Muitas curvas fechadas. Subidas de montanha que destruiriam alguns carros. Muitas compras. Será que o carro mais desejado de 2017 sobreviverá à Noruega?

s10

No final de sua vida, doente e acamado, o grande dramaturgo norueguês Henrik Ibsen recebeu uma visita. “Como ele está? ”, perguntou o visitante à enfermeira. “Um pouco melhor hoje”, ela respondeu, atenciosa. Nesse momento Ibsen despertou e gritou: ‘Tvertimod!’, que significa: ao contrário. E morreu em seguida.

s3

Como últimas palavras elas foram magníficas, mas não acredito que expressem o caráter do povo norueguês. De forma geral, noruegueses podem ser qualquer coisa, menos contrários – na verdade eles têm um código nacional de conduta, o Janteloven, ou, Lei de Jante, que conduz seu comportamento. Estas regras sociais seguem numa linha que prega: “Não pense que você é especial, não pense que você é melhor que os outros, não pense que você é mais importante que seu vizinho”. As crianças são educadas desde pequenas para não se gabarem e não terem inveja das conquistas alheias e jamais forçarem sua elevação na sociedade.

s4

E querem saber? Não se vê muitos Range Rover na Noruega. Talvez porque o combustível lá seja caro, mesmo a Noruega sendo um país com grandes reservas de petróleo. Poderia ser por causa dos impostos, que beneficiam os carros elétricos – muitos mesmo, tanto que o Tesla Model S é o carro mais vendido no país. Outra razão pode ser o preço do carro, vendido lá a cerca de R$ 590 mil, quase o dobro do preço médio na Europa.

s1

s14Mas eu acredito que seja por causa da Lei de Jante. Por 45 anos o Range Rover foi o símbolo máximo de status 4×4. Trata-se de um carro com posição de dirigir de comando, estilo assertivo, dimensões imponentes; um carro que o faz sentir-se superior a seus vizinhos. Basicamente a materialização de tudo que a Lei de Jante recomenda que a sociedade nórdica evite.

Mas será que os nórdicos não estão distorcendo as coisas? Nem todos os Range Rover são assim, e agora há uma nova marca com diferenças importantes em relação ao DNA da Range Rover. Seria o novo Velar o carro que confundirá as crenças escandinavas (e a nós, eternos alpinistas sociais)? Talvez se eles perceberem que um Range Rover não se traduz apenas por status, quem sabe mudem de ideia.

s9

Portanto, viajamos até a Noruega para testarmos o novo modelo, para vermos do que ele é feito, para o colocarmos em situações difíceis e talvez, darmos a esta cética nação, cinco boas razões para deixarem a Lei de Jante de lado (sobre a alta taxa de impostos, não poderemos fazer nada).

 

TESTE 1

Ele combina com a beleza da Noruega?

s13

Calma, antes de qualquer coisa ele é o “vê-lar” ou o seria “vii-lar”? O pessoal internacional da Jaguar Land Rover (JLR) o chama de “vell-arrr”, mas aqui no Brasil, acho que não teremos este problema. O nome vem dos primeiros protótipos da Range Rover em 1969, escolhido exatamente para disfarçar a identidade do carro, quando os engenheiros simplesmente produziram um emblema falso, com a palavra ‘velare’, derivada do latim, que significa véu, antes de andarem com eles por toda a Europa, Nigéria e Marrocos, sem serem identificados. Não se soube de nenhum deles, afinal não haviam redes sociais em 1969.

s6

Portanto, é um nome clássico ao mais arrebatador e moderno carro da gama JLR. A Range Rover diz que aplicou uma ‘abordagem visualmente reduzida’ em seu design e as superfícies são ‘maravilhosamente limpas’, ajudadas pelas maçanetas embutidas (elas aparecerem depois de serem tocadas) e as linhas fluidas que geram a impressão do carro ter sido esculpido sobre uma peça única de alumínio. Notem as linhas dos ombros que continuam sobre a área envidraçada ou aos conjuntos óticos que são tão delgados que até dão a impressão de se tratar de um carro-conceito. Eu acho que o Velar é uma obra de arte…

VEJA MATÉRIA COMPLETA NA CAR 85. JÁ NAS BANCAS!

BAIXE O NOVO APP E LEVE UMA EDIÇÃO GRÁTIS! DISPONÍVEL PARA IOS E ANDROID.

OU COMPRE EM NOSSA LOJA ONLINE E RECEBA SUA CAR EM CASA!

 

TESTE 2

Seu interior é revolucionário? s7

s16Os carros mais modernos têm os interiores mais modernos, claro, mas mesmo assim, quando você entra no Velar, as mesmas sensações da parte externa se repetem. As telas enormes já são comuns hoje em dia, mas a nova Touch Pro Duo é pura ficção científica. O painel é composto de duas telas sensíveis ao toque de 10 pol. A superior é grande e convencional, elevando-se automaticamente quando o carro é ligado, a de baixo é mais usual e integrada ao console central, controlando as funções principais do carro e conferindo uma atmosfera minimalista ao interior do carro. Todos os gráficos e fontes são precisos e em alta definição e a textura e movimento dos controles giratórios são inspirados nos anéis de foco das melhores lentes fotográficas.

s15

s17Tirando isso, o interior é autêntico Range Rover – mais inclinado que o habitual, mas este senso de elevação, o maravilhoso volante, a qualidade dos tecidos e revestimentos é familiar; ambientação dos Range Rover modernos.

Uma coisa está faltando no nosso exemplar…

VEJA MATÉRIA COMPLETA NA CAR 85. JÁ NAS BANCAS!

BAIXE O NOVO APP E LEVE UMA EDIÇÃO GRÁTIS! DISPONÍVEL PARA IOS E ANDROID.

OU COMPRE EM NOSSA LOJA ONLINE E RECEBA SUA CAR EM CASA!

 

TESTE 3

Ele consegue fazer um nórdico se divertir?

s5

Desembarcamos em Oslo, para depois tomarmos uma conexão para Alesund, na costa norte da Noruega, onde encontraríamos o Velar. Até Bergen, foram 320 km ao sul, região famosa por ser o portão de entrada dos fiordes, o velho porto de Alesund forma num cenário magnífico, esculpido por glaciares e iluminado pelo sol pálido do Norte.

s8

s12A 15 km da pitoresca Alesund, estamos cruzando encostas verdes rumando ao leste, enquanto vemos as águas verdes acinzentadas em Storfjord à direita. Para aqueles que não tiveram a chance de conhecer, os fiordes são grandes enseadas do mar da Noruega ocidental, esculpidas por uma série de glaciares combinados com geleiras, gerando formatos como se fossem gigantes de sorvete, deixando profundos vales com catedrais gigantes baseadas em estruturas mergulhadas profundamente na água. O de Storfjord, por exemplo, tem 800 metros de profundidade.

Porém, não há tempo para viagens românticas com o Velar. Nosso modelo ostenta a versão de acabamento R Dynamic, o que significa uma série de pequenos truques de estilo sobre as versões S, SE e HSE, com os principais trazendo aletas no capô e entradas de ar agressivas no para-choque dianteiro. Na cor Vermelho Firenze com rodas pretas de 21 pol. (22 pol. também estão disponíveis e são lindas), nosso carro é a versão topo entre as turbodiesel, com motor V6 3.0 l de 296 cv e um tsunami de 71,3 kgfm de torque, disponível a apenas 1.500 rpm. Este é um dos três disponíveis a diesel e há três a gasolina também, que inclui o topo da gama, o V6 supercharged de 375 cv (herdado do Jaguar F-Type). Tenho certeza que ele ronca como um verdadeiro esportivo, mas para ser honesto, estou bem contente com o som do turbodiesel aqui. Há alguma coisa nesse interior que não consigo identificar, mas que remete ao desempenho, dá vontade de acelerar. A direção é neutra e pede pouca intervenção, a dirigibilidade é a mesma tradicional dos Range Rover, serena e firme em velocidade. O nosso tem suspensão pneumática ajustável (standard nos modelos V6) e estamos com a configuração mais rebaixada, que mostra alta capacidade de absorção de imperfeições, deixando o mundo exterior a parte.

s11

Meu texto está dando a impressão que ele é chato de conduzir? Não era essa a intenção. Depois de subir cada vez mais até uma passagem de montanha, subitamente a descida radical de Geirangerfjord se revela abaixo de nós. Estreita, vertical e cercada por montanhas com cume coberto de neve, mesmo em julho, Geiranger deve ser o mais famoso dos fiordes, o Grand Canyon da Europa. Na verdade, se esta água toda derretesse, ele seria até mais profundo que o Grand Canyon americano – suas paredes de rocha sobem 1.600 metros acima da tranquila lâmina d´água e 250 metros estão submersos nelas. Olhamos para baixo e vemos um transatlântico de cruzeiro ancorado que daqui mais parece um barquinho de brinquedo…

 

VEJA MATÉRIA COMPLETA NA CAR 85. JÁ NAS BANCAS!

BAIXE O NOVO APP E LEVE UMA EDIÇÃO GRÁTIS! DISPONÍVEL PARA IOS E ANDROID.

OU COMPRE EM NOSSA LOJA ONLINE E RECEBA SUA CAR EM CASA!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s