Car Magazine Car Magazine

Cupê esportivo chega renovado

Mudanças estéticas, aprimoramentos mecânicos e novos equipamentos de conforto e conveniência marcam linha 2020. É um dos poucos esportivos que continua com desejável câmbio manual

Car

Ele sempre teve linhas mais agressivas, caracterizadas principalmente pela grade frontal preta, largas tomadas de ar no para-choque e faróis full LED. Agora, ganha molduras com novo desenho para os faróis de neblina – também em LED – com acabamento em preto brilhante. As rodas de liga leve de 18 polegadas receberam desenho inédito, acabamento em preto fosco e pneus 235/40 R 18, que ressaltam sua esportividade. Na traseira, o Si mantém aerofólio e barra de LED horizontal, que acompanha toda a largura da carroceria. O escapamento, com saída central, tem formato poligonal e acabamento cromado.

No interior, o painel ganha novos elementos em vermelho, mesma tonalidade adotada nas faixas centrais dos bancos esportivos, em formato concha, com logotipos bordados no encosto. A estética diferenciada é replicada nas costuras vermelhas dos bancos, laterais de portas, volante, manopla e coifa do câmbio. O Civic Si 2020 será comercializado no Brasil em versão única, apenas em três cores (Platinum White, Crystal Black e Rallye Red), ao preço de R$ 179.900

O Si mantém aerofólio e barra de LED horizontal, que acompanha toda a largura da carroceria

As novidades, entre os novos equipamentos de conforto e comodidade, ficam por conta do sensor de chuva e do sistema de recarga de celulares por indução, sem fio. O quadro de instrumentos é digital, o acabamento do painel é em Dry Metal Carbon e os pedais são de alumínio. O Si traz sistema multimídia de sete polegadas, sensível ao toque, integrado aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, e sistema de áudio premium de 450 watts com 10 alto-falantes. Complementam a lista de itens de série do modelo o freio de estacionamento eletrônico, travamento das portas por distância e ar-condicionado digital de duas zonas.

O motor permanece o mesmo das edições anteriores do carro, e é o mesmo que equipa Civic, HR-V e CR-V Touring – com diferentes configurações de potência e torque. É um quatro-cilindros de 1,5 litro, com injeção direta, turbo, Dual VTC, com potência máxima de 208 cv a 5.700 rpm e torque de 26,5 kgfm entre 2.100 rpm e 5.000 rpm. O câmbio manual de seis velocidades recebeu relação de marchas 6% mais curtas, o que ajuda a melhorar as acelerações e retomadas de velocidade.

O Si traz componentes de chassi e de direção aprimorados, como a direção elétrica adaptativa de duplo pinhão com relação variável, suspensão com acerto esportivo e diferencial com deslizamento limitado. Os amortecedores são adaptativos, e a suspensão recebeu molas mais firmes, novas barras estabilizadoras – 30% mais rígidas na dianteira e 60% a mais na traseira –, buchas sólidas na dianteira e traseira, além de braços de controle ultra rígidos na traseira, herdados do Civic Type R. Os freios têm discos de 312 mm na dianteira e 282 mm na traseira.

O painel ganhou elementos em vermelho, mesma tonalidade adotada nas faixas centrais dos bancos esportivos

Ele pode ser dirigido em dois modos de condução, que acentuam suas características esportivas ou permitem maior conforto no uso diário. Por meio da tecla Sport, localizada no console central, o condutor altera os parâmetros de ajustes de suspensão, acelerador e assistência de direção. Para a linha 2020, o Si ganhou o Active Sound Control, tecnologia que usa o sistema de áudio para amplificar o som do motor durante uma condução mais esportiva.

Entre os sistemas de segurança ele vem com VSA (controle de tração e estabilidade), Hill Start Assist (assistente de partida em aclives) e o AHA – Agile Handling Assist – que aprimora a estabilidade dinâmica nas curvas. Possui seis airbags, câmera de ré multivisão e sistema LaneWatch, com câmera instalada no retrovisor direito, que amplia o ângulo de visão do motorista quando o indicador de direção é acionado, minimizando pontos cegos e projetando a imagem ampliada no sistema multimídia.

Car Magazine Car Magazine