Car Magazine Car Magazine

911 Turbo, ainda mais potente

Nos últimos 45 anos, o Porsche 911 Turbo tem sido um dos mais representativos esportivos de alta performance em todo o mundo. Combinando a praticidade do uso diário com performances impressionantes, os modelos que estão chegando reúnem o melhor de dois mundos

Car

Após o lançamento do 911 Turbo S, agora é a vez do 911 Turbo nas versões Coupé e Cabriolet serem apresentados. Ainda mais potentes e mais velozes. Com o novo motor de 580 cv – 40 cv a mais que o antecessor –, ambos superam a icônica barreira dos três segundos para a aceleração de 0 a 100 km/h, estabelecendo o tempo de 2,8 segundos. A velocidade máxima permanece inalterada, 320 km/h. O câmbio é o PDK, com dupla embreagem, de oito velocidades com acerto específico para o turbo. Os novos modelos – 911 Turbo Coupé, a partir de R$ 1.099.000, e 911 Turbo Cabriolet, a partir de R$ 1.149.000 – estarão disponíveis para encomendas a partir de 20 de julho.

Para que se tenha uma ideia da evolução do 911 Turbo através dos tempos, essa última geração do carro mais que dobrou a potência do primeiro modelo, que tinha um motor horizontal de três litros, um único turbocompressor, e potência de 260 cv. O novo boxer de seis cilindros, agora com 3.745 cm3, traz turbocompressores VTG simétricos com geometria da turbina variável, e desenvolve 580 cv. Mas, apesar dele ter ficado mais rápido, maior e mais confortável ao longo dos anos, ele sempre manteve suas características fundamentais.

911 Turbo nas versões Coupé e Cabriolet, ainda mais potentes e mais velozes

O novo motor boxer de seis cilindros com 3.745 cm3, agora traz turbocompressores VTG simétricos, geometria da turbina variável e válvulas de alívio controladas eletricamente.
Além do sistema de refrigeração redesenhado e do uso de injetores piezoelétricos, foram melhoradas a capacidade de resposta, o desempenho e as suas características de torque.

Chassi e carroceria ficaram mais largos. O eixo dianteiro agora atua com maior precisão, graças a 42 milímetros adicionais na largura da bitola dianteira e aos novos pneus 255/35 de 20 polegadas de diâmetro. O controle de tração integral ativo PTM (Porsche Traction Management) agora é capaz de transferir ainda mais força para as rodas dianteiras, enquanto a tração do eixo traseiro – direcionável – foi melhorada por uma bitola 10 mm mais larga e pelos pneus 315/30 montados em rodas de 21 polegadas. O sistema de freios ficou ainda mais poderoso. As pinças vermelhas atuam sobre discos de ferro fundido com 408 mm de diâmetro na dianteira e 380 mm na traseira.

A tela central do PCM (Porsche Communication Management) agora tem 10,9 polegadas

Ele também pode vir com dois diferentes ajustes de chassi. O PASM (Porsche Active Suspension Management), de série, oferece uma maior amplitude entre a esportividade e o conforto. No caso de uma condução mais arrojada a suspensão pode ser abaixada eletricamente em até 10 mm para melhorar sua dirigibilidade. Opcionalmente ele pode vir com o PDCC (Controle dinâmico de chassi) de estabilização hidráulica ativa antirrolagem e o sistema de freios cerâmicos PCCB (Freios com compostos cerâmicos) com pinças fixas de dez pistões na dianteira.

Na dianteira, a carroceria foi alargada em 45 mm, passando para cerca de 1.840 mm. Na traseira, ele agora tem exatamente 1,90 metro de largura (20 mm mais). A aparência e a performance do carro podem ser refinadas com os pacotes Lightweight Design e Sports. O primeiro, reduz o peso do veículo em 30 quilos. Entre outras coisas, pelo uso de bancos leves integrais tipo concha, a exclusão dos bancos traseiros e o menor uso de material de isolamento. A versão Sports inclui o pacote 911 Turbo Sport Design, assim como itens adicionais em Preto e Carbono – isso, para não mencionar as luzes traseiras Exclusive Design.

A ampla lista de equipamentos inclui bancos esportivos de acionamento elétrico com 14 ajustes

A tela central do PCM (Porsche Communication Management) agora tem 10,9 polegadas, e a ampla lista de equipamentos inclui bancos esportivos de acionamento elétrico com 14 ajustes, o pacote Sport Chrono, e o volante esportivo multifuncional GT com borboletas de trocas de marchas e teclas de modo de direção, além do som Bose.

Inúmeros opcionais estão disponíveis para uma personalização adicional, incluindo o Porsche InnoDrive, com controle de cruzeiro adaptável, o Lane Keeping Assist, com reconhecimento de faixas da estrada, o Night Vision Assist, o Surround View e o sistema de som surround Burmester High-End.

 

Car Magazine Car Magazine