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Agora, com mais potência

A versão mais recente do 718 Boxster GTS ganhou mais 35 cv... Agora está com 365 cv! Não tenha dúvida, ficou muito mais divertido de dirigir. Por: Caio Moraes | Fotos: Luca Bassani

CarPorsche 718 Boxster GTS

Depois de uma profunda remodelação ocorrida há dois anos, quando o Boxster incorporou a denominação de 718 e voltou a contar com os motores de quatro cilindros em substituição ao de seis, que equipava a geração anterior, agora ele recebe uma “injeção de ânimo” — como se precisasse — e ganha mais potência e eficiência.

Boxster e Cayman se caracterizam pela arquitetura construtiva, com motor em posição central-traseira (atrás dos bancos e à frente do eixo traseiro), baixo peso e propulsores potentes, relembrando um conceito existente desde 1953, quando os lendários Spyder 550 e 718 foram concebidos para as competições.

O novo 718 Boxster GTS ganhou um motor mais potente, agora com 365 cv, após receber intervenções no duto de admissão e incorporar um turbocompressor otimizado para o seu motor boxer de quatro cilindros e 2,5 litros. Com esses ajustes, esse propulsor conquistou 15 cv de potência adicionais em relação ao modelo 718 S e até 35 cv de potência a mais que os modelos GTS anteriores com motores naturalmente aspirados. Eles vêm equipados com a transmissão automatizada de dupla embreagem Porsche Doppelkupplung (PDK).

O motor central-traseiro melhora a distribuição de peso entre dianteira e traseira

Outro destaque desse motor é o torque máximo de 43,8 kgfm presente a partir das 1.900 rpm, permanecendo estável até as 5.000 rpm, o que proporciona excelentes níveis de aceleração e retomada de velocidades. A combinação do motor com o câmbio PDK e o Pacote Sport Chrono permite aos modelos GTS acelerar de zero a 100 km/h em 4,1 segundos e alcançar a velocidade máxima de 290 km/h.


Visualmente, o GTS distingue-se dos demais modelos 718 por conta do novo revestimento frontal Sport Design, com lanternas dianteiras opacas e faróis bixênon escurecidos. Na traseira, os destaques são as lanternas escurecidas, as inscrições e os detalhes do para-choque em preto e a saída dupla dos escapamentos no centro do carro. Inscrições GTS nas portas e as enormes rodas de 20 polegadas pintadas de preto completam a vista lateral.

O conceito GTS também personaliza a concepção interior. O cronômetro do Pacote Sport Chrono (de série) vai integrado ao painel como componente de destaque. Os bancos esportivos (Sport Plus) são envolventes como convém a um carro com o desempenho do Boxster GTS, e trazem a parte central em Alcântara. Os bancos, com os logos GTS bordados nos apoios de cabeça, podem ser ajustados eletricamente e oferecem bom porte lateral e conforto. O uso do Alcântara também pode ser percebido no acabamento do volante, console central e apoios de braços.

No Boxster GTS se procurou um ajuste de chassi que valorizasse todas as possibilidades dinâmicas do carro. O sistema de amortecimento adaptável de série Porsche Active Suspension Management4 (PASM), por exemplo, garante maior aderência e melhor desempenho e um razoável nível de conforto. Opcionalmente, ele pode vir com o PASM com rebaixamento de 20 milímetros.

O Porsche Stability Management (PSM), que controla os limites dinâmicos e o sentido de direção, a velocidade, a rapidez dos desvios de trajetória, assim como a aceleração lateral do veículo faz parte do pacote Sport Chrono. Ele permite que os motoristas mais experientes possam usufruir de uma condução mais próxima dos limites do veículo nos circuitos fechados. A função permite ângulos de derrapagem mais elevados e um maior grau de deslizamento nas rodas de tração.

Outro sistema, o Porsche Torque Vectoring (PTV), aprimora a precisão de direção, a agilidade e a tração: o bloqueio mecânico transversal do eixo traseiro aumenta a performance e o prazer de dirigir, pois ajuda a transmitir mais força para a roda mais lenta, favorecendo acelerações mais fortes na saída de curvas fechadas.

Os freios de ferro fundido com pinças vermelhas, que sobressaem por trás das rodas pintadas de preto, asseguram excelentes desacelerações qualquer que seja a solicitação de condução. O GTS vem com calipers de quatro pistões e discos de freio com 330 mm x 34 mm de dimensão na dianteira e 299 mm x 20 mm na traseira. O contato do carro com o chão é feito por meio de rodas Carrera S, de 20 polegadas, que vão calçadas com pneus 235/35 ZR 20 na frente e 265/35 ZR 20 atrás.

Porsche 718 Boxster GTS
> Preço R$ 480.000
> À venda Disponível
> Motor Quatro cil., 2.497 cm3, turbo de geometria variável, potência máxima de 365 cv a 6.500 rpm, torque máximo de 43,8 kgfm entre 1.900 e 5.000 rpm, gasolina
> Transmissão Automatizada PDK, sete marchas, tração traseira
> Desempenho 0 a 100 km/h em 4,1 s; velocidade máxima de 290 km/h
> Suspensão Dianteira independente McPherson; traseira independente multibraço
> Comp. / largura / altura 4.379 / 1.994 / 1.272 mm
> Peso / material 1.405 kg / aço

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