Car Magazine Car Magazine

500e: 100% elétrico, tem autonomia de até 460 km

Primeiro modelo 100% elétrico da Fiat comercializado no país, o 500 elétrico chega totalmente renovado em sua terceira geração: com a nova plataforma Mini EV, o veículo está maior, mais conectado, e melhor equipado por R$ 239.990

Car

Modelo histórico da Fiat, responsável pela mobilidade inteligente desde seu lançamento na Europa do pós-guerra, em 1957, o 500 simboliza a essência da marca atualmente. O 500 elétrico será comercializado no Brasil na versão Icon em dez concessionárias de nove cidades: Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Campinas (SP), São Paulo (SP) com duas lojas, Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Recife (PE).

Totalmente novo, mas inequivocamente ligado a suas origens, o 500 elétrico é imediatamente identificado pelo grupo óptico com faróis e milhas redondos agora Full LED, destacando-se pelo DRL no capô como se fossem “sobrancelhas”, faróis com o efeito Espelho Infinito e luzes de direção no para-choque. A nova iluminação em LED também está nas lanternas. A traseira dispõe do clássico bagageiro e um novo spoiler, agora ainda mais acentuado, que aperfeiçoa a eficiência aerodinâmica.

Sem renunciar a sua tradicional proporção, o novo veículo cresceu suas dimensões em 61 mm no comprimento, 22 mm entre os eixos, 57 mm na largura e 29 mm na altura, privilegiando o espaço interno. As rodas são de liga leve de 16 polegadas. Ele também recebeu nova grade frontal, inserções cromadas na moldura das janelas e badges laterais e adoção do fecho eletrônico em vez do mecânico, dando a oportunidade de redesenhar a maçaneta, agora totalmente integrada dentro da porta.

O interior do Fiat 500 elétrico foi projetado de forma a enfatizar o aumento do espaço interno. A inserção do painel, o volante de dois raios e o cluster arredondado fazem uma conexão clara com o veículo original de 1957. Com concepção de última geração, um sistema de infoentretenimento com uma grande tela sensível ao toque de 10,25” no formato wide, combinado com um cluster digital TFT de 7”, fornece conectividade e informações para uma experiência única do usuário.

A central multimídia de última geração tem display digital de 10,25”, combinado ao cluster 100% digital de 7”

Mais de 90% dos componentes do 500e, incluindo a plataforma Mini BEV, são exclusivos. A posição da bateria no assoalho, por exemplo, garante a manutenção do espaço a bordo, melhorando a distribuição de peso entre os eixos dianteiros e traseiros, baixando o centro de gravidade do veículo. Ele também recebeu nova coluna de direção com regulagem axial, freio de estacionamento elétrico e novo eixo traseiro.

O compacto possui três modos de condução que podem ser selecionados no console central, combinando com o seu estilo de condução: Normal ( mais próximo à experiência tradicional de condução), Range (ativa a função “One Pedal Driving” e melhora a recuperação da energia) e Sherpa (ajusta vários parâmetros de condução, como velocidade máxima, resposta do acelerador e desativação do ar-condicionado e sistemas auxiliares de aquecimento).

O 500 elétrico apresenta uma autonomia de 320 quilômetros, cobrindo, com folga, o deslocamento médio diário de cerca de 30 quilômetros, mas testes realizados pela Fiat no Polo Automotivo de Betim (MG) indicaram que o carro pode chegar a 460 km de autonomia rodando em condições ideais.

O motor elétrico entrega 87 kW, o que equivale a 118 cavalos de potência a 4.200 rpm. O que mais impressiona, entretanto, é o torque, que atinge surpreendentes 22,4 kgfm. Isso permite que o 500e necessite de 9 segundos para atingir 100 km/h, e tenha uma retomada de 60km/h a 100 km/h em 4,8 segundos.

Mais de 90% dos componentes do 500e, incluindo a plataforma Mini BEV, são exclusivos

Convenientemente, o 500 elétrico vem com um cabo padrão de seis metros de comprimento para carregamento doméstico. A tomada inteligente Type 2, localizada na lateral direita do veículo, permite o carregamento tanto em AC (corrente alternada) como em DC (corrente contínua). Ela é denominada “inteligente” por causa da possibilidade de programação de carregamento e do fornecimento de informação sobre o estado de carga da bateria.

A Fiat também pesquisou junto ao consumidor a necessidade de um carregador rápido. A marca indica a comercialização de produtos com a WEG, parceira certificada e qualificada para venda e instalação dos carregadores WallBox, no qual a carga completa pode se dar em até 4 horas.

Para otimizar o tempo de recarga, o 500e inclui sistema de carga ultrarrápida em corrente contínua de até 85 kW. Dessa maneira, são necessários apenas cinco minutos – para gerar energia suficiente para viajar 50 quilômetros dentro da cidade. A carga ultrarrápida também pode carregar a bateria até 80% em apenas 35 minutos.

O carro conta com o Co-Driver, formado pelo Sistema Avançado de Condução Assistida (ADAS) de última geração, atingindo classificação nível 2 na escala SAE. O carro inclui ainda recursos como: controle de cruzeiro adaptativo, Lane Centering, assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestre, detector de placas de limite de velocidade, detector de fadiga, monitoramento de ponto cego, sensores de estacionamento 360°, e assistente de estacionamento (Park Assist).

A central multimídia de última geração tem display digital de 10,25”, combinado ao cluster 100% digital de 7”. O display de 7” em TFT oferece gráficos configuráveis, coloridos e com grande definição, permitindo uma ampla gama de configurações de personalização do cliente. O 500e está perfeitamente conectado ao smartphone: ele se comunica com o motorista dentro e fora do carro, permite definir desde o caminho de navegação com antecedência e até configurar o ar-condicionado à distância, dentre outras funcionalidades.

O grupo óptico Full LED, destaca-se pelo DRL no capô como se fossem “sobrancelhas”

Car Magazine

Notícias relacionadas