso — 2.350 kg, para ser exato. A direção é rápida, a carroceria não rola e o conjunto de motores empurra com vontade. E ele é o primeiro híbrido plug-in — pode ter as baterias carregadas por conexão com uma rede elétrica — do seu segmento e, além das identificações na carroceria, pode ser imediatamente distinguido pelas pinças de freios pintadas na cor Verde Ácido.

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Esse conjunto propulsor estreou no Panamera S E-Hybrid e combina o motor V6 de três litros sobrealimentado com um motor elétrico. O resultado dessa junção gera uma potência total de 416 cv e torque de 60,1 kgfm, dados que aproximam esse SUV de alguns dos mais rápidos esportivos do mercado: aceleração de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e velocidade máxima de 243 km/h (125 km/h, no modo elétrico).

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O avanço tecnológico em comparação com o Cayenne híbrido anterior é enorme. Agora ele tem uma bateria de íons de lítio com capacidade de 10,8 kWh, contra 1,7 kWh da bateria de níquel-metal-hidreto, que permite uma condução puramente elétrica entre 18 e 36 quilômetros, dependendo do estilo de condução e da topografia. A potência do motor elétrico mais do que duplicou, passando de 34 kW (46 cv) para 70 kW (95 cv). O consumo total passou agora para os 29,4 km/l, em vez dos 12,2 km/l anteriores, o equivalente a 79 g/km de emissões de CO2. No modelo anterior, as emissões eram de 193 g/km.

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A bateria de íons de lítio, assim como no Panamera S E-Hybrid, vai alojada por baixo do piso do porta-malas, mas dispõe de células com maior capacidade — 28 Ah em vez de 24,5 Ah.

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O carro traz, de série, um carregador de 3,6 kW. Opcionalmente, ele também pode vir com um alimentador integrado com potência de 7,2 kW, que abastece o Cayenne S E-Hybrid em metade do tempo do que o equipamento de série, caso haja uma ligação elétrica correspondente. Na Alemanha, por exemplo, elas podem ser carregadas em menos de uma hora e meia, em vez das usuais três horas.

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Além do uso do cabo, as baterias podem ser complementadas no modo E-Charge, que usa o motor a combustão durante a movimentação do carro, mas rouba um pouco da sua potência (em torno de 5% e é imperceptível) e, consequentemente, aumenta um pouco o consumo de combustível durante essa tarefa. O processo de carga também ocorre durante as desacelerações e frenagens, aproveitando a energia cinética que normalmente é desperdiçada. Usando-se o pedal do freio com muita leveza – os freios praticamente não são acionados –, pode-se perceber a resistência do motor elétrico desacelerando o carro e carregando as baterias.

Acionando-se o modo “E”, pode-se andar somente com a propulsão elétrica e curtir o silêncio e nenhuma emissão de poluentes. Ele acelera rápido nas arrancadas, deixando todos para trás, e o motor a combustão só vai entrar novamente em ação se você pisar fundo no acelerador, como na função kick down do câmbio automático.

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No Cayenne S, o motor V6 biturbo de 3,6 litros, que foi desenvolvido especialmente para os SUVs da Porsche e que estreou no Macan, substituiu o antigo V8 de 4,8 litros. Ele supera o V8 anterior em todos os sentidos. O downsizing promovido pela redução do número de cilindros e da cilindrada foi compensado pela sobrealimentação biturbo, que permitiu que se aumentasse a sua eficiência e o desempenho dinâmico. Nesse motor, a potência subiu 20 cv, passando para 420 cv, e o torque cresceu 5,0 kgfm, passando para 56 kgfm…

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