A temporada 2023 da F1 terá início no próximo dia 5 com o GP do Bahrein após uma longa espera, mas preparada para uma igualmente longa jornada de 23 corridas que vai até dezembro.
A prova em Sakhir será o primeiro retrato real da temporada 2023, que certamente mudará muito com o decorrer do ano, uma vez que tivemos pouquissimo tempo de pista nessa preparação.
O que não precisa ser incluído na pista, uma vez que se mostrou óbvio nos testes e merece uma análise à parte, é a análise geral dos treinos de pré-temporada: teremos novamente uma disputa tripla entre Red Bull, Ferrari e Mercedes no topo da tabela (com os italianos, de estrutura renovada, mostrando novamente um bom cenário) e o resto vem embolado como nunca antes na história recente da categoria.
Depois de dissecarmos todo o conteúdo produzido e oferecido sobre os três dias de atividades (e todos os acontecimentos recentes), pinçamos cinco pontos interessantes para você prestar atenção no início da temporada 2023 da F1:
O bicampeão Max Verstappen em ação: sempre um favorito.
Duelos internos serão prato cheio no paddock
Com uma série de trocas de pilotos, os duelos internos estão mais quentes do que nunca, como a disputa entre Fernando Alonso e Lance Stroll na Aston Martin, Pierre Gasly e Esteban Ocon na Alpine, Lando Norris e Oscar Piastri na McLaren, além do eternos duelos Verstappen/Perez, Leclerc/Sainz e Hamilton/Russell. Na F1 2023, literalmente, seu principal inimigo é o companheiro de equipe.
Aston Martin provocou a primeira bandeira vermelha de 2023.
Confiabilidade pode afetar equipes neste início de temporada 2023
Tivemos algumas quebras e problemas durante a pré-temporada envolvendo carros como Aston Martin, Alfa Romeo, Mercedes e McLaren, entre as mais relevantes. O time de Lando Norris e Oscar Piastri está tão preocupado com o carro no geral que já está refazendo todo o trabalho para a próxima atualização do MCL60.
Mercedes preta: desta vez, para salvar peso.
Como cada equipe leu a distribuição do peso na temporada 2023?
Esse é um ponto bem interessante e que influencia no equilibrio do carro, uma vez que a unidade de potência ganhou 10 kg. E isso gerou soluções das mais diversas: para salvar peso, a Mercedes voltou a usar a cor preta (a mesma da fibra de carbono) para salvar peso e a Alpha Tauri colocou a bebida dos pilotos no bico do carro!
Renovada na estrutura, Ferrari vem forte
Aerodinâmica segue em plena mutação (e brechas foram vistas)
A asa dianteira e as laterais dos carros são os pontos que mais deverão sofrer alterações durante o ano.
Como falamos na apresentação do SF-23, a Ferrari aplicou em sua asa dianteira um modelo que foi testado e reprovado pela Mercedes no ano passado, mas liberado neste ano. Já a Haas pescou uma brechinha no regulamento em um espaço entre a asa e o defletor, enquanto a Mercedes deu uma revisada no conceito de lateral zero.
Williams tenta novamente sair do posto de lanterninha.
Equipes menores podem dar o pulo do gato
As pré-temporadas da Fórmula 1 são repletas de “fake news”. Tradicionalmente, já aconteceu muito de equipes menores andarem sem gasolina e sem pressão aerodinâmica para vender uma imagem de carro rápido e tentar pescar alguns patrocinadores a mais. No entanto, a Aston Martin mostrou ter concebido um bom carro, enquanto a Alfa Romeo marcou o melhor tempo da pré-temporada. Isso sem falar no revisadíssimo carro da Alpine e a notável evolução, mesmo que cautelosa, de Haas e Alpha Tauri.