A segunda geração do A5 Sportback conseguiu o feito de reunir várias boas características em um único carro. Na sua categoria, com certeza, é um dos melhores.

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s3Obviamente, não é o mais caro, nem o mais bonito e nem o mais rápido que já dirigimos, mas, certamente, é um dos carros com melhor conjunto em que andamos. A segunda geração do A5, com carroceria Sportback, chega ao País em quatro opções de acabamento: Attraction e Ambiente, equipadas com motor 2.0 TFSI de 190 cv, e Ambition e Ambition plus, que trazem o 2.0 TFSI com 252 cv.

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Apresentado em 2009 com a configuração fastback, que a fábrica denomina Sportback, na Europa ele está disponível também com carrocerias cupê e conversível, que provavelmente não chegarão por aqui. Interessante que a marca também usa a nomenclatura Sportback para outras versões que não são fastback, como os casos do A1 e A3.

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s4Esteticamente, ele teve a distância entre-eixos alongada, dianteira e traseira foram encurtadas e os vincos do longo capô e das laterais acentuam suas características esportivas. Também são marcantes as molduras destacadas das caixas de rodas, e a traseira, que termina em um leve spoiler na tampa do porta-malas. A grade Singleframe tridimensional é mais plana e larga que na geração anterior.

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s15Com entre-eixos de 2.824 mm, ele cresceu por dentro. Seu interior ganhou 17 milímetros no comprimento, 11 mm no espaço para os ombros do motorista e passageiro e 24 mm a mais para os joelhos dos ocupantes do banco traseiro. O acabamento continua bem-feito, com encaixes perfeitos entre as peças e materiais sofisticados, transmitindo uma ótima sensação de bem-estar, como é usual nos carros da marca. Apesar da configuração da carroceria, a capacidade do porta-malas, que tem acionamento elétrico, merece destaque: 480 litros. O painel de instrumentos, com estrutura horizontalizada, ajuda a criar uma percepção de maior espaço.

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A empresa ressalta que a carroceria do A5 Sportback é a mais leve do segmento. A utilização de materiais de várias resistências e peso, além do uso de uma maior quantidade de alumínio, a deixou 15 kg mais leve que sua antecessora, ainda que os para-lamas dianteiros não sejam mais feitos com esse material. Adicionalmente a isso, o peso total da nova geração diminuiu até 85 kg, dependendo da versão de powertrain e acabamento.

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s6Pela primeira vez, o carro vem equipado com o Audi virtual cockpit (a partir da versão Ambiente), tela de 12,3 polegadas de TFT (thin film transistor) com resolução de 1.440 x 540 pixels. Junto ao MMI plus com sistema de navegação (de série nas versões Ambiente e Ambition), que inclui monitor de 8,3 polegadas no console central, forma a unidade central de informação. O ponto focal do terminal MMI é o tradicional botão rotatório que também funciona como touchpad. O controle do MMI é feito de forma similar ao de um smartphone, incluindo a função de autocompletar textos. O sistema de controle de voz reconhece frases coloquiais, como a solicitação para uma ligação telefônica, por exemplo.

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s9Como não poderia de ser em um carro da sua categoria, o A5 Sportback vem equipado com inúmeras tecnologias que acrescentam segurança, conforto e boa dirigibilidade. Entre elas, o active lane assist (que mantém o carro na sua faixa de rodagem) e o controle de cruzeiro com traffic jam assist, que pode assumir a direção do veículo em velocidades de até 65 km/h quando o trânsito está congestionado. Ele também traz novidades como alerta para saída de estacionamento de vagas perpendiculares, aviso de saída para os ocupantes e assistente para evitar colisões, que, junto aos sistemas pre sense, oferecem maior segurança.

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A lista de equipamentos de série inclui, desde a versão de entrada, faróis bixenônio com luzes diurnas e lanternas de LEDs, sistema de som com Audi Music Interface, Bluetooth, entrada USB, volante multifuncional, Audi drive select, ar-condicionado automático, sensor de estacionamento traseiro, sistema start-stop, controle de cruzeiro com limitador de velocidade e sensor de luz e chuva.

s5O A5 Sportback vem com somente uma opção de motorização, porém, com dois níveis de potência. Trata-se de um 2,0 litros TFSI com 1.984 cm³ de cilindrada, que recebeu uma série de refinamentos tecnológicos, entre os quais o coletor de exaustão integrado ao cabeçote, o modelo de gerenciamento térmico com válvula rotativa, o Audi Valvelift System (AVS – sistema de levantamento de válvulas), a válvula de alívio (wastegate) elétrica do turbocompressor e a dupla injeção de combustível. Sob carga parcial, a injeção indireta no coletor de admissão suplementa a injeção direta FSI…

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