Car Magazine Car Magazine

BMW anuncia o futuro do sistema de display e operação iDrive

Car

Vinte anos se passaram desde que a primeira geração do BMW iDrive fez sua estreia. Agora, no Consumer Electronics Show (CES) 2021, a BMW está anunciando o próximo capítulo em seu sistema de exibição e operação, que está definido para transportar a interação motorista-veículo em uma nova era digital e inteligente.

A participação da marca no CES 2021 inclui um divertido vídeo teaser que visualiza o desenvolvimento da experiência do usuário dentro de um BMW nas últimas duas décadas. Os protagonistas dessa jornada pelo tempo são o Série 7 de 2001 — quando o sistema BMW iDrive estreou — e o BMW iX, que chegará ao mercado em 2021 e no qual a nova geração do sistema de display e operacional estará disponível pela primeira vez.

Há 20 anos, a BMW reverteu a onda de botões que se espalhavam pelos interiores dos carros na época. O sistema operacional iDrive introduzido pela primeira vez no então novo BMW Série 7 em 2001 varreu velhos hábitos e extinguiu o crescente número de botões e controles. Em seu lugar veio uma tela colorida no painel de instrumentos (o Monitor de Controle) e um mostrador rotativo no console central (o iDrive Controller). Este sistema multifuncional permitiu que os motoristas controlassem um grande número de funções do veículo — entretenimento, navegação e telecomunicações — com uma única ferramenta operacional. O Série 7 também foi o primeiro carro a contar com tecnologia de controle de voz, o que permitiu que funções selecionadas fossem ativadas usando comandos falados.

Desde o advento do iDrive, a BMW tem assumido consistentemente sua participação no campo da operação intuitiva no carro, um processo em constante de desenvolvimento. Isso levou à introdução de botões favoritos para armazenar etapas operacionais selecionadas individualmente. Esses botões estrearam superfícies capacitivas, que visualizavam funções no Display de Controle. E então vieram botões de seleção direta, permitindo uma rota direta para as áreas de função mais usadas do menu e um Touch Controller, o que permitiu ao usuário inserir caracteres diretamente. O ano de 2015 trouxe a chegada do Display de Controle com controle de toque, novamente no BMW Série 7.

A próxima geração do BMW iDrive leva a relação crescente entre um BMW e seu motorista a um novo nível. O novo sistema faz uma ponte entre a tecnologia analógica e digital. E isso, por sua vez, anuncia outra mudança de paradigma, já que o número de funções disponíveis em um carro e sua complexidade continuam ao longo de uma curva ascendente constante. A inteligência digital foi introduzida nos carros, sensores otimizados agora permitindo que eles percebam e analisem seus arredores. Como resultado, elementos de condução e estacionamento podem ser automatizados em um grau crescente. E os serviços baseados em nuvem mergulham em um pool crescente de dados em tempo real.

Isso significa que, em muitas situações, o veículo tem acesso a um fornecimento maior de informações do que o motorista. Por exemplo, ele pode receber e exibir avisos de perigo de outros veículos BMW e fazer previsões sobre a disponibilidade de vagas de estacionamento em um destino. Os desenvolvimentos continuarão nesse sentido, apresentando o display e o sistema operacional do carro com novos desafios agora e no futuro. A próxima geração do BMW iDrive está configurada para utilizar o potencial de um veículo inteligentemente conectado mais extensivamente do que nunca e assim tornar a experiência de mobilidade ainda mais segura, ainda mais confortável e conveniente, e ainda mais rica em variedade.

Car Magazine Car Magazine