Talvez a sua arquitetura — motor central-traseiro — seja a sua melhor característica como carro esportivo. Mas é claro que as boas qualidades do 718 Boxster não acabam por aí

EF7T3374

Os carros da marca sempre são cercados de uma aura de esportividade e história nas competições, e o Porsche 718 Boxster não foge à regra. Sua arquitetura, com motor em posição central-traseira (atrás dos bancos e à frente do eixo traseiro), baixo peso e propulsores potentes, caracteriza um pensamento que existe desde 1953, quando os lendários Spyder 550 e 718 foram desenvolvidos para as corridas.

EF7T3605.jpg

Em produção há mais de 20 anos, o Boxster passou, no ano passado, por grandes mudanças, incluindo sua designação. Passou a se chamar 718 Boxster e voltou a receber os motores de quatro cilindros em substituição ao de seis, que equipava a geração anterior. Esses esportivos de dois lugares — Boxster e Boxster S — ficaram mais potentes e eficientes.

EF7T3507.jpg

Mas falar de carros Porsche é meio caminho andado para definir modelos altamente prazerosos de dirigir, e não é diferente com o 718 Boxster desta edição. O novo motor de dois litros com turboalimentação desenvolve 300 cv de potência. Ele ganhou 35 cv em comparação com o modelo Boxster que o antecedeu, além de ficar até 13% mais econômico.

EF7T2802.jpg

Nessa nova geração, seu design passou por uma profunda reformulação, apesar de continuar reconhecível à primeira vista. À exceção da tampa do porta-malas, do para-brisa e da capota, tudo é novo. Assim como as entradas de ar de arrefecimento na dianteira do carro, os faróis principais bixenônio e as luzes de circulação diurna de LED integradas.

dudabairros-0327.jpg

Visto de perfil, destacam-se os desenhos dos para-lamas, as entradas de ar para o motor e intercooler à frente do eixo traseiro e as enormes rodas com aro de 19 polegadas de diâmetro e 8 polegadas de largura na dianteira e 10 polegadas na traseira. Os pneus são 235/40 na frente e 265/40 atrás.

EF7T3923.jpg

Na traseira, o friso decorativo com a inscrição Porsche que integra as novas lanternas com tecnologia LED tridimensional e as luzes de freios de quatro pontos completam a reformulação estética do carro. O interior também não passou incólume, o cockpit recebeu painel de instrumentos redesenhado e a última geração do Porsche Communication Management (PCM). O acabamento continua sendo de alta qualidade e destacado pelo painel e pelo volante multifuncional com 375 mm de diâmetro.

EF7T3844.jpg

No modelo atual, o chassi recebeu uma nova afinação, melhorando a agilidade e o comportamento nas curvas. Em prol de uma maior precisão e estabilidade, uma nova barra transversal traseira reforça o conjunto e aumenta a rigidez transversal. Amortecedores com maior diâmetro de pistão e de cilindro ajudam a melhorar o rigor da trajetória das rodas devido à maior rigidez. Essa nova calibragem da suspensão reduz os movimentos de inclinação e de oscilação da carroçaria ao mínimo possível. A direção eletromecânica, que ficou 10% mais direta, permite manobras mais fáceis e uma condução esportiva mais prazerosa.

FEF_6504.jpg

O motor “boxer” de quatro cilindros e 2,0 litros com turbocompressor é totalmente novo. Ele se distingue por uma capacidade de resposta mais espontânea, pela rapidez com que atinge as rotações mais elevadas e, como não poderia deixar de ser, pelo som emocional. Além de ganhar mais potência — 300 cv —, também ganhou em torque, que agora está em 38,7 kgfm entre 1.950 e 4.500 rpm.

FEF_6604.jpg

Esse motor, aliado ao câmbio automatizado PDK de dupla embreagem, leva o 718 Boxster de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e a uma velocidade máxima de 275 km/h. Nada mal… Claro que o bom desempenho está associado a um som extremamente instigante que sai pelo seu escapamento e “emociona” nas fortes acelerações. Resumindo, ele é um dos esportivos que melhor refletem o conceito de downsizing, ou seja, máximo desempenho com um motor menor, mais econômico e menos poluente…

VEJA MATÉRIA COMPLETA NA CAR 86. EM BREVE NAS BANCAS!

BAIXE O NOVO APP E LEVE UMA EDIÇÃO GRÁTIS! DISPONÍVEL PARA IOS E ANDROID.

OU COMPRE EM NOSSA LOJA ONLINE E RECEBA SUA CAR EM CASA!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s