Car Magazine Car Magazine

Chegou a nova geração do Creta

Modelo muda o design e traz, entre suas novidades, o SmartSense, pacote de segurança que reúne soluções como sistema de frenagem autônomo, assistente de permanência em faixa e controle de velocidade adaptativo. Será comercializado em quatro versões com motores 1.0 l Turbo e 2.0 l aspirado

Car

A Hyundai apresenta a nova do Creta 2022. Disponível nas versões Comfort, Limited e Platinum, com motor 1.0 l Turbo GDI de 120 cv, e Ultimate, com motor Smartstream 2.0 l de 167 cv, a novidade tem preços que variam entre R$ 107 mil e R$ 147 mil. Com grade frontal exclusiva para o Brasil, dependendo da versão, pode vir com barras horizontais ou elementos em “cascata”, sendo emoldurada em prata ou cromado.

O conjunto óptico dianteiro, nova assinatura do SUV Hyundai, conta com luzes diurnas em LED (DRL), disponíveis para as quatro versões de acabamento. Faróis e lanternas em LED estão disponíveis na versão topo de linha, e chamam a atenção o capô alongado com vincos bem delineados e as novas caixas de rodas. Se ficou bonito ou não é opinião subjetiva de cada um. As rodas são de 16 polegadas na versão de entrada, diamantadas e de 17 polegadas nas configurações intermediárias, e diamantadas e de 18 polegadas no topo da gama. A antena é do tipo barbatana para toda a linha. Na parte traseira, as lanternas em LED exibem a nova assinatura de luz, enquanto a inscrição com o nome do SUV aparece centralizada e espaçada acima da placa.

Na parte traseira, as novas lanternas em LED exibem a nova interpretação visual da marca

O interior está mais luxuoso graças ao toque agradável de seus materiais e aos tons dos revestimentos. Os bancos são envolventes, o console central está mais elevado e o painel central fica ergonomicamente voltado para o condutor. O volante esportivo de base reta e a alavanca de câmbio em T reforçam a sensação de esportividade.

O novo Creta cresceu por dentro e por fora. Aumentou suas dimensões em largura, comprimento e entre-eixos. Agora são 4,30 m de comprimento, 1,79 m de largura e 2,61 m de entre-eixos. O freio de estacionamento eletrônico faz com que se ganhe ainda mais espaço no console central. Outros destaques são o painel digital de sete polegadas, o ar-condicionado automático e o seletor de modo de direção – com opções Normal, Smart, Eco e Sport. Conta com teto solar e a central multimídia BlueNAV traz a maior tela da categoria, de 10,25 polegadas, com navegação e conexão Apple Car Play e Android Auto.

O volante esportivo de base reta e a nova alavanca de câmbio reforçam cuidados e esportividade

O pacote de segurança SmartSense chega ao Brasil com o Creta 2022. Além da Smart Camera 360°, o Creta sai de fábrica com câmera para monitoramento de ponto cego, que exibe no display central do painel de instrumentos, em vídeo, a visão do ponto cego para a direção indicada após acionar o sinal de mudança de faixa. A lista segue com o Sistema de Frenagem Autônomo e Detecção de Convergência à Esquerda (alerta pata o risco de colisão com algum veículo vindo de uma pista adjacente no lado oposto) Assistente de Permanência em Faixa, Assistente de Centralização em Faixa (mantém o veículo no centro da pista), Detector de Fadiga, o Farol Alto Adaptativo e o Controle de Velocidade Adaptativo.

Seis airbags, freios a disco nas quatro rodas, controle de velocidade de cruzeiro com limitador de velocidade, acionamento inteligente one-touch das luzes de direção estão disponíveis em todas as versões, assim como freios ABS com EBD, controles de estabilidade eletrônico e tração (ESP e TCS), assistente de partida em rampa (HAC), sinalização de frenagem de emergência (ESS) e monitoramento de pressão dos pneus (TPMS).

Painel digital configurável

O conceito da marca para conectividade veicular, o Bluelink, chega com novidades. Além das funcionalidades já conhecidas na família de compactos HB20, a versão 2022 terá ajuste da temperatura do ar-condicionado automático digital e acesso ao sistema da Smart Camera 360°, o que significa poder visualizar, pelo aplicativo, o que se encontra ao redor do automóvel antes de se aproximar para embarcar. Será possível buscar e acessar pontos de interesse através de um mapa no aplicativo do Bluelink e enviá-los ao carro. Ao traçar uma rota, o sistema de navegação indicará o melhor caminho usando informações de tráfego em tempo real. Outra novidade em termos de conectividade são os comandos de voz.

A nova geração vem com motor de três cilindros e 1,0 litro e 120 cv para as configurações Comfort, Limited e Platinum. A versão topo de linha Ultimate vem o 2, litros de 167 cv e eficiência 8% maior em economia de combustível em relação a sua versão anterior. A transmissão será sempre automática de seis velocidades e ambos os motores estarão disponíveis com sistema Stop & Go.

O teto solar panorâmico é um dos destaques do novo Creta

Car Magazine Car Magazine