O que leva alguém a querer um SUV com as dimensões do Q7, além do espaço interno? Bom, basta andar com a nova versão diesel para entender

s15s6

Mais de cinco metros de automóvel e duas toneladas de peso. Isso pode deixar antever alguns problemas de mobilidade e dirigibilidade, mas não é nada disso o que acontece com o Q7, o maior SUV da marca. Claro que com essas características ele impressiona visualmente logo à primeira vista, mas impressiona muito mais ao ser conduzido no dia a dia.

s4

Apesar de tudo nele ser grande, as proporções desse Q7 estão mais esguias: ele é 37 milímetros mais curto e 15 mm mais estreito que o anterior, enquanto a altura permaneceu aproximadamente a mesma. Mas emagreceu 325 quilos, uma enormidade em se tratando de um veículo de uso familiar. Como não poderia deixar de ser, o modelo oferece um dos interiores mais espaçosos do segmento de SUVs premium.  Em termos de espaço para joelhos, ombros e cabeça, o Q7 supera as dimensões de seu antecessor, apesar do carro como um todo ser ligeiramente mais compacto.

s8
Os bancos do Q7 foram totalmente reprojetados. Se comparados aos do modelo anterior, eles perderam quase 19 kg. Forrados com couro, os assentos oferecem ótima ergonomia e apoio lateral. Os apoios de cabeça podem ser ajustados verticalmente e também horizontalmente. Opcionalmente, como no carro em que andamos, existe a possibilidade de ele vir com sete lugares.

s12

s10Por suas dimensões, os dois últimos bancos não são ideais para dois adultos permanecerem por um grande período de tempo, mas são facílimos de serem acionados. Seus encostos podem ser posicionados eletricamente na vertical ou rebatidos na horizontal, integrando-se ao assoalho do porta-malas. Para garantir o acesso sem muito contorcionismo para a terceira fileira, a marca dotou os assentos laterais da segunda fila com um mecanismo que permite que eles sejam dobrados e posicionados verticalmente.

s7

s2O compartimento de carga também é extremamente prático e útil. Quando todos os sete lugares são tomados, a capacidade de bagagem é de 295 litros. Com cinco lugares ocupados, esse volume passa para 890 litros e, com a segunda fileira de assentos rebatida, ele chega a 2.075 litros de amplitude.  A tampa do porta-malas tem acionamento elétrico por gestos — a movimentação do pé sob o para-choque traseiro comanda a sua abertura ou fechamento sem o uso das mãos.  Ele traz ar-condicionado com quatro zonas, e os passageiros de trás têm seus próprios controles.

s3

O motor diesel de 3,0 litros TDI é ultrarrefinado e tem baixíssimas vibrações. Um fator importante para isso são os rolamentos hidráulicos ajustáveis, que durante a marcha lenta eliminam as vibrações que possam incomodar. De acordo com a fabricante, em comparação com o modelo anterior, ele ficou 23% mais econômico. Extremamente leve, pesando apenas cerca de 190 quilos, tem pistões arrefecidos por óleo e os anéis e pinos foram otimizados para minimizar o atrito. Cárter e o topo dos cilindros se utilizam de circuitos separados de arrefecimento.

s1

s5Ele desenvolve 272 cv entre 3.250 e 4.250 rpm e torque máximo de 61,2 mkgf entre 1.500 e 3.000 rpm, o que leva o Q7 a acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6,3 segundos e a atingir a velocidade máxima de 234 km/h. Mas as grandes virtudes desse motor são o baixo consumo de diesel — chegou a fazer 18 km/l a 100 km/h na estrada — e o excelente torque presente já às 1.500 rotações. Ele tem ótimas retomadas de velocidade e aceleração. A transmissão Tiptronic tem trocas suaves e rápidas, e o alto número de marchas faz com que o regime de rotações se mantenha sempre próximo do ideal. Enquanto as marchas mais altas diminuem a rotação e o consumo na estrada, as mais baixas têm relações esportivas e curtas.

s13

s9

s11Entre os itens de série de assistência ao motorista, há os assistentes de atenção e de parada, o limitador de velocidade ajustável e os sistemas de estacionamento traseiro e de segurança pre sense básico. Caso o pre sense detecte uma condição de direção instável, pode iniciar medidas preventivas para proteger os ocupantes do veículo. Opcionalmente, ele traz o side assist (para troca de faixas), o exit warning assist (alerta de desembarque) e o assistente de visão noturna com câmera infravermelha de longo alcance.

VEJA MATÉRIA COMPLETA NA CAR 85. JÁ NAS BANCAS!

BAIXE O NOVO APP E LEVE UMA EDIÇÃO GRÁTIS! DISPONÍVEL PARA IOS E ANDROID.

OU COMPRE EM NOSSA LOJA ONLINE E RECEBA SUA CAR EM CASA!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s