Car Magazine Car Magazine

A Fórmula E e seus detalhes em imagens exclusivas

Nosso correspondente internacional, o fotógrafo português Jorge Sá, foi até Roma flagrar tudo da incrível etapa da Fórmula E realizada no último fim de semana.

RaceCarFormula E em Roma

A CAR Magazine Brasil decidiu inovar nesta semana com a Fórmula E. Ao invés de contarmos um fim de semana de corrida mais com palavras que com imagens, vamos fazer o contrário: descrever o incrível e-Prix de Roma em sua maior parte com galerias de todos os dias de atividades.

Para isso, designamos nosso correspondente na Europa, o renomado fotógrafo português Jorge Sá, que deu um pulinho na chamada “cidade eterna” para nos ajudar a trazer esse relato diferente e bastante visual deste campeonato que vem crescendo cada vez mais e atraindo gigantes do setor automotivo mundial.

Jorge Sá

Este é o Jorge Sá, nosso correspondente português em Roma que será nossos olhos nesta matéria.

FÓRMULA E: SEXTA-FEIRA, MONTAGEM E SHAKEDOWN

Vamos começar pela sexta-feira. Nessa primeira galeria, o legal é curtir os bastidores. Comparar o paddock da Fórmula E com o de outras categorias, como F1, Indy, Stock Car, Nascar. E já começamos a ver os primeiros carros na pista com o rápido shakedown.

Foi aquele dia padrão: montagem de boxes, carenagens tomando banho de sol, carros indo para a vistoria, pilotos participando de reuniões e coletivas e podendo checar se está tudo certinho com o equipamento em uma sessão rapídinha.

SÁBADO ÉPICO NA CIDADE ETERNA

O sábado da Fórmula E se mostrou espetacular já no treino livre, com um incrível acidente de Oliver Turvey, que veio a mil na reta enquanto os rivais simulavam largada. Clique aqui para ver.

A classificação, com cinco marcas diferentes no top 5: Mercedes, Porsche, Nissan, Audi e DS, com Stoffel Vandoorne fazendo a pole e Lucas Di Grassi saindo em um bom P4. O treino foi em pista seca e o Jorge Sá caprichou legal, então o qualy terá uma galeria só dele, abaixo.

A corrida foi de tirar o fôlego, realizada com pista úmida e marcada por toque entre os líderes Vandoorne e Lotterer, que deu a ponta de graça para di Grassi, mas o brasileiro teve problemas no trem de força e abandonou no fim (e testemunhando mais um acidente de Vandoorne, agora com Nick de Vries, após passar por uma tampa de bueiro e perder o controle do carro).

Sergio Sette Câmara teve problemas de consumo em seu carro por conta dos solavancos da pista ondulada e ele não conseguiu fazer muito, terminando em P16 nesta que foi uma das provas mais agitadas da história recente da Fórmula E. E Jorge Sá registrou tudo da seguinte forma:

 

 

DOMINGO DE REDENÇÃO PARA VANDOORNE

O domingo começou com outra classificação na Fórmula E, que deu a Nick Cassidy o privilégio de largar da posição de honra na prova que encerrava a passagem pela cidade italiana mais populosa.

Quem não teve muito o que comemorar foi Sette Câmara, que viu seu carro parar de funcionar na frente do nosso fotógrafo Jorge Sá, que registrou tudinho.

Na corrida, Vandoorne entendeu direitinho aquele velho ditado que diz “nada como um dia após o outro”, vencendo a corrida, desta vez realizada em pista seca, após largar em quarto. Com isso, a Mercedes conquistou seu primeiro triunfo na Fórmula E.

Já Lucas Di Grassi abandonou na sétima volta ao ser atropelado pelo velho rival Sebastien Buemi, sendo acertado por trás e batendo em seguida no muro de concreto. Buemi foi punido, enquanto o brasileiro ficou a pé.

 

“Foi um final de semana muito difícil. Sinto demais por toda a equipe Audi. Nós fizemos um grande esforço para tornar o carro competitivo. E nós conseguimos. Ontem e hoje. Mas infelizmente os dois dias terminaram por motivos fora de nosso controle, fizemos zero pontos. Nós vamos voltar para a pista mais fortes. Obrigado a todos pelo apoio. Tempos difíceis fazem as pessoas mais fortes. Isso é verdade tanto no esporte quanto na vida”, disse Di Grassi.

“Certamente o aprendizado que levamos aqui da Itália será muito grande. O carro apresentou problemas ontem, erramos na estratégia do qualify de ontem e hoje, na corrida, apostamos em uma situação que acabou se mostrando ineficiente. O que me deixa feliz, pelo menos, é que o carro, novamente, mostrou que tem um bom ritmo”, afirmou Sette Câmara.

Sam Bird, que se envolveu em um acidente provocado por Nyck de Vries no final e teve que abandonar, conseguiu se manter na frente do campeonato com os 43 pontos que alcançou depois de terminar em segundo no sábado.

Evans, seu companheiro de equipe na Jaguar Racing, é o segundo, com 39 unidades, e o fabricante britânico lidera entre as equipes com 82 pontos.

A sétima Temporada da Fórmula E continuará nos dias 24 e 25 de abril, com mais duas corridas no Circuito Ricardo Tormo, em Valência, marcando a primeira vez em que a categoria competirá na Espanha.

Car Magazine Car Magazine