Car Magazine Car Magazine

A Rainha de Nurburgring sai de cena

Primeira mulher a vencer as 24h e a ter cumprido mais de 600 mil km ao redor do circuito, Sabine Schmitz perde a luta contra o câncer aos 51.

RaceCarSabine Schmitz, a Rainha de Nurburgring

Em uma época onde a luta pela igualdade de condições entre homens e mulheres ainda não era tão maiúscula como nos dias de hoje, Sabine Schmitz já fazia história. Há 25 anos, em 1996, ela foi a primeira piloto do sexo feminino a vencer as 24 Horas de Nurburgring, no velho e desafiador circuito de 22 km, o que lhe rendeu o apelido de Rainha de Nurburgring.

Hoje, aos 51 anos, a Rainha de Nurburgring (ou “Rainha do Inferno Verde”, como também é conhecida a pista) nos deixou após uma longa luta contra um câncer que vinha desde 2017, pegando muita gente de surpresa – além de ser uma piloto profissional renomada, ela também ficou bastante conhecida por participar regularmente no histórico programa Top Gear, na Inglaterra. Veja abaixo uma compilação de algumas de suas participações:

E não só isso: Schmitz também foi campeã do Campeonato Alemão de Endurance e servia de piloto para pessoas que queriam dar uma volta rápida como acompanhante no velho Nurburgring em um carro carinhosamente apelidado de “Ring Taxi”. Nessa brincadeira, ela completou mais de 30 mil voltas na pista alemã.

Ou cerca de 660 mil km. Ela não era a Rainha de Nurburgring à toa.

Confira abaixo Sabine domando a pista do Inferno Verde em 2015 a bordo de um Porsche 911 GT3 R:

Atualmente, Sabine também conduzia, ao lado do marido Klaus Abbelen, uma equipe local que compete no turismo alemão, a Frikadelli Racing. Sua última grande aparição nas pistas foram nas etapas, claro, de Nurburgring do WTCC (atual WTCR) nas temporadas de 2015 e 2016, fazendo bonito e somando pontos.

O canal “Elas na Pista” também prestou uma homenagem a Sabine, confira abaixo:

Definitivamente, Sabine foi e sempre será uma grande inspiração para todas e todos.

Já viu essas outras notícias publicadas no site?

– Mônaco: palco do maior vexame da McLaren na F1

 

– Pré-temporada da F1 aponta Red Bull à frente de Mercedes; confira todos os números

 

– Invadindo um treino da Porsche Cup por uma volta

 

Car Magazine Car Magazine