O Team Lotus escreveu a história da F1 moderna com seus carros inovadores. O Classic Team Lotus garante que estes mesmos carros estejam ainda impecáveis

s2

Se você  fizer uma visita ao quartel general da Lotus na Potash Lane, Hethel, Inglaterra, certamente poderia passar despercebido por um prédio branco, baixo, numa área industrial, próximo ao portão de entrada. Mas ali dentro há uma equipe incansável de técnicos de alto gabarito, dedicados à preparação de carros vencedores de grandes prêmios disputados ao redor do mundo, sob a supervisão do Sr. C Chapman. Algo lhe parece familiar?

s8

s9O Classic Team Lotus é um negócio, bem intenso por sinal. Apesar de sua proximidade do Group Lotus, não faz parte da companhia e é uma entidade paralela, cujo principal negócio é restaurar e preservar as máquinas que fizeram do Team Lotus original uma das mais bem-sucedidas marcas do esporte. Fazer carros dos anos 50 funcionarem perfeitamente hoje em dia demanda um trabalho intenso, igual ao de uma equipe de competições mesmo, que prepara carros para pilotos privados em corridas históricas e, em raras ocasiões, alguns de sua própria coleção particular.

s3

s10O diretor Clive Chapman nos recebeu no escritório da Classic Team Lotus (CTL), onde alguns troféus recentes estão em volta de sua mesa, decorada com lindos modelos em escala. Um par deles na prateleira atrás dele representa muito seu pai, o fundador Colin Chapman: o Austin 7 que veio a ser o Lotus Mk1 original e o Indy com turbina a gás criado exatamente 20 anos depois (e colocado em restauração completa na CTL no ano passado).

Acomodando-se na cadeira, Chapman nos desenha a história da Classic Team Lotus. “Começamos há 24 anos, colocando um carro na F1 histórica para o Sean Walker, filho do Ian, sócio da Lotus por um longo período. Aí isso virou dois carros. Hoje temos 30 carros de clientes, além de trabalharmos na nossa coleção de 25 exemplares tudo ao mesmo tempo. Ano passado competimos em mais de 25 eventos nos EUA, Canadá, Nova Zelândia, Japão, Escandinávia…”.

s6

Não é por menos que a equipe está prestes a se mudar para um novo prédio de três andares, com elevador para mover os carros entre eles. Ainda em construção, o novo QG é totalmente diferente das acanhadas – e apertadas – instalações atuais.

s7

s11“Nosso prédio atual é originalmente uma extensão, um depósito suplementar da equipe de F1, um lugar que não via muito a luz do sol”, explica Chris Dinnage, chefe de equipe. “Ao final e cada temporada, um caminhão depositava aqui as peças sobressalentes obsoletas, antes de fechar as portas novamente, até que Clive decidiu adotar o local como a base da Classic Team Lotus”.

Dinnage é um antigo mecânico do Team Lotus na era turbo dos anos 80 (nós soldávamos as válvulas de alívio para as classificações e isso significava tirar mais de 1.200 cv de 1.5 litro. Queimávamos os braços trocando as turbinas depois de cada sessão. Foi uma época inacreditável) até o desaparecimento dele, no início dos 90, atuando como mecânico chefe de pilotos como Elio de Angelis, Nigel Mansell e Ayrton Senna. “Eu ainda trabalhava lá quando o Clive começou a falar sobre fazer alguns carros antigos voltarem a funcionar. Achei que era algo para finais de semana e eventos, mas ele já pensava grande”.

s4

Hoje Chapman e Dinnage supervisionam uma equipe de 15 pessoas permanentes e mais uma meia dúzia nos finais de semana de provas. Entre eles, o pioneiro dos compósitos, Nick Yalow, remodelando suas criações originais e Steve Allen, financeiro que entrou na Lotus em 1975: “Nigel Mansell era meu parceiro de ping-pong na hora do almoço. Ele ficava ao nosso redor o dia inteiro e fazia o café. Depois que virou celebridade, não fazia com tanta regularidade”.

s1

Hoje eles trabalham com pessoas que nem tinham nascido quando os carros em que trabalham ganhavam corridas. “Temos treinado vários deles a partir do zero”, nos conta Dinnage. “Clive e eu damos cinco ou seis carros para eles montarem e atualmente o conhecimento deles é inacreditável. Sabem mais que nós e isso é fantástico”…

VEJA MATÉRIA COMPLETA NA CAR 83. JÁ NAS BANCAS, EM NOSSA LOJA ONLINE E NO NOVO APP PARA IOS E ANDROID.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s