Andar em um carro conversível é sempre uma experiência gratificante, principalmente se seu trajeto inclui praias e muito sol. O Evoque reúne o melhor de dois mundos, é bom na cidade, melhor ainda no lazer, e manda muito bem no off road.

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s5Impossível fazer alguma coisa errada a bordo do Evoque Conversível, ainda mais se ele for laranja metálico, como o carro em que andamos. A sensação de circular com ele é a mesma de estar dentro de um aquário na Avenida Paulista. Primeiro SUV compacto conversível do mundo, é derivado da versão HSE Dynamic, a topo de linha da gama Evoque, e é o quinto membro da família Range Rover. O Evoque, que estabeleceu um novo padrão para os SUVs, com linhas distintas e inovadoras que viraram sinônimo de design, agora está indo ainda mais longe. O modelo combina o tradicional luxo e eficiência dos Range Rover, mas com uma carroceria totalmente improvável para um SUV de quatro lugares.

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Na verdade, o Evoque alia a ‘alegria’ de um carro conversível, com um teto dobrável sofisticado e prático, às tecnologias off road da marca, ou seja, ele está preparado para todas as eventualidades climáticas. Fazer um conversível não é tarefa das mais fáceis, principalmente um que se propõe a ter uma utilização “fora de estrada”, quando a estrutura do carro sofre esforços e torções.

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s18Tanto isso é verdade, que ele é o mais pesado da linha. Recebeu reforços estruturais por toda a carroceria, passando a pesar 1.936 quilos. Isso significa que ele ganhou 281 quilos em relação à versão da qual ele é derivado, que pesa 1.655 quilos. Também perdeu em desempenho — 0 a 100 km/h em 8,6 s contra 7,6 s e velocidade máxima de 209 km/h contra 217 km/h. Mas não achamos que esse seja um fator preponderante para quem deseja um carro com essas características; o prazer de ter o céu como “capota” é mais importante.

s19A capota de tecido do Evoque é extremamente prática de ser acionada. Com funcionamento automático — basta acionar um botão no console central do carro —, ela se abre em 18 segundos. E pode ser fechada em até 21 segundos, com o carro em movimento em velocidades de até 48 km/h. Um defletor de vento melhora o conforto nos bancos dianteiros quando a capota está abaixada, reduzindo a turbulência que vem de trás da cabine.

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Claro que o porta-malas, que passou a abrigar a capota de tecido e toda a sua estrutura, perdeu grande parte do seu espaço. Dos 575 litros usuais para a versão fechada, ele passou para 251 litros, ainda assim, bom volume para um carro com essa arquitetura. Seu mecanismo Z-fold permite que ela seja nivelada com a parte traseira da carroceria, para manter uma aparência elegante quando abaixada.

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Também é claro que quem dirige um carro sem a proteção da estrutura metálica usual tem preocupações quanto à segurança. O Evoque Conversível conta com um dispositivo de proteção contra capotagens, que fica localizado atrás dos encostos dos bancos traseiros. Os arcos de segurança, camuflados sob a carroceria, podem ser armados em apenas 90 milissegundos em caso de capotagem, criando um espaço de sobrevivência para os ocupantes do veículo.

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s7Com linhas exteriores bonitas e cativantes, o interior não fica nada a dever. Com muitos detalhes e superfícies limpas, conta com materiais de alta qualidade, como o couro Oxford, as costuras duplas e os revestimentos das portas acolchoados. No centro do painel, o novo sistema multimídia InControl Touch apresenta monitores com tela sensível ao toque de 8″ ou 10” — opcional. O upgrade para a versão inControl Touch Pro apresenta tela em formato 21:9 wide com 80% mais pixels do que o monitor padrão com tela de 8”.

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De última geração, o InControl Touch Pro proporciona bons níveis de conectividade e entretenimento ao SUV. Alguns dos principais aspectos do InControl Touch Pro são: InControl Touch Pro Navigation, sistema de Som Meridian de 380 W com 10 alto-falantes e subwoofer, e reconhecimento de voz. Ele ainda pode ter um upgrade para um Meridian 660 W com surround e 12 alto-falantes e subwoofer, TV e InControl Apps.

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Ele também pode vir com climatização programada, opcional, que oferece o sistema Park Heat. Esta função pré-aquece o motor, conduzindo o calor residual produzido para o interior da cabine, aquecendo-a para quando o motorista for dirigir. Da mesma forma, em climas quentes, é possível resfriar a temperatura da cabine. O sistema pode ser ativado ou pré-programado por meio do monitor sensível ao toque e deixar o veículo pronto para a sua saída todas as manhãs.

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O motor Si4, que equipa a versão comercializada no País, é um 2,0 litros movido a gasolina. Mas lá fora existe uma segunda versão, a diesel. Feito de alumínio, ele é leve e conta com uma moderna tecnologia de injeção direta. O turbocompressor e o duplo comando de válvulas com variador de fase na admissão e escapamento ajudam a melhorar o desempenho e a minimizar o consumo e as emissões de CO2. Ele também incorpora um coletor de escape que ajuda a acelerar o aquecimento do motor e a diminuir ainda mais as emissões durante o tempo que ele leva para atingir a temperatura ideal de funcionamento. Outro detalhe interessante é a presença do Carregamento Regenerativo Inteligente, que prioriza o carregamento da bateria quando o veículo está em desaceleração para capturar a energia cinética desperdiçada e reduzir o consumo de combustível…

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