Car Magazine Car Magazine

Commander, fabricado no Brasil

O Jeep Commander é o maior e mais sofisticado Jeep já produzido no Brasil. Fabricado no Polo Automotivo de Goiana (PE), é o primeiro Jeep desenvolvido no Brasil, mas trará conceito global e será exportado para outros países latino-americanos

Car

Sofisticação e conforto são sinônimos do SUV. Bastante completo, entrega bons conteúdos de série em apenas duas versões: Limited e Overland – ambas com opções Turbo flex 4×2 e Turbo diesel 4×4. O espaço é um bom atributo do Commander, já que sete lugares representam mais versatilidade e amplo porta-malas.

Ele possui as tradicionais sete fendas que, juntamente com os faróis unificados, apresentam a assinatura única do Commander. Os faróis Full LED proporcionam mais segurança e possuem seta dinâmica. Suas lanternas, também em LED, trazem acabamento em cromo acetinado, com quatro refletores inferiores, sendo um com a função de seta e os outros três com luz de posição e freio.

O interior foi projetado para entregar refinamento, o que pode ser visto nos bancos que possuem costura aparente, com tom acobreado e bordado no encosto e nos assentos dos bancos. O logotipo da Jeep vem gravado em baixo relevo (versão Limited) no banco e no apoio de braço, que ainda traz o ano de fundação da marca (1941). Na Overland, o nome da versão é que vem gravado nos bancos. No interior, são três fileiras de assentos, sete lugares e porta-malas para até 1.760 litros com todos os bancos rebaixados. Na configuração com cinco ocupantes são 661 litros e com os sete assentos levantados o volume cai para 233 litros.

São três fileiras de assentos, sete lugares e porta-malas para até 1.760 litros

O painel conta com cluster Full Digital personalizável de 10,25” e central multimídia com tela touch de 10,1” Full HD com navegação embarcada e espelhamento para Apple Carplay e Android Auto por conexão sem fio. Vem, ainda, com carregamento de smartphones por indução. Caso outros passageiros queiram realizar o carregamento com fio, existem portas USB nas três fileiras de assentos.

O Commander também acesso ao porta-malas com abertura e fechamentos elétricos nas duas versões, sendo que na Overland há sensor de presença (Hands-Free). Ainda há para-brisas e vidros laterais térmicos, rebatimento automático dos retrovisores, Keyless Enter ‘N Go e ar-condicionado Dual Zone com canal dedicado aos assentos traseiros.

O modelo oferece seis opções de cores tradicionais (Branco Polar, Cinza Granite, Prata Billet, Azul Jazz, Deep Brown e Preto Carbon), além da cor exclusiva: Slash Gold, um tom dourado sutil. Nas versões Overland, além do teto preto, as molduras inferiores são na cor do veículo. Por dentro, há três cores como opções para o acabamento interno: couro e suede preto (Limited), couro e suede marrom (Overland) e couro cinza (opcional).

O Commander pode vir com motor flex, que desenvolve 185 cv e 27,5 kgfm ou diesel com 170 cv e 38,7 kgfm

O Commander vem bem equipado de série em todas as versões: traz controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão com frenagem automática, detecção de ponto cego e de tráfego cruzado, alerta de mudança de faixa, frenagem de emergência para pedestres, ciclistas ou motociclistas, detector de fadiga do motorista, reconhecimento de placas de velocidade, comutação automática de faróis e park assist.

Para completar a boa experiência a bordo, o sistema de som traz a assinatura da Harman Kardon com nove alto-falantes, subwoofer e 450 Watts de potência. O modelo traz a Adventure Intelligence, plataforma de conectividade Jeep, em todas as versões. A plataforma entrega conveniência, assistência e entretenimento com mapas inteligentes, chamadas de emergência e wifi hotspot, que conecta até oito aparelhos no wifi nativo.

Uma novidade, na versão Overland, é a função Alexa in vehicle, que leva a assistente pessoal da Amazon para dentro do SUV. Além dos comandos conhecidos, como fechar os vidros, ligar os faróis ou o motor, é possível pedir para abrir o portão da garagem, ver a condição do tempo, procurar restaurantes ou farmácias, ou até mesmo acrescentar um item a uma lista de compras. O Commander traz ainda o Jeep Off-Road Pages com informações como grau de inclinação vertical e lateral, sistema de tração selecionado e status do bloqueio de diferencial.

O interior da versão Overland tem ótimo acabamento

O modelo também possui vidros com isolamento termoacústico. O para-brisas e as janelas desenvolvidos em várias camadas, garantem melhor isolamento, reduzindo até 10db no som e cerca de 10°C na temperatura do interior do veículo. Os vidros traseiro e laterais são mais escuros, proporcionando mais privacidade e proteção solar.

O Commander vem equipado com o motor T270, que desenvolve 185 cv e 27,5 kgfm e é o motor de maior potência do país entre os motores turbo flex. As versões Turbo Flex possuem sistema de tração 4×2 e câmbio automático de seis velocidades. Trazem ainda o modo de condução Sport, com trocas de marchas mais rápidas e em rotações mais altas. Ele também conta com o Traction Control +, sistema que atua com a baixa aderência com o solo em uma das rodas. Está disponível para todas as versões 4×2.

O Commander também oferece como opção o motor turbo Diesel TD380, de quatro cilindros, que recebeu um mapa de calibração específico, e novos volante motor, conversor de torque e turbina, além da curva de pedal aprimorada, o que permitiu o aumento de torque de 36,6 kgfm para 38,7 kgfm. Com 2,0 litros e quatro cilindros, o propulsor oferece 170 cv de potência.

As versões a diesel contam com a tração 4×4, reduzida e câmbio de nove marchas

Todas as versões Turbo Diesel têm tração 4×4 com reduzida, câmbio automático de nove marchas, seletor de terrenos com três modos (Sand/Mud, Snow e Auto) e HDC (Hill Descent Control), que auxilia o motorista em descidas íngremes durante percursos off-road. Além disso, tem altura mínima de solo de 21,2 cm, ângulo de entrada de 26° e de saída de 24°. O Commander não tem opcionais, mas oferece uma linha de acessórios Mopar que estarão disponíveis para personalização do novo SUV diretamente na Rede de Concessionárias Jeep.

Preços
Jeep Commander Limited Turbo Flex AT6: R$ 199.990
Jeep Commander Overland Turbo Flex AT6: R$ 219.990
Jeep Commander Limited Turbo Diesel 4×4 AT9: R$ 259.990
Jeep Commander Overland Turbo Diesel 4×4 AT9: R$ 279.990

Ambas as versões são completas, não contam com a disponibilidade de opcionais

 

Car Magazine Car Magazine