Tricampeão da Indy 500 e decacampeão da subida de montanha de Pikes Peak, Bobby Unser falece aos 87 anos de idade.
Bobby Unser, uma das maiores lendas do automobilismo norte-americano (e mundial, também), faleceu no último domingo nos Estados Unidos.
Bobby tinha 87 anos e se despediu em casa na região do Novo México, amparado pela família. Ele é irmão de Al Unser e tio de Al Unser Jr. e foi responsável por consolidar o sobrenome Unser em todos os halls da fama possíveis do esporte a motor.
Ao contrário do que muitos pensam, ele e Al Sr. não foram os pioneiros da família nas pistas, mas a segunda geração, com o tio Louis sendo nove vezes campeão da subida de montanha de Pikes Peak, prova que ele mesmo venceu outras dez vezes.
Bobby iniciou nas pistas em 1949, aos 15 anos de idade, e conquistou seu primeiro título no ano seguinte no campeonato sudestino de Stock Cars modificados.
Depois disso, ele precisou interromper a carreira por dois anos para servir na aeronáutica entre 1953 e 1955. Ao voltar, concentrou sua carreira nos campeonatos da USAC, a maior liga de automobilismo dos Estados Unidos. Ele estreou na Indy em 1962, três anos após a morte de seu irmão Jerry, na Indy 500 de 1959.
Na Indy, ele permaneceu até 1981, mas isso não o impediu de disputar um GP de Fórmula 1, pela BRM no ano de 1968 em Watkins Glen, abandonando com um motor quebrado.
Sua primeira vitória na Indy veio em Mosport, em 1967, sendo bicampeão em 1968 e 1974, conquistando três Indy 500 em três décadas diferentes (1968, 1975 e 1981) – além dele, somente Rick Mears possui este feito.
Sua última Indy 500, inclusive, foi marcada por uma polêmica. Ele chegou a ter a vitória retirada por ter passado carros em bandeira amarela, mas recuperou o título após sua equipe, a Penske, protestar e, em seguida, processar.
A vitória foi recuperada, mas com ela veio uma multa de 40 mil, que deixou Bobby desgostoso e o fez trocar o cockpit pelas cabines de TV, se tornando um dos comentaristas mais queridos de todos os tempos, tendo passado por grandes emissoras como NBC, ABC e ESPN.
Veja abaixo um docmentário da ESPN sobre o legado de Bobby Unser na Indy 500:
Confira também essa homenagem do Indianapolis Motor Speedway para Bobby:
Veja abaixo um apanhado de fotos da carreira de Bobby Unser na Indy 500: