Car Magazine Car Magazine

Brasil tenta vitórias inéditas nas 24 Horas de Le Mans

Depois de ganhar na LMP2 e na GTE-Pro, meta agora é ganhar na LMP1 e na GTE-Am. E podemos dizer que estamos bem perto disso!

RaceCar

Depois de muita espera por conta da pandemia vigente, as 24 Horas de Le Mans finalmente acontecerão neste fim de semana e contarão com nada menos que sete brasileiros no grid de largada. Alguns buscando repetir as vitórias do ano passado, outros buscando conquistas inéditas. E nunca estivemos tão perto de vencer no geral.

Apenas quatro brasileiros foram campeões. Thomar Erdos foi o primeiro bicampeão da LMP2, em 2005 e 2006, com Jaime Melo sendo bicampeão da extinta LM GT2 em 2008 e 2009. Mais recentemente, Daniel Serra vem de bicampeonato na GTE-Pro e André Negrão repetiu o feito de Erdos na LMP2 em 2018.

Na LMP1, principal divisão da prova, Bruno Senna, que é o terceiro colocado no campeonato do WEC com a Rebellion Gibson, será o nosso representante ao lado de Norman Nato e Gustavo Menezes. Ele possui duas vitórias na temporada e terá nos trios da Toyota formados por Mike Conway/Kamui Kobayahi/José Maria López e Sébastien Buemi/Kazuki Nakajima/Brendon Hartley seus maiores rivais.

Bruno Senna

Prova disso é que o trio de Kobayashi fez a pole, meio segundo à frente do carro de Bruno, enquanto o trio de Buemi sai em terceiro, com os dois Toyota fazendo um “sanduiche” de Rebellion. “Foi muito bom. Estamos surpresos de bater uma Toyota, que em termos de ritmo máximo ainda tem vantagem. Gustavo fez uma supervolta no qualifying e provavelmente também estamos com um pouquinho mais de tempo no carro. Para nós, estar ali já é mais do que bom”, comentou Bruno.

As posições de largada podem ser pouco relevantes numa maratona de 24 horas, normalmente marcada por mudanças nas condições climáticas, acidentes e quebras mecânicas, mas no caso da Rebellion qualquer vantagem poderá ajudar na árdua missão de superar a Toyota. “A corrida será outro esquema. A Toyota tem uma grande superioridade no tráfego. Ganhar é difícil, sabemos, mas vamos fazer o possível. Eu largo e quero tentar passar a Toyota na primeira volta e pelo menos tentar atrasá-los um pouco”, adiantou. A possibilidade de chuva preocupa. “Aí as coisas complicariam bastante para nós, já que nossa performance no molhado não tem sido boa.”

André Negrão

Em busca do bi da LMP2, Negrão segue com a Alpine/Gibson ao lado de Pierre Ragues e Thomas Laurent, saindo em 15º no geral.

Os donos dos últimos cinco títulos da Stock Car estarão na pista neste fim de semana disputando as 24 Horas de Le Mans, maior corrida de longa duração da história do automobilismo. E alguns defendendo o bicampeonato em sua classe na categoria – o que nos enche de orgulho.

Daniel Serra

Na GTE-Pro, categoria que usa carros de GT e formada apenas por pilotos profissionais, Daniel Serra, atual tricampeão da Stock Car, corre atrás do tri também em Le Mans, tendo subido no alto do pódio nas duas últimas edições pela equipe AF Corse, representante oficial da Ferrari e sai em P29.

Campeão de 2015 da Stock Car, Marcos Gomes, que vem apavorando na Asian Le Mans Series, disputa a prova pela GTE-Am (que permite a mescla de pilotos profissionais com pilotos considerados amadores e de idade avançada, como os “gentlemen drivers”) com o mesmo time que representa no oriente e é o atual campeão por lá: a Hub Auto. Ele larga em P48.

Augusto Farfus

Por fim, temos também nosso campeão de 2016, Felipe Fraga, de quem temos saudades, vai tentar novamente ser campeão com a Porsche na GTE-Am, lembrando que no ano passado ele ganhou na pista, mas acabou desclassificado por uma irregularidade técnica no carro que utilizava na época. Ele larga em P44.

Fechando a lista, Oswaldo Negri, em P36 com uma Ferrari, e Augusto Farfus, saíndo em P39 a bordo de um Aston Martins, também competem na GTE-AM. Para a edição deste ano temos 59 carros inscritos.

Oswaldo Negri

Para quem quiser acompanhar, o Fox Sports 2 transmite no sábado a largada e a primeira parte da prova entre 9h15 e 17h, faz uma segunda entrada entre 20h e 20h30 e exibe os momentos finais às 8h do domingo.

GRID DE LARGADA DAS 24 HORAS DE LE MANS

 Cla  Nº  Piloto  Carro / Motor  Tempo  Atraso
1 7 Mike Conway Toyota 3’15.267
Kamui Kobayashi
José María López
2 1 Bruno Senna Rebellion/Gibson 3’15.822 0.555
Norman Nato
Gustavo Menezes
3 8 Sébastien Buemi Toyota 3’16.649 1.382
Kazuki Nakajima
Brendon Hartley
4 3 Romain Dumas Rebellion/Gibson 3’18.330 3.063
N.Berthon
Louis Delétraz
5 4 Tom Dillmann ENSO CLM/Gibson 3’23.043 7.776
Bruno Spengler
Oliver Webb
6 22 Phil Hanson ORECA/Gibson 3’24.528 9.261
F.Albuquerque
Paul Di Resta
7 26 Roman Rusinov Aurus/Gibson 3’24.860 9.593
Jean-Éric Vergne
Mikkel Jensen
8 29 Frits van Eerd ORECA/Gibson 3’25.062 9.795
G.van der Garde
Nyck de Vries
9 33 Kenta Yamashita ORECA/Gibson 3’25.426 10.159
Mark Patterson
Anders Fjordbach
10 32 Will Owen ORECA/Gibson 3’25.671 10.404
Alex Brundle
Job van Uitert
11 37 Ho-Pin Tung ORECA/Gibson 3’25.875 10.608
Gabriel Aubry
Will Stevens
12 38 Anthony Davidson ORECA/Gibson 3’27.728 12.461
A.F.da Costa
Roberto González
13 16 Ryan Cullen Aurus/Gibson 3’27.767 12.500
Oliver Jarvis
Nick Tandy
14 31 Nicolas Jamin ORECA/Gibson 3’27.791 12.524
Julien Canal
M.Vaxivière
15 36 André Negrão Alpine/Gibson 3’27.794 12.527
Pierre Ragues
Thomas Laurent
16 27 Henrik Hedman ORECA/Gibson 3’27.913 12.646
Ben Hanley
R.van der Zande
17 42 Nicolas Lapierre ORECA/Gibson 3’28.509 13.242
Antonin Borga
Alexandre Coigny
18 39 James Allen ORECA/Gibson 3’28.574 13.307
V.Capillaire
Charles Milesi
19 30 Jonathan Hirschi ORECA/Gibson 3’29.091 13.824
K.Tereschenko
Tristan Gommendy
20 25 John Falb ORECA/Gibson 3’29.402 14.135
Simon Trummer
Matt McMurry
21 21 J.P.Montoya ORECA/Gibson 3’29.741 14.474
Timothé Buret
Memo Rojas
22 47 Roberto Lacorte Dallara/Gibson 3’29.880 14.613
Andrea Belicchi
G.Sernagiotto
23 35 Nobuya Yamanaka Ligier/Gibson 3’30.497 15.230
Nick Foster
Roberto Merhi
24 24 Garett Grist ORECA/Gibson 3’30.897 15.630
Alex Kapadia
Tony Wells
25 50 Tatiana Calderón ORECA/Gibson 3’31.020 15.753
Sophia Flörsch
Beitske Visser
26 34 J.Smiechowski Ligier/Gibson 3’31.393 16.126
Rene Binder
Matevos Isaakyan
27 11 Adrien Tambay Ligier/Gibson 3’33.747 18.480
Erik Maris
C.d’Ansembourg
28 91 Gianmaria Bruni Porsche 3’50.874 35.607
Richard Lietz
F.Makowiecki
29 51 A.P.Guidi Ferrari 3’51.115 35.848
James Calado
Daniel Serra
30 95 Nicki Thiim Aston Martin 3’51.241 35.974
Marco Sørensen
R.Westbrook
31 97 Maxime Martin Aston Martin 3’51.324 36.057
Alex Lynn
Harry Tincknell
32 71 Davide Rigon Ferrari 3’51.515 36.248
Miguel Molina
Sam Bird
33 92 M.Christensen Porsche 3’51.770 36.503
Kévin Estre
Laurens Vanthoor
34 63 Cooper MacNeil Ferrari 3’52.508 37.241
Toni Vilander
Jeff Segal
35 82 Olivier Pla Ferrari
S.Bourdais
Jules Gounon
36 61 F.Piovanetti Ferrari 3’51.266 35.999
Oswaldo Negri
Côme Ledogar
37 77 Christian Ried Porsche 3’51.322 36.055
Riccardo Pera
Matt Campbell
38 56 Egidio Perfetti Porsche 3’51.647 36.380
Larry ten Voorde
Matteo Cairoli
39 98 Paul Dalla Lana Aston Martin 3’52.105 36.838
Ross Gunn
Augusto Farfus
40 90 Salih Yoluc Aston Martin 3’52.299 37.032
Charlie Eastwood
Jonny Adam
41 86 Mike Wainwright Porsche 3’52.346 37.079
Ben Barker
Andrew Watson
42 83 François Perrodo Ferrari 3’53.621 38.354
Emmanuel Collard
Nicklas Nielsen
43 99 I.Vutthikorn Porsche 3’53.670 38.403
Lucas Legeret
Julien Andlauer
44 57 Ben Keating Porsche 3’53.838 38.571
Felipe Fraga
J.Bleekemolen
45 54 Thomas Flohr Ferrari 3’54.144 38.877
F.Castellacci
G.Fisichella
46 88 Thomas Preining Porsche 3’54.281 39.014
Dom Bastien
Adrien De Leener
47 70 Takeshi Kimura Ferrari 3’54.628 39.361
Vincent Abril
Kei Cozzolino
48 72 Han Chen Chen Ferrari 3’55.308 40.041
Tom Blomqvist
Marcos Gomes
49 55 Duncan Cameron Ferrari 3’55.772 40.505
Aaron Scott
Matt Griffin
50 75 Rino Mastronardi Ferrari 3’56.141 40.874
Matteo Cressoni
Andrea Piccini
51 66 Richard Heistand Ferrari 3’56.383 41.116
Maxwell Root
Jan Magnussen
52 78 H.Felbermayr Jr. Porsche 3’56.475 41.208
Michele Beretta
Max van Splunteren
53 85 Manuela Gostner Ferrari 3’56.833 41.566
Rahel Frey
Michelle Gatting
54 60 C.Schiavoni Ferrari 3’57.876 42.609
S.Pianezzola
Paolo Ruberti
55 62 Bonamy Grimes Ferrari 4’00.084 44.817
Johnny Mowlem
Charlie Hollings
56 89 P.Haezebrouck Porsche 4’00.691 45.424
Julien Piguet
A.Laskaratos
57 52 Christoph Ulrich Ferrari
Steffen Görig
Alexander West
58 28 Paul Lafargue ORECA/Gibson
Paul-Loup Chatin
Richard Bradley
59 17 Patrick Pilet ORECA/Gibson
Kyle Tilley
Jonathan Kennard
Car Magazine Car Magazine