Car Magazine Car Magazine

Audi apresenta mundialmente e-tron GT e RS e-tron GT

Audi e-tron GT quattro terá autonomia de até 487 km, a maior entre os elétricos da marca. Modelos estão confirmados para o Brasil ainda em 2021

Car

Audi e-tron GT quattro e RS e-tron GT tiveram sua apresentação mundial feita digitalmente e ambos estão confirmados para nosso mercado ainda em 2021. O e-tron GT tem as dimensões de um gran turismo clássico: com distância entre-eixos de 2,90 metros, ele mede 4,99 m de comprimento, 1,96 m de largura e somente 1,41 m de altura. O compartimento de bagagem fornece um volume de 405 litros no e-tron GT quattro e 366 litros no RS e-tron GT. Um segundo compartimento de bagagem abaixo do capô dianteiro oferece mais 85 litros de espaço.

O motor dianteiro no e-tron GT quattro tem potência de 234 cv e o motor traseiro tem 429 cv. Ambos mantêm reserva disponível para situações extremas de condução e é por isso que a soma de suas potências individuais excede consideravelmente a potência total de 469,3 cv. Até 523 cv estão disponíveis por 2,5 segundos no modo boost via launch control. O torque total é de 64,2 kgfm, que sobe para 65,2 kgfm no modo boost. No RS e-tron GT, o motor elétrico no eixo dianteiro também libera 234 cv, enquanto o motor traseiro desenvolve 449,2 cv. A potência total é 590 cv e o torque total é 84,6 kgfm. No modo boost, a potência chega brevemente para 637 cv.

O RS e-tron GT acelera de zero a 100 km/h em apenas 3,3 segundos. A velocidade máxima é de 250 km/h

Os novos modelos totalmente elétricos Audi oferecem desempenho excelente nas duas versões de motor: o e-tron GT quattro acelera de zero a 100 km/h em 4,1 segundos, enquanto o modelo RS precisa de apenas 3,3 segundos. A velocidade máxima é de 245 km/h e 250 km/h, respectivamente.

O e-tron GT quattro e o RS e-tron GT normalmente rodam com tração elétrica nas quatro rodas — somente no modo “efficiency” fica priorizada tração dianteira. No caso de superfície escorregadia, exigência de alta potência ou curvas rápidas, o motor traseiro é ativado — isso é feito por volta de cinco vezes mais rápido do que o acionamento da tração mecânica quattro.

O sistema de bateria de íons de lítio do e-tron GT quattro e RS e-tron GT está localizado entre os eixos, no ponto mais baixo do veículo. Isto proporciona baixo centro de gravidade e distribuição de peso entre os eixos próxima do valor ideal de 50:50. As baterias de ambos os modelos podem armazenar 85 kWh de energia.

Com grande eficiência aerodinâmica o coeficiente de arrasto é de apenas 0,24

As entradas de recarga estão localizadas atrás das rodas dianteiras. Os dois lados apresentam conexões para corrente alternada (AC) e existe uma conexão para corrente direta (DC) do lado direito. O e-tron GT pode carregar com 11 kW AC como padrão, o que permite que ele recarregue a bateria por completo durante a noite. Em um terminal DC com potência adequada, o carro atinge pico de capacidade de carga de até 270 kW. Isto permite que ele recarregue energia para rodar até 100 km em pouco mais de cinco minutos. A carga de até 80% demora menos de 22,5 minutos em condições ideais.

Com coeficiente de arrasto de apenas 0,24 e ótima autonomia, o Audi e-tron GT quattro marca uma nova era na história da marca alemã. As entradas de ar na seção inferior da frente desempenham um papel fundamental para isso. As ‘cortinas’ verticais no exterior direcionam o ar nos arcos das rodas do veículo de forma que ele flua perto da roda e ao longo da lateral. Outro fator importante no conceito de aerodinâmica ativa é o aerofólio traseiro, que se move eletricamente em duas posições diferentes, dependendo da situação da condução.

O interior do RS e-tron GT traz a sensação de esportividade e conforto

Os faróis e as lanternas são elementos característicos do projeto exterior do e-tron GT. As assinaturas das luzes de LED na frente e na traseira, com modelagem tridimensional, enfatizam seu visual. A iluminação dos fachos altos a laser está localizada no centro dos faróis pela primeira vez e uma faixa de luz se estende por toda a traseira do veículo.

O interior do e-tron GT traz a sensação de esportividade e conforto e o painel central, ligeiramente inclinado em direção ao motorista, conta com o display do Audi virtual cockpit plus. Motorista e passageiro dianteiro estão separados por um amplo console central onde está localizado o compacto seletor de marchas, e os bancos traseiros são suficientes para adultos.

O motor dianteiro no e-tron GT quattro tem potência de 234 cv, o traseiro 429 cv

 

Car Magazine

Notícias relacionadas