Car Magazine Car Magazine

Car Awards 2020

Car magazine escolhe os vencedores nas Sete categorias. Mantendo a tradição e os critérios de escolha dos vencedores, o CAR Awards Brasil chega à sua décima edição com a divulgação dos vencedores nas sete categorias. Por: Luca Bassani

Car Awards CarAwards-2020

Promovido pela CAR Magazine desde 2009, o CAR Awards Brasil 2020 chega à sua décima edição. E, desde a premiação passada, é a equipe da CAR Magazine quem escolhe diretamente os sete vencedores. Achamos que o peso dessa responsabilidade trouxe ainda mais qualidade ao prêmio. Esse ano, nas reuniões promovidas no final de setembro, o processo foi relativamente tranquilo, e rapidamente chegamos a um consenso sobre quais seriam os modelos finalistas.

A lista final com os sete vencedores ficou pronta no primeiro dia de outubro, e foi comunicada somente para os vencedores de cada categoria, com embargo para divulgação até dia 21 do mesmo mês. Os critérios para a indicação dos modelos elegíveis permanecem os mesmos: veículos lançados desde o final do ano anterior até a data do anúncio dos vencedores, a relevância do novo modelo no mercado, inovação e design. Agora, também temos uma visão mais verde do prêmio, onde o baixo consumo e o custo/benefício também contam muito, Confira os vencedores do CAR Awards Brasil 2020.

MELHOR CARRO NACIONAL – TOYOTA COROLLA HYBRID

O prêmio mais importante do CAR Awards Brasil 2020 pode até ser considerado uma distinção de relevância mundial: trata-se do primeiro carro híbrido e flex produzido no mundo. A Toyota fez um gol de placa com o novo Corolla, procedendo uma renovação total no modelo para apresentá-lo em grande estilo. Esta é a décima segunda geração do Corolla, o carro mais vendido do mundo, com mais de 45 milhões de unidades negociadas desde 1966. No mercado brasileiro ele é líder do seu segmento há cinco anos consecutivos. O sedã, que chega em sua versão 2020, está disponível com duas opções de motores: o 2,0 litros Dynamic Force flex, com transmissão Direct Shift de 10 marchas e injeção direta, e o inédito sistema híbrido que combina motores elétricos e a combustão flexfuel.

A nova geração do Corolla chega ao mercado em três versões diferentes de acabamento. O Corolla com motor 2.0 Dynamic Force estará disponível nas configurações GLi, XEi e Altis, enquanto o modelo com sistema híbrido será comercializado apenas na versão topo de linha Altis. O desenho do Corolla foi totalmente renovado, mas em dimensões foram poucas as mudanças.

O inédito sistema híbrido combina três motores, dois elétricos e um a combustão flex, que vai associado à transmissão Hybrid Transaxle CVT. O Corolla Hybrid conta com sistema de freios regenerativos, que acumula a energia cinética gerada pelas frenagens e a transforma em energia elétrica, alimentando a bateria híbrida. Parabéns Toyota do Brasil, vocês realmente foram além, o prêmio mais do que justo. Você confere a matéria completa do Novo Toyota Corolla híbrido na edição #97 da revista CAR Magazine.


 

MELHOR SUV NACIONAL – VOLKSWAGEN T-CROSS

A VW do Brasil vem colecionando troféus do CAR Awards Brasil nas categorias mais relevantes. Bicampeã consecutiva com o prêmio de Melhor Carro Nacional com o VW Polo em 2018 e com o VW Virtus em 2019 chegou a vez da gigante alemã atacar no segmento que mais cresce em vendas no Brasil. A categoria SUV Nacional talvez seja hoje a segunda mais importante do CAR Awards Brasil, está diretamente ligada ao mercado mais disputado no País e concentra a maior parte dos lançamentos, principalmente entre os SUVs de proporções mais compactas.

Recentemente, dados da indústria automotiva apontam um crescimento de vendas de quase 20% no primeiro semestre de 2019. O VW T-Cross foi lançado inicialmente na versão 250 TSI (1,4 litro), mas talvez o modelo que tenha criado mais expectativas seja o 200 TSI (1,0 litro). A VW estima que em torno de 75% das vendas do T-Cross sejam com essa motorização, a de três cilindros, ainda que a maior procura deva ser pelo modelo com câmbio automático. Embora o câmbio automático ofereça mais conforto ao dirigir, é impressionante a diferença proporcionada pelo manual, em termos de performance, a esse SUV. Definitivamente, o T- Cross abriu um novo mercado para a marca, já que nos segmentos superiores os alemães já tinham o VW Tiguan e VW Touareg.
Parabéns VW do Brasil.

 


 

MELHOR CARRO COMPACTO – HYUNDAI HB20 TURBO

O bicampeonato do HB20 Turbo no CAR Awards Brasil foi marcado por polêmicas até dentro da redação de CAR Magazine. O modelo, já havia vencido o prêmio na categoria de Melhor Carro Compacto na edição de 2018. Desde que foi lançado, em 2012, ele recebeu ligeiros ajustes visuais e de nível de equipamentos, mas em nenhum momento uma mudança radical no design como nesta segunda geração. Segundo colocado em vendas no segmento durante sete anos, desta vez os coreanos de Piracicaba resolveram arriscar, já que uma das razões do sucesso do HB20 sempre foi seu estilo.

O novo HB20 tem design completamente novo, que mais parece uma derivação do novo Sonata, com influência do protótipo Saga. Gostos à parte, o novo modelo subiu na escala dos compactos pelo seu comportamento dinâmico. O HB20, na versão topo da gama, está muito gostoso de dirigir, confortável, bom de curvas e isso sim ganha nota boa com a equipe de CAR Magazine. A boa sensação ao volante se completa com maior espaço interno e a reformulação do design interior.

O novo motor turbo (todo em alumínio, baseado no Kappa de 1,0 litro anterior, que continua nas versões mais simples) ganhou muito com a nova configuração e a injeção direta de combustível. O turbo GDI sempre vem acoplado ao câmbio automático de seis velocidades, sem opção para mecânico. Nestas versões, borboletas no volante permitem trocas manuais. Confira a nossa opinião completa sobre a nova linha do HB20 na edição #97 da revista CAR Magazine.

 


 

MELHOR PICK-UP – NISSAN FRONTIER

A Nissan Frontier chega ao bicampeonato ao vencer o CAR Awards Brasil 2020 como a Melhor Pickup nacional, já que também havia vencido o prêmio na edição de 2018. Antes importada do México e agora fabricada na Argentina, em Córdoba, a Nissan Frontier evoluiu e traz maior conforto no asfalto, muita eletrônica e melhor capacidade em estradas de terra e trilhas difíceis.

Não é fácil conciliar a resistência de um veículo 4×4 com a sofisticação e conforto de um carro de luxo. Mas a Nissan Frontier, já na sua 12ª geração, reúne todas essas boas qualidades. Ela ganhou mais equipamentos, eletrônica e sofisticação. A Frontier foi toda reformulada, desde suspensões até o conforto e silêncio a bordo. Além de ganhar mais revestimentos antirruídos, até mesmo o para-brisa é acústico para reduzir a invasão de barulhos externos ou do motor. Para uma picape com propulsor diesel, o silêncio a bordo é um ótimo destaque.

Seu motor diesel 2.3 conta com duas versões, com uma ou duas turbinas, produzindo 160 cv ou 190 cv. Da mesma forma, há opção para câmbio mecânico de seis marchas ou automático de sete. O motor de 160 cv e o câmbio manual equipam apenas a versão de entrada, a S. Todas as demais tem duplo turbo e maior potência, além do câmbio automático.

Entre as várias versões se destaca a Attack, das mais completas em equipamentos, que ainda conta com um visual mais agressivo com faixas e logos, além de acessórios exclusivos como o santantônio de caçamba. Mais uma opção para uma picape que consegue ser bruta, sofisticada e até esportiva. Parabéns emplacou mais uma vez. Confira a matéria completa da Nissan Frontier Attack na edição #97 da revista CAR Magazine.

 


 

MELHOR CARRO IMPORTADO – VOLVO S60 T5

O novo Volvo S60 chega em grande estilo ao Brasil, e de cara vence o CAR Awards Brasil 2020 na categoria Melhor Carro Importado. O S60 foi totalmente repaginado, agora produzido na unidade de Charleston, na Carolina do Sul, Estados Unidos. O S60 recebeu a plataforma modular SPA (Scalable Product Architecture), a mesma dos modelos das séries 90 (XC90 e S90) e 60 (XC60 e V60. Essa nova estrutura permitiu o desenvolvimento de um design mais esportivo, melhor dirigibilidade, além de novas dimensões: ele ficou 12,6 cm mais longo, 5,3 cm mais baixo e, mais importante para o conforto interno, ganhou 9,6 cm na distância entre-eixos em relação ao seu antecessor.

Para se destacar em um mercado extremamente competitivo, a Volvo optou por abastecer o S60 com uma série de dispositivos de segurança, conforto, mantendo, porém, um preço competitivo. Bonito externamente, e bem-acabado e sofisticado em seu interior o S 60 é sem dúvida o melhor custo/benefício da categoria. O motor de 254 cv tem funcionamento suave e assegura um acertado desempenho ao novo sedã. Segundo os dados divulgados pela fabricante, ele acelera de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos, ou seja, o S60 veio para incomodar os concorrentes já estabelecidos.

Confira a matéria do Volvo S 60 T5 clicando aqui. Parabéns Volvo do Brasil por trazer a nave certa!

 


 

MELHOR SUV IMPORTADO – LEXUS UX 250H

Um carro de luxo com consumo menor que um sub-compacto popular. Esse foi um dos argumentos que fez com que o Lexus UX 250h vencesse oponentes de peso para ficar com o troféu de Melhor SUV Importado do CAR Awards Brasil 2020. A proposta da Lexus com UX 250h, cujo “h” significa exatamente híbrido é conquistar no Brasil o reconhecimento que já tem no mercado americano. A Lexus é uma marca de carros de luxo pertencente Toyota, então toda tecnologia híbrida é a mesma compartilhada desde o Prius até o nosso novo Corolla híbrido e flex.

Apesar de ser classificado como um crossover, uma mistura de estilo, ele concorre entre os SUVs importados de entrada. Aliás, o UX significa exatamente Urban Crossover. Os principais argumentos de venda do carro são até ecológicos, pois consome e polui muito menos por ser impulsionado por dois motores, um convencional e outro elétrico. Ele também é mais baixo (1,52 m de altura) e “menos SUV”, com uma posição de pilotagem mais baixa e esportiva.

A mistura de estilos também ajuda, já que a sensação ao dirigir se aproxima mais de um hatch esportivo, enquanto seu visual aparenta um SUV, hoje bastante prestigiado. Como existe motor elétrico logo se pensa em recargas demoradas. Porém, como na maioria dos híbridos, a recarga das baterias do UX 250h é feita automaticamente, aproveitando a energia que seria desperdiçada. Ou seja, em desacelerações e frenagens, o motor elétrico age como alternador, recarregando as baterias. E a Lexus/Toyota domina a tecnologia nesta área.

Sofisticado e com preço competitivo entre os carros de luxo, o novo UX 250h pretende expandir a presença da Lexus no Brasil. Coincidentemente, e por mérito próprio, Toyota e Lexus venceram o CAR Awards Brasil 2020 com versões híbridas. Confira a matéria do Lexus UX 250h na edição #97 da revista CAR Magazine.

 


 

MELHOR ESPORTIVO PREMIUM – PORSCHE 911 CARRERA S

Uma paixão de oitava geração, uma paixão que não passa com o tempo apesar dos tempos modernos. O Porsche 911 ganhou o CAR Awards Brasil a partir da análise de seus critérios técnicos frente a seus concorrentes. A nova geração, denominada 992, mantém seu DNA esportivo, com uma releitura atemporal, porém com toques de modernidade, mais potente, rápido e digital.

Num primeiro contato visual é notório que apesar da mesma distância entre-eixos o 911 ficou mais robusto, meus olhos de fotógrafo sempre me alertaram sobre alterações de proporções e volumes. A largura aumentou 46 mm na bitola dianteira, o carro ganhou pneus e para-lamas mais largos, e as rodas agora são de 20 polegadas na frente e 21 atrás. Na traseira, o que chama a atenção é a nova iluminação em LED, que vai de lado a lado, uma referência as linhas de design do modelo Mission E.

O 911 vem com o tradicional motor horizontal de seis cilindros que gera 450 cv de potência, um acréscimo de 30 cv para a versão anterior. No quesito desempenho, o Carrera S chega a 308 km/h em sua velocidade máxima, e faz de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos. A carroceria — com 70% de alumínio é 46mm mais larga — torna essa nova geração mais esportiva e robusta. Lamento que meu parceiro e diretor de CAR Magazine não tenha conseguido comparecer no teste realizado no circuito de Velo Città, como primeiro reserva da redação tive que “carregar o fardo” da bandeira da revista em Mogi Guaçu sozinho. Depois de 56 anos de evolução, desenvolvimento e refinamento, o melhor Porsche está ainda melhor. Parabéns, Porsche!

Car Magazine Car Magazine