Car Magazine Car Magazine

Accord Híbrido, o primeiro com tecnologia e:HEV no Brasil

Sedã de luxo começará a ser vendido em agosto, introduzindo a tecnologia e:HEV, híbrida de dois motores elétricos de alta eficiência. O carro mais equipamentos e está mais seguro

Car

A Honda inicia as vendas do novo Accord Híbrido, o primeiro modelo da marca com a inovadora tecnologia e:HEV híbrida de dois motores elétricos. O sedã é um dos três carros híbridos que a Honda planeja lançar no Brasil até 2023, dentro do seu plano de eletrificação para o mercado local. Ele chega com preço sugerido de R$ 299.900

Como parte da estratégia global a marca tem investido constantemente em pesquisa e desenvolvimento para continuar proporcionando a mobilidade com zero emissões. O objetivo é atingir a neutralidade de carbono em todos os produtos e atividades corporativas até 2050. Em linha com esse compromisso, foi estabelecida a marca Honda e:Technology, para identificar as tecnologias de eletrificação de alta eficiência que visam criar uma sociedade livre de carbono ao gerar, utilizar e conectar energia de maneira mais eficaz.

Sob o guarda-chuva e:Technology está a marca e:HEV, um novo nome de comunicação para a tecnologia híbrida de dois motores elétricos de alta eficiência, que é parte importante no processo de eletrificação da marca e estreia no Brasil com o Accord Híbrido. Ele usa um sistema com dois motores elétricos combinados com um motor de ciclo Atkinson de 2,0 l, com aceleração e respostas vivas e baixo índice de consumo de combustível. Há três modos principais de operação, dependendo da situação de condução: EV Drive (100% elétrico), Hybrid Drive e Engine Drive. O sistema alterna automaticamente entre eles de forma suave, buscando a máxima eficiência.

O carregador por indução no console central, com 15 Watts, proporciona mais comodidade aos ocupantes

Nos modos EV Drive e Hybrid Drive, a tração sempre ocorrerá apenas por meio do motor de tração elétrico de 184 cv e 32,1 kgfm de torque. A única diferença entre eles é se o motor a combustão, com 145 cv e 17,8 kgfm de torque, funcionará em conjunto com o motor elétrico gerador, para fornecer energia, ou não. Por se tratar de um motor elétrico de alta potência, a maior parte das condições de rodagem estarão cobertas nestes dois modos de operação.

Como complemento, a Honda possui um terceiro modo, exclusivo da marca, o Engine Drive, que faz uma conexão direta do motor a combustão com as rodas, por meio de um sistema de embreagem. Esse modo é acionado em velocidades mais altas de cruzeiro, quando o motor a combustão trabalha em sua faixa de maior eficiência energética.

Outro diferencial do sistema é a interação com o motorista. Os modos de condução Sport e ECON alteram a aceleração (quando o acelerador é pressionado) e também a desaceleração (quando o motorista tira o pé do acelerador). A intensidade da força de desaceleração também pode ser regulada em quatro estágios por meio de dois comandos próximos ao volante. Com isso, o Accord Híbrido consegue alcançar a eficiência energética de 1,20 MJ/km, com consumo de 17,6 km/l na cidade e 17,1 km/l na estrada, de acordo com o INMETRO.

Na traseira, seu desenho é complementado com um novo acabamento na parte inferior do para-choque

Externamente, a imponente dianteira, com linhas bem definidas e faróis full-LED, ganha novos para-choque e grade, com desenho mais horizontal e que abriga os também novos faróis de neblina em LED. Também traz o emblema H frontal com detalhes em azul, exclusivo dos veículos híbridos da marca. As laterais são complementadas pelas inéditas rodas de liga leve de 17 polegadas, com acabamento escurecido. Na traseira, seu desenho é complementado com um novo acabamento na parte inferior do para-choque. Na tampa do porta-malas, o logo e:HEV identifica a versão híbrida, assim como o emblema H com detalhes em azul.

Na conectividade, o sistema de áudio agora permite a integração com as tecnologias Apple CarPlay e Android Auto sem fios. Além disso, o carregador por indução no console central é de alta potência, com 15 Watts, proporcionando mais comodidade aos ocupantes.

O Honda SENSING, pacote de tecnologias de segurança e assistência ao motorista, é um item padrão que inclui o ACC (Adaptive Cruise Control) com LSF (Low Speed Follow) – controle de cruzeiro adaptativo com ajuste de velocidade, CMBS (Collision Mitigation Braking System) com FCW (Front Collision Warning) – sistema de frenagem para mitigação de colisão -, LKAS (Lane Keeping Assist System) – sistema de assistência de faixa – e o RDM (Road Departure Mitigation System) com LDW (Lane Departure Warning) – sistema para mitigação de evasão involuntária de pista.

 

A dianteira, ganhou novos faróis full-LED, para-choque, grade e faróis de neblina em LED

Car Magazine Car Magazine