Car Magazine Car Magazine

A decisão da F1 resumida em dez imagens

Em dez fotos exclusivas, tentamos resumir a grandeza da etapa que decidiu o melhor campeonato de F1 do milênio.

RaceCar

Para um campeonato inesquecível, que teve corridas épicas e até não-corridas, como na Bélgica, uma final igualmente épica. O GP de Abu Dhabi fez jus ao campeonato e produziu um novo campeão em Max Verstappen na última volta da última prova.

Mas não só de Max e Lewis Hamilton viveu a corrida nos Emirados Árabes Unidos: uma série de acontecimentos em torno do grid tornaram o evento ainda mais especial. E, com fotos exclusivas, selecionamos dez delas que resumem muito bem o que foi esta prova.

Crédito: Beto Issa Photos

A DESPEDIDA DO ICEMAN

A decisão da temporada 2021 também marcou a despedida de Kimi Raikkonen da F1. Piloto com o maior número de largadas da história, campeão em 2007 e ha 20 anos no circo da categoria, Raikkonen foi eleito por anos a fio como o piloto mais popular do grid, mesmo com o seu jeitão calado e suas respostas curtas.

Crédito: Beto Issa Photos

O FIM DE UM CASAMENTO

A Finlândia roubou a cena fora das pistas. Além da aposentadoria de Kimi Raikkonen, Valtteri Bottas foi destaque ao cumprir sua última corrida com a Mercedes antes de assumir o bastão deixado por seu compatriota na Alfa Romeo. Ciente de que perdeu sua principal chance para ser campeão, Bottas agora torce para o projeto 2022 da Alfa ser bem nascido para poder ter nova chance.

Crédito: Beto Issa Photos

INÍCIO EMOCIONANTE

Sem o auxílio de Bottas, Lewis Hamilton sofreu forte ataque (até meio irresponsável) de Max Verstappen nas primeiras curvas. Ciente de que, em abandono duplo, ele levaria a melhor pelo critério de desempate, Max ousou e quase vimos um acidente na primeira volta definir o campeonato.

Crédito: Beto Issa Photos

“ABSOLUTAMENTE ANIMAL”

Sergio Pérez fez o que Valtteri Bottas não foi capaz de fazer durante o GP de Abu Dhabi: atuou em equipe para ajudar Max Verstappen. Sacrificou sua corrida, deixou de trocar pneus e gastou a gasolina que não tinha para segurar Lewis Hamilton em uma volta épica. Aliás, não é a primeira vez que os dois duelaram em alto nível em 2021.

Crédito: Beto Issa Photos

O REI DAS ULTRAPASSAGENS

Se existe algum consolo para Sebastian Vettel em sua nova fase com a equipe Aston Martin, este foi o prêmio por ser o piloto que mais ultrapassou em todo o campeonato, em uma disputa apertadíssima com Fernando Alonso. Os dois, com carros medianos, deram show em 2021 tanto quanto Hamilton e Verstappen.

Crédito: Beto Issa Photos

MOMENTO DA DISCÓRDIA

Foi durante o safety car final, provocado por um acidente do Williams de Nicholas Latifi, que aconteceu o momento-chave da corrida. Após uma decisão atrasada e que gerou muita discussão, o diretor de prova Michael Masi liberou os quatro carros que estavam entre Hamilton e Verstappen (que havia recém-colocado pneus macios novinhos). O resto, como já sabemos, virou história.

Crédito: Beto Issa Photos

30 ANOS DEPOIS

Desde Ayrton Senna em 1991, nenhum piloto havia conseguido levar o título equipado com motores Honda. Sem contar que também foi a primeira vez desde 2013 que um piloto Red Bull conquistou um campeonato – o primeiro a quebrar a hegemonia da Mercedes na era hibrida da F1. Como podemos ver, 2021 foi um ano memorável.

Crédito: Beto Issa Photos

EM NOME DO PAI

Jos foi considerado um prodígio no início de carreira. Chegou na F1 com pompa, foi protagonista de um enorme acidente com fogo, mas não passou de promessa. Seu filho, por sua vez, conseguiu ir mais longe. Estreou mais cedo que o pai, sacrificando também sua infância e juventude, obteve um importante suporte da Red Bull e se tornou campeão aos 24 anos, dando este presente ao pai.

Crédito: Beto Issa Photos

SMOOTH OPERATOR

Em sua primeira temporada pela Ferrari, Carlos Sainz foi o “Best of The Rest”. Foi o melhor piloto fora do eixo Mercedes-Red Bull com base na regularidade. Deixou seus amigos e rivais Lando Norris, Charles Leclerc e Daniel Ricciardo para trás, ajudando a Ferrari a recuperar o posto de terceiro melhor time do ano e rindo à toa.

RECONHECIMENTO E GRANDEZA

Mesmo tendo dito em off que sentiu um cheiro de manipulação no ar, Lewis Hamilton manteve a honra e a postura diante das câmeras e do público, aceitando a derrota, reconhecendo e saudando o novo campeão, ciente de que os dois entraram para a história do automobilismo mundial.

Car Magazine Car Magazine