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CAR AWARDS 2023 – CAR Magazine escolhe os vencedores nas oito categorias

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Mantivemos os mesmos critérios para a escolha dos vencedores desta edição do CAR AWARDS BRASIL 2023, mas fomos em busca de adequação às novas tendências do mercado. Agora, entre as oito categorias que compõem o prêmio, duas são especificamente só para os carros elétricos. Porém os veículos eletrificados ainda concorrem com modelos à combustão, de uma forma geral, nas outras categorias.

Promovido pela CAR Magazine desde 2009, o CAR AWARDS BRASIL 2023 chega à sua décima terceira edição mantendo a tradição de premiar os principais lançamentos do mercado automotivo do país. E, como acontece desde 2018, é a equipe da CAR Magazine quem escolhe diretamente os vencedores. Preferimos não mais dividir o peso dessa responsabilidade com terceiros de fora da redação, e essa decisão trouxe ainda mais autenticidade ao prêmio.

Os critérios para a indicação dos modelos elegíveis permanecem os mesmos: veículos lançados desde o final do ano anterior até a data do anúncio dos vencedores, a relevância do novo modelo no mercado, seu custo-benefício, sustentabilidade, inovação e design.

A edição deste ano do CAR AWARDS BRASIL exigiu uma pequena adequação das categorias à nova realidade do mercado, que hoje tem seu foco nos SUVs e nos veículos eletrificados. O desafio foi exatamente alinhar o prêmio aos modelos que chegam ao mercado, em um momento em que o maior volume de vendas no País é de SUVs, tanto nacionais como importados. Nossa decisão foi premiar o MELHOR SUV NACIONAL, o MELHOR SUV IMPORTADO e o MELHOR SUV PREMIUM. No caso das categorias de SUVs com modelos importados, a decisão ocorreu pela amplitude das faixas de preço, que vão de cerca de R$ 200.000 e ultrapassam a faixa de R$ 1 milhão. A relação final com os oito vencedores só ficou completa na terceira semana de outubro, quando nossa equipe concluiu as avaliações dos modelos elegíveis.

Confira os oito vencedores do CAR Awards Brasil 2023.

Luca Bassani
Publisher

 

Aedição deste ano do CAR AWARDS BRASIL acontece em um momento em que o mercado de automóveis começa a se recuperar, mas que em números absolutos ainda não chega a se equiparar com os emplacamentos realizados em 2021. O mês de setembro de 2022 fechou com um acumulado de vendas de 1.117.067 unidades, ante 1.156.565 em 2021. Mas os prognósticos são alentadores, já que no mesmo mês deste ano emplacamos 143.210 unidades e, a esta altura em 2021 o mês fechou com apenas 109.053. Se os números continuarem ascendentes, provavelmente superaremos 2021.

Mas as dificuldades do ano ainda estão longe se serem concluídas. Além da dificuldade com a escassez dos semicondutores e de outros componentes, ainda tivemos um ano com eleições tumultuadas e, em breve, o país vai “parar” por causa da copa do mundo. Enfim, todas essas dificuldades não foram e não são suficientes para desanimar nossa indústria automobilística, nem a CAR Magazine. E o sinal de que tudo está voltando ao normal foi o grande número de lançamentos ocorridos nos últimos 12 meses, o que tornou ampla as nossas possibilidades de escolha em todas as categorias do CAR AWARDS 2023.

Também estamos tendo grandes mudanças no cenário das empresas. A chegada da gigante Stellantis, por exemplo, está mostrando que suas marcas estão passando por um reposicionamento de mercado. Uma delas, a Citroën, que era uma marca voltada para um mercado mais premium teve seu mais recente lançamento, o C3, posicionado como um modelo que disputará espaço entre os carros de entrada.

Isso nos mostra que temos uma indústria e um mercado em constante ebulição, seja para alcançar novos objetivos, seja para recuperar um espaço perdido. Talvez essa seja nosso grande trunfo, aprender a superar adversidades. Do nosso lado as coisas também não foram fáceis, mas também estamos achando nosso caminho. Um deles, com certeza, é o CAR AWARDS, que já está sendo realizado pela décima terceira vez.

Agradecemos a parceria de sempre.
Caio Moraes
Diretor de Redação

 

MELHOR CARRO NACIONAL – CITROËN C3

o Citroën c3 surge como importante protagonista em uma empresa bem maior, já que agora os franceses da antiga PSA, (Peugeot e Citroën) agora fazem parte do gigantesco Grupo Stellantis, que reúne 14 diferentes marcas. Ou seja, as grandes decisões em relação ao posicionamento de mercado do C3 foram tomadas por um grupo de profissionais mais amplo, com interesses comerciais interligados aos outros modelos da Stellantis.

A nova geração do hatch compacto apresenta desenho atraente e conteúdo mais reduzido, posicionando a Citroën como a marca de entrada do grupo Stellantis, então a meta é vender muito. O aguardado hatch compacto da marca apareceu, como esperado, com a plataforma CMP da antiga PSA. Desenvolvido em conjunto com unidades de engenharia da Citroën na Índia, é um projeto global com 80% das vendas concentradas na América do Sul visando ampliar a participação de mercado. As versões de entrada são equipadas com o motor Firefly 1.0 de três cilindros com aspiração atmosférica, flex, e a única opção é o câmbio manual de cinco marchas.

Nas versões de topo de gama utilizam o motor EC5 da antiga PSA de quatro cilindros em linha, 1,6-l de aspiração atmosférica, flex. Para esse motor estão disponíveis o câmbio manual de cinco marchas semelhante à versão 1.0, e o câmbio automático de seis marchas que oferece a opção de trocas em modo manual através da alavanca. O que causou excelente impressão para nossa equipe, além do produto em si, foi o posicionamento de preço agressivo. Então, por seu custo/benefício, entre outros méritos, o Citroën C3 foi escolhido como o MELHOR CARRO NACIONAL do CAR AWARDS BRASIL 2023. Parabéns, Stellantis!

 

MELHOR SUV NACIONAL – FIAT FASTBACK

Quando o Fiat Pulse ganhou o prêmio de MELHOR CARRO NACIONAL, na edição anterior do CAR AWARDS BRASIL, curiosamente o mercado brasileiro de 2021 foi invadido por lançamentos de SUVs. Na época, decidimos fazer uma adaptação do prêmio por faixa de preço, e separar o MELHOR CARRO NACIONAL e MELHOR SUV NACIONAL. Portanto, o Pulse foi o escolhido na faixa de preço de entrada. Já o prêmio de MELHOR SUV NACIONAL foi para o Toyota Corolla Cross Hybrid, único SUV nacional híbrido e Flex, mas numa faixa de preço bem acima do modelo italiano.

Neste ano, com a produção e o mercado em recuperação, as duas categorias voltaram a configuração original. Agora, nesta edição, o Fiat Fastback foi escolhido como MELHOR SUV NACIONAL. Também nas páginas dessa revista o leitor poderá compreender melhor por que o Fastback levou o troféu. Levamos o novo Fiat ao Centro-Oeste brasileiro, com direito a uma visita a capital do país em mês de eleição.

A reportagem está a partir da página 52 e conta como nossa equipe avaliou o novo Fiat percorrendo um percurso de mais de 2.600 km. Na viagem, além de todas as qualidades, o que impressionou foi o gigantesco porta-malas, obtido por meio de um design bonito e agressivo. O novo irmão maior do Fiat Pulse agrada pela silhueta que é baseada no carro-conceito apresentado no salão do automóvel de São Paulo, em 2018.

Parabéns, Stellantis, o Fiat Fastback é um carro completo.

 

MELHOR CORRO ELÉTRICO RENAUL KWID E-TECH

A categoria estreou na edição passada do CAR AWARDS BRASIL, quando promovemos, em outubro de 2021, um superteste de elétricos, comandado por Josias Silveira e Caio Moraes. Na época avaliamos quatro modelos que não eram concorrentes diretos, inclusive o Renault Zoe. Se não deu placa para o Zoe em 2021, neste ano o Renault Kwid E-TECH emplacou e foi escolhido o MELHOR CARRO ELÉTRICO do CAR AWARDS BRASIL 2023.

O E-TECH é ágil e agradável de dirigir no trânsito das cidades, além de ser o elétrico mais barato da marca no país, um elétrico quase “popular”. Em nossa avaliação foi possível perceber que o E-Tech é mais confortável que o modelo a combustão, principalmente pela ausência de ruídos do moto. Ideal no trânsito urbano, para uma aceleração de 0 a 50 km/h, são necessários apenas 4,1 segundos. Sua autonomia é de 298 quilômetros no uso urbano e sua velocidade máxima é de 130 km/h.

A versão elétrica pesa 977 quilos, ou seja, 152 kg a mais que o Outsider com motor de três cilindros. Outra boa característica do carro é o fato da bateria de 26,8 kWh, que está alojada no assoalho, não roubar espaço interno. Ele se manteve inalterado, inclusive para o porta-malas com capacidade para 290 litros de bagagens. Outro detalhe que chama a atenção é a regeneração de energia elétrica ao levantar o pé do acelerador. Tem intensidade leve e, com alguma prática, pode ser usada “como freio” nas aproximações de semáforos ou paradas programadas com antecedência. A recarga pode ser feita em tomada comum, em Wallbox de corrente alternada (AC) de 7 kW e em carregadores de corrente contínua (DC)
Parabéns, Renault. O Kwid E-Tech é o MELHOR CARRO ELÉTRICO!

MELHOR SUV IMPORTADO JEEP COMPASS 4ex

Marca das mais recentes a chegar ao mercado brasileiro, a Jeep já ocupa a quinta posição no ranking de vendas com 7,59% de participação no mercado — até setembro. Com um detalhe, até este ano a marca só vendia SUVs por aqui, mas há poucos meses começou a importar também a pick-up Gladiator. A chegada do Compass 4xe foi um ponto fora da curva para a Jeep no Brasil, já que ela inaugurou a presença de modelos eletrificados na sua linha de produtos.

Importada da Itália, a nova versão híbrida do SUV médio da Jeep chegou com a proposta de combinar a propulsão térmica nas rodas dianteiras com a elétrica na traseira, formando a tração integral 4×4. O motor a combustão adotado é o conhecido GSE 270 de 4 cilindros a gasolina 1.332 cm3, turbo, que entrega 180 cv a 5.750 rpm e torque máximo de 27,5 m.kgf a 1.750 rpm.
O motor elétrico trifásico de 60 cv e 25,5 m·kgf está localizado transversalmente na traseira, alimentado por bateria de íons de lítio, totalizando a potência combinada de 240 cv. Quando totalmente carregada permite rodar até 44 quilômetros em modo elétrico a uma velocidade de até 130 km/h. O câmbio automático de seis marchas tem um segundo motor elétrico acoplado com função de gerador, e todo esse conjunto propulsor permite acelerar de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e a velocidade máxima é de 206 km/h.

A bateria de 400 volts e 11,4 kW.h de capacidade de armazenamento pode ser carregada através de fonte externa utilizando o carregador de bordo para tomadas de 127/220 volts, estimando-se até cinco horas para carregamento total. Outra opção é utilizar os carregadores públicos.
Parabéns, Stellantis, o Jeep Compass 4xe é um ótimo SUV híbrido!

 

MELHOR SUV PREMIUM – BMW iX

Essa categoria permanece como uma das mais envolventes em nossa premiação. Pela tecnologia e pela ausência de limite de preço, com certeza sempre mostrará um SUV com o que há de mais moderno em termos de desenvolvimento e sofisticação. E esse é exatamente o caso do BMW iX, um carro elétrico que desmistifica o problema das viagens de médias distâncias — já que terá bateria suficiente para retornar e pode rodar até 630 quilômetros sem recarregar.

Para ser movido, esse SUV de 2,5 toneladas recebeu um motor elétrico com 258 cv no eixo dianteiro e outro com 313 cv no traseiro que, combinados, resultam em 523 cv de potência máxima e 78 kgfm de torque máximo. A tração é integral com gerenciamento automático de distribuição de potência e sua bateria tem capacidade de 111,5 kWh, o que permite rodar até 630 km (ciclo WLTP). De acordo com a fabricante, ele acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e tem velocidade máxima de 200 km/h.

O tamanho impressiona (4.953 mm), mas ele é fácil de dirigir, manobrar e estacionar. Ele também estaciona 100% sozinho, não há mais a necessidade sequer de acelerar ou frear, basta o motorista ativar o sistema e acompanhar as manobras pela tela do sistema multimídia por meio das câmeras. Os pneus, que calçam enormes rodas de aro de 22 polegadas, tem rodar confortável e, juntamente com as suspensões, deixam o interior do carro silencioso e confortável. Pela boa dirigibilidade, potência e incontáveis equipamentos de segurança e conveniência o BMW iX foi escolhido como MELHOR SUV PREMIUM do CAR AWARDS 2023.
Parabéns, BMW!

 

MELHOR ELÉTRICO PREMIUM MECEDES-AMG EQS 53 4MATIC+

A categoria estreia nesta edição do CAR AWARDS juntamente com a de MELHOR CARRO ELÉTRICO, porém, com modelos oferecidos acima de R$ 300.000. Provavelmente, nossa mais recente inclusão terá a tendência de premiar modelos SUVs eletrificados, como é o caso do Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+. Ele não é um Classe S, mas tem todos os requisitos para atender as exigências da série mais luxuosa da marca. E acelera muito, como as versões mais esportivas AMG, das quais ele traz o DNA.

É o primeiro sedã totalmente elétrico da marca a ser produzido em série, o primeiro à venda no país e, com certeza, inaugura um novo parâmetro para o mercado nessa categoria. Tudo nele é superlativo, o tamanho (5.216 mm), a potência (até 658 cv), o desempenho (0 a 100 em 3,8s, afinal ele tem que honrar a sigla AMG), a autonomia (até 580 quilômetros), o painel com três telas enormes, que somadas resultam em 43,3 polegadas, o espaço (3.210 mm de entre eixos), o conforto, e uma infinidade de outras tecnologias que estão embarcadas nesse sedã.

Dois motores elétricos, um para o eixo dianteiro com 324,9 cv e 29,6 kgfm do torque, outro para o eixo traseiro com 333,1 cv e torque de 57,6 kgfm. Potência combinada de 658 cv e torque combinado de 96,8 kgfm (761 cv e 104 kgfm com o pacote opcional AMG Dynamic Plus). O EQS acelera de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e tem velocidade máxima limitada a 220 km. Sua alimentação fica por conta de 12 módulos de baterias posicionados sob o assoalho, com 400 volts e de 107,8 kWh de energia utilizável.

De acordo com a fabricante, o EQS tem autonomia para rodar entre 526 km e 580 km. Falta espaço para enumerar todos os motivos que levaram à escolha do Mercedes-AMG EQS 53 como MELHOR ELÉTRICO PREMIUM.
Parabéns, Mercedes-Benz!

 

MELHOR ESPORTIVO PREMIUM PORSCHE 718 CAYMAN GT4 RS

Agora que a Porsche soltou as amarras para o 718 Cayman ele subiu de patamar. Ao receber o motor de 500 cv do 911 GT3 e 911 GT3 Cup ele subiu o sarrafo, passou a competir com outros modelos concorrentes nessa faixa de potência. Uma observação, seu motor vira 9.000 rpm na linha de corte. O GT4 RS é extremamente rápido, no circuito de Nürburgring-Nordschleife ele virou em 7m09s300 (pista com 20,832 km), ou seja, foi 23,6 segundos mais rápido que o 718 Cayman GT4. Ele acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos tem velocidade máxima de 315 km/h.
Como é um carro que tem uso direcionado para as pistas, vem com uma gaiola de proteção fixada na parte traseira, feita de titânio.

Com o pacote Weissach, rodas de magnésio de 20” podem ser encomendadas opcionalmente em vez das normais de alumínio, o que também reduz o peso total do carro em 10 quilos. Pela primeira vez um 718 recebeu rodas fixadas por somente uma porca. Os pneus Michelin Cup2R foram especialmente desenvolvidos para o GT4 RS, que chegam nas medidas 245/35 R 20 para a dianteira e 295/30 R 20 para a traseira.

Muito rápido, o 718 GT4 tem excelente comportamento na pista, principalmente nas curvas em função do motor central, o que proporciona uma melhor distribuição de peso entre os eixos. Os freios são excepcionalmente bons. Ele ganhou discos maiores na frente (408 mm em vez dos 380 mm anteriores) e dutos de refrigeração vindos do 911 GT3, para não perder eficiência. O Porsche 718 GT4 RS reúne o que há de melhor quando se quer um carro com vocação para as pistas. Esse comportamento radical foi um dos pontos que levaram à escolha dele como MELHOR ESPORTIVO PREMIUM.
Parabéns, Porsche!

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