Car Magazine Car Magazine

Campeonatos nacionais adiam início devido à pandemia

Stock Car, Stock Light, Porsche Cup, Copa HB20 e GT Sprint Race já mudaram a data de suas etapas de abertura da temporada.

RaceCar

O agravamento da pandemia da Covid-19 neste mês de março, que vem provocando um ocupamento de 100% das UTIs em quase todos os Estados do Brasil, acabou ocasionando o óbvio na área do esporte: a maior parte dos campeonatos, do futebol ao automobilismo, parou. No caso das corridas, não deu nem tempo de começar.

Em uma tacada só, como um caminho feito de peças de dominó, os principais campeonatos brasileiros começaram a derrubar o início de suas temporadas seguidamente. Começou pela Copa HB20 e o GT Sprint Race, que fariam a primeira etapa em conjunto nos dias 13 e 14 de março no Velocittá.

Em seguida veio a Porsche Cup, que correria nos dias 20 e 21, em Interlagos. Por fim, na última quinta-feira (11), foi a vez da Stock Car e da Stock Light, que abririam seus campeonatos nos dias 27 e 28, na pista do Velopark (RS). Todas as categorias remanejarão a primeira corrida e seguirão com o calendário, fazendo a etapa de abertura na data que seria o segundo encontro.

“Nosso maior bem é a saúde de todos. Estávamos 100% preparados para iniciar a tão esperada abertura da temporada 2021 da Stock Car e Stock Light, mas o bom senso e segurança nos fizeram optar pelo adiamento”, resumiu Fernando Julianelli, CEO da Vicar.

“Este adiamento se fez necessário mas o nosso planejamento não foi alterado, iremos realizar doze etapas em 2021, mantendo integralmente os compromissos com todos os parceiros, como patrocinadores, emissoras de TV e o nosso público”, continuou.

A Vicar também já anunciou a data na qual será realizada a etapa que substituirá a que foi adiada. “A substituição da data de 28 de março será em primeiro de agosto, mas em praça a definir nos próximos dias”, finalizou Fernando Julianelli.

“Desde a adoção de medidas mais restritivas em todo o Estado de São Paulo na semana passada, a organização da Porsche Cup manteve contatos regulares com administradores de autódromos, autoridades desportivas e sanitárias, com o objetivo de viabilizar a etapa inaugural”, disse a Porsche Cup em comunicado.

“Mas infelizmente o estágio atual da pandemia impossibilitou a manutenção do evento em Interlagos na data inicialmente prevista ou realizar em outra pista”, completa.

“Desde o início da pandemia, a Mais Brasil vem trabalhando para que as corridas aconteçam no maior nível de segurança possível, protegendo a saúde de pilotos e equipes, aplicando um protocolo rígido, com uso obrigatório de EPIs, limitação de pessoas e a realização das corridas com portões fechados, para evitar aglomerações e colaborar com os governos locais”, afirmou em comunicado a Mais Brasil Esportes, organizadora da Copa Truck, Copa HB20 e GT Sprint Race.

O adiamento de corridas não é exclusividade nossa, no entanto: a F1 também adiou sua etapa de abertura, que aconteceria no dia 21 na Austrália – prova que será realizada em novembro após o GP do Brasil.

Fotos de Bruno Terena, Luca Bassani, Duda Bairros, Luciano Santos e Rodrigo Ruiz.
Car Magazine Car Magazine