Car Magazine Car Magazine

Arrizo 6, bonito e barato

O sedã, com aparência fastback, tem cacife para ganhar mercado rapidamente. O preço é somente um dos seus atrativos

Car

Com o compromisso de disputar mercado dos sedãs médios, onde Corolla e Civic reinam absolutos, o Caoa Chery Arrizo 6 vai enfrentar uma batalha difícil. Difícil porque o segmento dos sedãs vem sendo engolido pelos SUVs e diminui sua participação nos mercados de todo o mundo, e difícil por sua origem. Está claro que os carros chineses ainda não conquistaram a confiança dos brasileiros, apesar da Caoa Chery estar se saindo muito bem no Brasil. Em pouco mais de um ano de presença no mercado a empresa já ocupa a décima primeira posição no ranking de fabricantes na soma de unidades emplacadas até maio, em um momento extremamente conturbado pela pandemia.

A empresa afirma que vê como principal concorrente o Volkswagen Jetta, acha que o Arrizo 6 tem mais semelhanças de dimensões e características com o modelo alemão. Pela apresentação virtual acontecida a pouco, o carro chinês impressiona bastante. Não só por seu design bonito, com tendência “sedã fastback” como denomina a Caoa, mas por seu bom nível de acabamento e quantidade de itens de conforto e equipamentos. Suas linhas também primam pela eficiência aerodinâmica, ele tem Cx de apenas 0.28.

Inclinação da coluna traseira deixa o carro com aparência moderna

Ele será ofertado ao mercado a partir da primeira quinzena de julho em versão única de acabamento, GSX – a única coisa que pode ser escolhida são as cores –, pelo preço altamente convidativo de R$ 98.400. Esse valor é promocional por tempo limitado, após esse período, ainda indeterminado pela empresa, ele passa a R$ 108.750.

Medindo 4.675 mm de comprimento, 1.814 mm de largura, 1.493 mm de altura e com distância entre eixos de 2.650 mm, o Arrizo 6 tem bom espaço interno. Mas talvez sua principal vantagem em termos de espaço seja o porta-malas, o maior do segmento, com 570 litros.

Interior bem cuidado e agradável

O Arrizo 6 será montado na fábrica de Jacareí, interior de São Paulo, e terá o mesmo motor que já equipa o Arrizo 5, Tiggo 5x e Tiggo 7. Com quatro cilindros, flex, 1,5 litro, turbo, desenvolve 150 cv de potência e 21,4 kgfm de torque já a partir das 1.750 rpm – com etanol. A transmissão continua sendo CVT, como nos demais modelos da marca, mas ganhou duas marchas. Agora, ela tem nove velocidades simuladas. A fabricante diz que o Arrizo 6 acelera de 0 a 100 km/h em 9,89 segundos.

A Caoa Chery, além do bom aspecto visual do carro e da mecânica já comprovada no País, investiu na quantidade de equipamentos disponíveis. Ele conta com câmera 360 graus, comando de climatização à distância (CCD), freio de estacionamento com acionamento eletrônico e função Auto Hold, destravamento das portas por aproximação, acionamento do motor por botão, rebatimento elétrico dos retrovisores e sistema de som com seis alto-falantes. Também vem com seis airbags – de cortina, lateral e duplo frontal –, controles eletrônicos de estabilidade e tração, freio a disco nas quatro rodas, indicador de pressão e temperatura dos pneus, sistema ISOFIX e alarme.

O câmbio CVT agora tem nove marchas virtuais

O Arrizo 6 traz teto solar elétrico, rodas de liga leve 17 polegadas (com pneus 205/50), sensor de estacionamento traseiro, direção elétrica, piloto automático, sistema auxiliar para partida em aclives, acendimento automático dos faróis e controles de rádio e outras funções no volante. A empresa diz que o volante tem regulagem de altura, o que leva a crer que não há o imprescindível, nos modelos atuais, ajuste de profundidade. O ar-condicionado tem comandos eletrônicos, tela sensível ao toque e duas saídas para os passageiros traseiros.

Em termos de conectividade ele dispõe de central multimídia de nove polegadas com Apple Car Play, espelhamento de celular Android, Bluetooth, controles do ar-condicionado e configurações do veículo. No centro do painel uma tela colorida de sete polegadas, orienta uma série de configurações do carro. Há ainda três portas USB.

O Arrizo 6 estreia no mercado brasileiro com cinco cores: prata metálico, branco ou preto sólido, cinza metálico e branco perolizado. Tem três anos de garantia para o veículo completo e cinco anos para motor e câmbio.

Car Magazine Car Magazine