Repleto de tecnologias e equipamentos de segurança e com o novo conceito modular MQB, o Polo volta ao mercado em outubro

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Entre os principais objetivos da implementação da estratégia modular MQB está a padronização do processo de manufatura nas fábricas do Grupo, estabelecendo a mesma sequência de montagem e proporcionando a redução do tempo de produção. Ela permite ainda a uniformização de peças e diversos componentes dos veículos produzidos sob esse conceito, tornando possível a comunização de inovações e o intercâmbio de tecnologias.

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O conceito MQB também permite compartilhar a mesma base estrutural para o desenvolvimento de veículos de diferentes segmentos, gerando sinergia para todas as classes de automóveis. A combinação de dimensões padronizadas e variáveis, outro benefício da MQB, reduz significativamente a complexidade da produção de um veículo, gerando melhora substancial no processo produtivo e economia de escala.

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A MQB tem como base quatro principais módulos padronizados: elétrica/eletrônica, powertrain, chassi e carroceria. As vantagens proporcionadas pela plataforma modular MQB são grandes, contribuindo para que se atinjam metas de redução de CO2. Os efeitos positivos no carro e no seu design também são significativos, permitindo que se obtenha uma “atitude” (postura do carro) mais larga e baixa, com linhas de caráter mais nítidas e fortes.

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A estratégia modular se divide em cinco principais seções, considerando que uma das mais importantes são as dimensões de engenharia uniformes — como, por exemplo, a distância entre os pedais do veículo (acelerador, freio) e o centro da roda dianteira. Mas é igualmente importante oferecer parâmetros variáveis. Entre eles, a distância entre-eixos, as bitolas e os tamanhos das rodas, de forma a permitir que diferentes arquiteturas de veículos possam ser implementadas a partir de um conjunto de componentes.

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s10A relação entre o motor e o eixo dianteiro — e entre o eixo dianteiro e a chamada parede de fogo — é padronizada em todo o conjunto de componentes. Os balanços dianteiro e traseiro (distância entre a extremidade do veículo e o centro da roda) e a distância entre o “eixo” do banco traseiro e o centro da roda de trás são todos variáveis. Com isso, distâncias de entre-eixos, e os desenhos da suspensão traseira, cabines e porta-malas podem variar de tamanho.

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Os veículos tendem a se tornar mais pesados em função da adoção de sistemas de assistência, conforto e outros avanços tecnológicos, porém a estratégia modular inverte esta tendência: quase todas as peças são otimizadas em seu processo de construção, ou feitas de diferentes composições de materiais e, portanto, ficam mais leves sem comprometer a segurança ou o conforto de condução. O powertrain perdeu peso graças ao uso do alumínio, e os componentes do sistema elétrico do veículo também pesam menos. A escolha de materiais “inteligentes” e uma fabricação mais eficiente também colaboram para reduzir o peso na área do chassi…

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