Versões e-tron tiveram 183 unidades emplacadas em 2020, das quais 133 da carroceria SUV e 50 da versão Sportback
O modelo elétrico das quatro argolas encerrou 2020 como líder do segmento de modelos totalmente elétricos no mercado brasileiro. Lançado em abril, a versão SUV do primeiro veículo 100% elétrico da marca registrou 133 emplacamentos, enquanto a carroceria Sportback, que chegou em setembro, contabilizou outros 50.
O SUV é equipado com dois motores elétricos, que combinam potência total de 408 cv com 67,7 kgfm de torque – as forças são distribuídas em 181 cv de potência e 31,5 kgfm de torque na frente e 221,2 cv de potência e 36,2 kgfm no motor traseiro. Por ter torque instantâneo, acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos, com velocidade máxima limitada eletronicamente em 200 km/h.
O sistema de baterias de íons de lítio pesa cerca de 700 kg e é composto por 36 módulos de alumínio, que deixam o centro de gravidade do Audi e-tron semelhante ao de um sedan. No ciclo WLTP, o SUV possui autonomia de até 436 quilômetros e o Sportback de até 446 quilômetros.
Um dos destaques do carro são os retrovisores externos virtuais — uma novidade mundial em modelos de produção em série. Quando equipado com esta tecnologia (opcional), o Audi e-tron aumenta sua eficiência aerodinâmica e melhora a sua autonomia. Atualmente 14 concessionárias Audi possuem a bandeira e-tron no País, todas possuem pontos de carga rápida DC de 22 kW e pelo menos um veículo e-tron para test drive.
A marca também anunciou em fevereiro investimento de R$ 10 milhões em infraestrutura de recarga de veículos elétricos, que contempla a instalação de 200 pontos até 2022. O objetivo é instalar as estações em shoppings, academias, hotéis, clubes e restaurantes, ou seja, localidades que o cliente frequenta e pode deixar o veículo carregando enquanto realiza outra atividade. Até o momento, mais de 50 pontos já foram instalados nas principais capitais do Brasil.
Além da infraestrutura oferecida pela Audi do Brasil, a marca também se aliou à EDP, Porsche e Volkswagen para instalar 30 estações de recarga ultra rápida localizadas em estradas e rodovias pelo território brasileiro. Nas estações de 150 kW o Audi e-tron carrega até 80% da bateria em apenas 30 minutos.