O Continental GT salvou a Bentley. Substituí-lo nunca seria fácil, mas pelo menos o objetivo era claro: fazer o melhor GT do mundo. De novo.

s10

Difícil acreditar agora, mas no final dos anos 90, quando a VW havia completado a aquisição da marca Bentley, não restava dúvidas de onde os novos donos poderiam começar a modernização dos cansados modelos e assim conquistar novos clientes – particularmente aqueles ainda com disposição para uma adrenalina extra, mas já com alguns cabelos brancos. Os que duvidaram disso foram rapidamente desmentidos. O Continental GT – lançado em 2003 e revisado sete anos depois – cumpriu bem a tarefa, entregando a mágica clássica da Bentley, porém com as novidades do século XXI. Economia de escala ajudou a deixá-lo um pouco mais em conta também.

E agora chegou a hora da terceira geração. A essência é a mesma, mas sua nova forma merece citação: luxo e velocidade como nenhum outro carro consegue inspirar. Quais foram os pontos principais dessa reinvenção?

1. Eliminar qualquer traço do Phaeton

s3

O GT original foi feito sobre a mesma plataforma do bem-sucedido VW Phaeton, já o Continental GT 2018 compartilha sua base com o novo Porsche Panamera. Assim como antes, ele embarca um motor W12, mas a transmissão, suspensão, tração integral e eletrônica são totalmente novas.

Seu chassi é uma esperta variação da arquitetura modular MSB, feita para servir de base a todos os Porsche, Audi e Bentley topos de linha. “A MSB é um passo gigante à frente”, afirma o radiante Rolf Frech, chefe de tecnologia. “Mesmo com a adoção de diversas novas soluções tecnológicas, o peso caiu 130 quilos. Em combinação com a melhor distribuição de peso e a suspensão melhorada de três câmaras pneumáticas, a diferença na qualidade de rolagem e direção é simplesmente inacreditável”…

VEJA MATÉRIA COMPLETA NA CAR 85. JÁ NAS BANCAS!
BAIXE O NOVO APP E LEVE UMA EDIÇÃO GRÁTIS! DISPONÍVEL PARA IOS E ANDROID.
OU COMPRE EM NOSSA LOJA ONLINE E RECEBA SUA CAR EM CASA!

2. Tirar um pouco mais daquele W12

s1

Desenhado, desenvolvido e construído sob a sigla CW1, a Bentley informa que seu W12 é o mais avançado motor 12 cilindros do mundo. Também utilizado no Bentayga, a nova unidade é 30 kg mais leve que a anterior. Altas e baixas pressões da injeção trabalham em paralelo para cortar particulados, sem prejuízo do desempenho e economia, enquanto as turbinas de geometria variável têm suas carcaças soldadas à admissão para máxima eficiência e redução de retardo; na verdade as turbinas nunca param de girar, melhorando a resposta.

A tecnologia de uso de cilindros de acordo com a necessidade, na prática transforma o W12 em um VR6 em determinadas condições – entre terceira e oitava marcha, abaixo dos 3.000 rpm e com até 30,5 kgfm de torque gerado. O Continental GT standard tem 626 cv, pouquinho menos que o Speed atual, porém, com 91,8 kgfm de torque – apenas o Supersports tem mais. A transmissão de dupla embreagem, que substitui a automática com conversor de torque, varia o tempo de trocas de acordo com os programas de condução selecionados e adiciona um modo de largada pela primeira vez. A velocidade máxima é atingida em sétima, deixando a oitava mais para economia. O salto de 0 a 100 km/h demora apenas 3.7 s, a máxima agora é de 333 km/h e a Bentley fala em autonomia de 805 km. As emissões de CO2 caíram para 278 g CO2/km…

VEJA MATÉRIA COMPLETA NA CAR 85. JÁ NAS BANCAS!
BAIXE O NOVO APP E LEVE UMA EDIÇÃO GRÁTIS! DISPONÍVEL PARA IOS E ANDROID.
OU COMPRE EM NOSSA LOJA ONLINE E RECEBA SUA CAR EM CASA!

3. Aproveitar o poder da MSB

s11

Nada menos que conforto excepcional combinado com dinâmica de esportivo. O modelo antigo foi vítima de seu próprio layout; o grande W12 ficava muito à frente, no bico do carro, prejudicando muito a frente que saía demais. Agora o eixo dianteiro está 135 mm à frente, mas deu trabalho à Bentley. Reposicionar o W12 resultou em um dos semieixos passando através do bloco do motor, a apenas 1,5 mm de um dos mancais do virabrequim. Foi uma enorme conquista da engenharia e a evidência do quão sério o pessoal de Crewe levou a tarefa de anular os pontos negativos do antigo modelo…

VEJA MATÉRIA COMPLETA NA CAR 85. JÁ NAS BANCAS!
BAIXE O NOVO APP E LEVE UMA EDIÇÃO GRÁTIS! DISPONÍVEL PARA IOS E ANDROID.
OU COMPRE EM NOSSA LOJA ONLINE E RECEBA SUA CAR EM CASA!

4. Melhorar o interior

s2

Por dentro o GT adiciona novas tecnologias há muito tempo desejadas, com uma qualidade de aplicação que deixaria um relojoeiro suíço com inveja. O novo sistema de informação e entretenimento deixa de lado a antiga tecnologia VW. Não são apenas novos GPS e suportes para smartphone, tudo está dentro de uma tela de 12.3 pol. sensível ao toque, que faz o mesmo truque do DB5 do James Bond: girando em três posições para ver a imagem, botões auxiliares ou apenas recolhido quando estacionado. Os instrumentos em frente ao condutor são todos digitais.

s9

s6Suas escolhas de acabamentos para o interior aumentaram bastante, com 15 tipos de carpetes, oito opções de revestimentos e mais quatro revestimentos duplos, feitos à mão. Há também um novo tipo de entalhamento desenvolvido para os comandos do GT, tornando a função de ajustar, abrir e fechar as saídas de ar uma experiência tátil prazerosa.

A qualidade espetacular do acabamento dentro do GT ainda é maravilhosa. Escolha bancos de couro acolchoado e você levará 712 pontos de costura em cada desenho e estas costuras são perfeitamente geométricas. Cada carro tem mais de 310 mil pontos e usa quase 3 quilômetros de linha de costura. A Bentley também está desenvolvendo materiais ecologicamente corretos para clientes que os exigem…

VEJA MATÉRIA COMPLETA NA CAR 85. JÁ NAS BANCAS!
BAIXE O NOVO APP E LEVE UMA EDIÇÃO GRÁTIS! DISPONÍVEL PARA IOS E ANDROID.
OU COMPRE EM NOSSA LOJA ONLINE E RECEBA SUA CAR EM CASA!

5. Fazer um exterior de cair o queixo

s12

O desenho do Continental GT envelheceu muito, assim, a nova orientação de design do novo carro é limpa e conservadora, mas principalmente reconhecível ao primeiro olhar, apesar de mostrar que está diferente e melhor. As medidas explicam isso parcialmente: mesma altura de antes, mas a largura foi ligeiramente aumentada em 25 mm e as rodas são maiores, proporcionando imponência sem apelar para músculos extras.

O deslocamento do motor para trás e do eixo dianteiro para frente, não afetaram as proporções do carro, mas permitiram o encurtamento da distância entre a roda dianteira e a frente do carro, aumento o espaço dela em relação à coluna B, resultando numa ampla área linear que enfatiza o caráter GT do carro. A frente é delgada, a grade retangular, e há mais detalhes externos. Os faróis são texturizados, há um friso cromado que envolve discretamente o carro e o desenho dos escapamentos integrados ao para-choque são replicados nas lanternas traseiras…

VEJA MATÉRIA COMPLETA NA CAR 85. JÁ NAS BANCAS!
BAIXE O NOVO APP E LEVE UMA EDIÇÃO GRÁTIS! DISPONÍVEL PARA IOS E ANDROID.
OU COMPRE EM NOSSA LOJA ONLINE E RECEBA SUA CAR EM CASA!

6. Deixá-lo realmente ágil

s5

s8O circuito de Anglesey está debaixo de um céu nublado. Venta e faz frio, com uma garoa ocasional. É um belo traçado, uma mistura de curvas rápidas e médias, com altos e baixos. Estamos aqui para compararmos o antigo e o novo (um modelo pré-produção). Isso não preocupa a Bentley, que já andou quase um milhão de quilômetros em testes nas mais diversas condições. Se o Conti tinha alguns defeitos, eles ficaram para trás.

s7

Com 575 cv e 73,4 kgfm à disposição, o antigo GT W12 certamente não é um preguiçoso, mas seu comportamento é realmente da ‘velha escola’: frente pesada, aderência dianteira limitada, rolagem pronunciada de carroceria e efeito mergulho nas freadas. Ele se parece com um Phaeton preparado.

Entrar no novo carro é o mesmo que entrar num novo mundo. A única coisa igual é que, como antes, você aperta o botão de partida e seleciona Drive. O cockpit parece atual, o sistema de informação é moderno, os instrumentos e controles estão todos melhor posicionados e os bancos são mais confortáveis e anatômicos…

VEJA MATÉRIA COMPLETA NA CAR 85. JÁ NAS BANCAS!
BAIXE O NOVO APP E LEVE UMA EDIÇÃO GRÁTIS! DISPONÍVEL PARA IOS E ANDROID.
OU COMPRE EM NOSSA LOJA ONLINE E RECEBA SUA CAR EM CASA!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s