Car Magazine Car Magazine

Blindagem oficial para X3 e X5

BMW se torna a primeira fabricante automotiva a obter certificação de blindagem para veículos plug-in híbridos junto ao órgão alemão Beschussamt

Car

A empresa anuncia a expansão do seu programa oficial de blindagens, BMW Protection, para toda a gama dos SAVs X3 e X5, o que contempla tanto as versões com motor a combustão quanto as plug-in híbridas dos respectivos modelos. O serviço é oferecido a partir de R$ 85,9 mil (X3), e R$ 88,9 mil (X5), em toda a rede autorizada, com três anos de garantia para a blindagem e cinco anos para os vidros.

Para viabilizar a inclusão dos modelos híbridos plug-in no BMW Protection foram realizados estes específicos para a verificação de componentes exclusivos para os PHEV (plug-in hybrid electric vehicle), buscando a proteção para pontos como o sistema de alta-voltagem e a tampa de carregamento elétrico. Com isso, a BMW se torna a primeira fabricante automotiva a obter certificação de blindagem para veículos plug-in híbridos junto ao órgão do governo alemão Beschussamt – responsável pela regulação de armas, munições e tecnologia de segurança.

A blindagem também segue o nível de proteção balística autorizada pelo Exército Brasileiro (NIJ-IIIA), que está de acordo com a Norma ABNT NBR 15000:2005. Todo o processo foi validado e testado no campo de provas pela engenharia da BMW para garantir a segurança, qualidade e performance dos produtos. O BMW Protection traz a vantagem de permitir que o cliente possa optar por veículos já blindados, em estoque na rede, ou escolher e personalizar seu modelo para então solicitar a blindagem.

O objetivo da empresa é oferecer um produto diferenciado em relação ao que se encontra no mercado e entregar aos clientes uma blindagem com a padronização de processos apoiada na gestão ISO 9001, procurando a durabilidade dos componentes e a preservação da garantia original do carro.

Além dos testes de resistência balística, que se mostraram extremamente eficientes, houve a preocupação em realizar testes de rodagem em pista e vias urbanas para comprovar que a instalação da blindagem continuaria mantendo os padrões de qualidade, durabilidade e dinâmica, incluindo o de dirigibilidade dos veículos. O BMW Protection emprega camadas de aramida, aço balístico e polietileno, além da rastreabilidade e controle de todos os materiais pelo Exército. O projeto conta ainda com identificações a partir de um QR Code vinculado ao chassi do veículo e leva em conta o peso bruto do respectivo modelo. Os materiais usados incluem ainda vidros de 19mm, conferindo mais leveza à blindagem.

Car Magazine Car Magazine