Dois novos esportivos Mercedes-AMG chegam aos concessionários ainda este mês. Ambos trazem o potente motor de 2,0 litros e 421 cv totalmente revisto
Duas novidades chegam ao País para compor o portfólio dos esportivos da marca: Mercedes-AMG A 45 S 4MATIC+ e Mercedes-AMG CLA 45 S 4MATIC+. Agora, a empresa passa a ter 24 modelos com desempenho diferenciado, a maior oferta de veículos da categoria no País. Os preços sugeridos são de R$ 434.900 e R$ 458.900 respectivamente.
O grande destaque dos modelos que chegam ao mercado é o novo motor, que teve seu conceito revisto. Ele continua com os mesmos quatro cilindros de sempre, porém, foi virado 180° em torno de seu eixo vertical. Isso significa que o turbo compressor e o coletor de escape agora estão posicionados na sua parte traseira, e o sistema de admissão agora está posicionado à sua frente. Essa configuração permitiu que ele fosse fixado mais para baixo, melhorando a aerodinâmica da seção frontal. O turbo tem carga máxima de 2,1 bar.
Na cabeça do cilindro, os bocais de injeção foram reposicionados e o sistema de velas de ignição permitiram válvulas de escape relativamente maiores do que no motor anterior. Seções transversais de exaustão maiores permitem que os gases fluam para fora das câmaras de combustão com baixas perdas e reduzam a ação geral de ventilação do pistão.
O controle variável das válvulas Camtronic no lado do escapamento é outro recurso, com dois cames por válvula. As cames têm geometrias diferentes, de modo que as válvulas de escape podem ser abertas por curtos ou longos períodos. Isso resulta em melhor resposta nas baixas rotações, uma condução mais confortável e com baixo consumo nas médias e grande entrega de potência na faixa superior giros.
Pela primeira vez esse motor recebeu injeção de combustível em dois estágios. No primeiro estágio, os injetores piezoelétricos fornecem combustível às câmaras de combustão a uma pressão de até 200 bar. Esse processo pode acontecer de forma múltipla e é controlado pelo sistema de gerenciamento do motor, conforme necessário. No segundo estágio, há injeção adicional no coletor de admissão usando válvulas solenoides. Esse suprimento de combustível controlado eletronicamente tem pressão operacional de 6,7 bar.
A experiência de condução é amplamente auxiliada pela tração integral variável. O segredo é o AMG Torque Control no novo eixo traseiro: possui duas embreagens multidiscos controladas eletronicamente, cada uma delas conectada a um eixo de acionamento do eixo traseiro. Desta forma, a potência de tração não só pode ser completamente distribuída de forma variável entre as rodas dianteiras e traseiras, mas também seletivamente entre as rodas traseira esquerda e direita. Isso significa que, dependendo do modo de condução e da situação, o torque de tração pode ser distribuído separadamente nas duas rodas traseiras.
O resultado é uma tração consistente, mesmo em condições adversas de estradas ou curvas contornadas no limite de aderência. Além disso, a novidade permite o modo Drift, que proporciona ainda mais emoção ao dirigir, proporcionando a sensação de estar dirigindo um veículo somente com tração traseira. O câmbio é o AMG Speedshift DCT 8G.
Os dois modelos contam com seis modos de condução: AMG Dynamic Select “Slippery”, “Comfort”, “Sport”, “Sport +”, “Individual” e “RACE”, permitem uma ampla variedade de características do veículo, desde confortável a até dinâmico.
O sistema de infotainment é o MBUX, com displays específicos para os modelos AMG. As duas telas sob uma tampa de vidro compartilhada se misturam ao cockpit widescreen e, como elemento central, enfatizam a orientação horizontal do design do interior. O usuário pode escolher entre os três estilos de exibição AMG “Classic”, “Sport” e “Supersport” para o painel de instrumentos. O modo “Supersport” apresenta um conta-giros central e informações adicionais apresentadas na forma de barras à sua esquerda e direita.
Dados técnicos
Mercedes-AMG A 45 S 4Matic+ | Mercedes-AMG CLA 45 S 4Matic+ | |
Cilindros | 4 em linha | 4 em linha |
Cilindrada (cm3) | 1.991 | 1.991 |
Potência máxima (cv/rpm) | 421 / 6.750 | 421 / 6.750 |
Torque (kgfm/rpm) | 51 / 5.000 – 5.250 | 51 / 5.000 – 5.250 |
Câmbio | AMG Speedshift
DCT 8G |
AMG Speedshift
DCT 8G |
Aceleração 0 – 100 km/h (s) | 3,9 | 4,0 |
Velocidade máxima (km/h) | 270* | 270* |
Peso (kg) | 1.635 | 1.675 |
Pneus | 245/35 R19 | 255/35 R19 |
Capacidade do porta malas (L) | 355 | 460 |
Tanque de combustível/reserva (L) | 51 / 5 | 51 / 5 |
Dimensões (mm) | ||
Comprimento | 4.445 | 4.693 |
Largura | 1.992 | 1.999 |
Altura | 1.412 | 1.413 |